Page 89 - Revista da Armada
P. 89
Õ}ÀiÃÊ`Ê i]Ê ÃiÃÊ`ÃÊ"Vi>Ã
Õ}ÀiÃÊ`Ê i]Ê ÃiÃÊ`ÃÊ"Vi>Ã
!2'53
NOVO NAVIO 5MA VEZ QUE COM MAR ALTE
ROSO AMBOS OS NAVIOS TINHAM UMA GRANDE
TENDÐNCIA PARA MERGULHAR A PROA E A POPA
NA ÉGUA ERA NECESSÉRIO AUMENTAR NAS EX
TREMIDADES A RESERVA DE mUTUABILIDADE
³ QUE SEGUNDO ALGUNS CAPITÎES DO #REOULA
ESSA CARACTERÓSTICA TERÉ ESTADO NA ORIGEM DO
TRÉGICO ACIDENTE OCORRIDO EM 2EVISTA
!RQUIVO #4%. !NTNIO 'ON½ALVES
DA !RMADA n &EVEREIRO DE / OBJEC
TIVO FOI CONSEGUIDO TORNANDO O NOVO NAVIO
MAIS BOJUDO Ì PROA E Ì POPA #OMO CON
SEQUÐNCIA FOI AUMENTADA TAMBÏM A CA
PACIDADE DE CARGA $ESTA FORMA O !RGUS
PODIA TRANSPORTAR MAIS QUINTAIS DE
BACALHAU TONELADAS DO QUE O #REOU
LA DISPONDO AINDA DE UMA MAIOR CAPACI
DADE PARA ISCO NAS FRIGORIlCAS O QUE CONS
TITUÓA UMA IMPORTANTE VANTAGEM
0ARA MELHORAR O GOVERNO O LEME A INSTALAR
NO !RGUS SERIA DO TIPO COMPENSADO !IN
DA COMO FORMA DE MINIMIZAR AS FORTES VIBRA
ÜES EXISTENTES NOS OUTROS NAVIOS n #REOULA
E 3ANTA -ARIA -ANUELA n PROVOCADAS PELO
/ PRIMEIRO !RGUS NAVEGANDO Í VELA
MOVIMENTO DO HÏLICE DE TRÐS PÉS O NOVO ES
/ QUE DEVERIA RECEBER O NOME !RGUS FOI CEDI COM UM HÏLICE DE QUATRO PÉS
NOME !RGUS FOI ATRIBUÓDO AO NOVO D ¼BIDOS EM ,ISBOA .O ENTANTO O NAVIO TUDO APONTOU NO SENTIDO DE DOTAR O !RGUS
NAVIO PELAS MESMAS RAZÜES JÉ RE
5MA VEZ QUE NESTA ALTURA A CONJUNTU
FERIDAS PARA O #REOULA ³ QUE O DO Ì %MPRESA DE 0ESCA DE 6IANA PROVAVEL
SEU ARMADOR A 0ARCERIA 'ERAL DE 0ESCARIAS MENTE POR EXISTIREM ALGUNS RECEIOS QUANTO RA POLÓTICA NA %UROPA IA NO SENTIDO DE UM
DETEVE TAMBÏM ANTERIORMENTE UM NAVIO AO SUCESSO DOS NOVOS NAVIOS E TALVEZ TAM REFOR O DOS ARSENAIS MILITARES O mUXO DE
COM O MESMO NOME / PRIMEIRO !RGUS ERA BÏM POR INSISTÐNCIA DOS ARMADORES MINHO METAIS PARA A CONSTRU ÎO NAVAL ESCASSEAVA
UM LUGRE DE MASTROS COM TONELADAS TOS *OÎO !LVES #ERQUEIRA E 6ASCO D /REY .ÎO EXISTINDO EM 0ORTUGAL MATÏRIA PRIMA
DE DESLOCAMENTO CONSTRUÓDO EM $UNDEE 6EIO A SER POSTERIORMENTE BAPTIZADO COM O PARA A CONSTRU ÎO DO NOVO NAVIO FOI AUTORI
NA %SCØCIA EM !DQUIRIDO EM NOME 3ANTA -ARIA -ANUELA ZADA A SUA CONSTRU ÎO NO ESTALEIRO $E (AAN
PELA "ENSAÞDE # EFECTUOU NESSE MES #ONHECIDOS OS RESULTADOS DO COMPORTA /ERLMANS EM (EUSDEN NA (OLANDA
MO ANO A SUA PRIMEIRA CAMPANHA DE PES MENTO DO #REOULA E DO 3ANTA -ARIA -A $E ACORDO COM A INFORMA ÎO QUE CONSE
CA DE BACALHAU NOS BANCOS DA 4ERRA .OVA NUELA NAS CAMPANHAS DE E GUIMOS REUNIR A CONSTRU ÎO DO !RGUS TERÉ
2ECONSTRUÓDO EM FOI PROPRIEDADE DA FOI CONTACTADO O SEU ARQUITECTO O INGLÐS TIDO INÓCIO NO lNAL DE E OR OU EM CER
0ARCERIA 'ERAL DE 0ESCARIAS ATÏ .ESSE !LEXANDER 3LATTER PARA PROCEDER ÌS ALTE CA DE CONTOS / #APITÎO !NÓBAL 2A
ANO FOI VENDIDO AO ARMADOR 6ELOSO 0INHEI RA ÜES NECESSÉRIAS DE FORMA A MELHORAR O MALHEIRA QUE VIRIA A SER O SEU PRIMEIRO CO
RO # ,DA DO 0ORTO QUE O REGISTOU COM PROJECTO COM A lNALIDADE DE CONSTRUIR UM MANDANTE FOI ENCARREGADO DE ACOMPANHAR
O NOME !NA -ARIA NA (OLANDA CON
.A CAMPANHA DE JUNTAMENTE COM
O !NA -A PARTE DA FUTURA TRI
RIA ERA JÉ O ÞNICO PULA ÎO O APARE
VELEIRO SEM MOTOR !RQUIVO #4%. !NTNIO 'ON½ALVES LHAR DO NAVIO $E
.AUFRAGOU NES POIS DE EFECTUAR NO
SE ANO COM ÉGUA -AR DO .ORTE AS
ABERTA NOS BANCOS PROVAS DE MAR O
DA 4ERRA .OVA !RGUS FOI ENTREGUE
5MA VEZ APRO PELO ESTALEIRO AO
VADO O PROJECTO SEU PROPRIETÉRIO E
DOS LUGRES MOTOR COM A TRIPULA ÎO
DE QUATRO MAS PORTUGUESA RUMOU
TROS O CONTRATO A ,ISBOA
PARA A CONSTRU ÎO #ONCLUÓDOS OS
DE DOIS NAVIOS DE ÞLTIMOS PORMENO
UMA SÏRIE DE TRÐS RES EM 0ORTUGAL
FOI ASSINADO COM O O !RGUS LARGOU
ESTALEIRO DA #OM PARA A SUA PRIMEI
PANHIA 5NIÎO &A RA CAMPANHA NO
BRIL #5& SITO DIA DE -AIO DE
NA 2OCHA #ONDE / !RGUS EM CONSTRU½áO NA (OLANDA VENDO SE O H£LICE DE QUATRO PÕS 4AL COMO NO
2%6)34! $! !2-!$!ÊUÊ , "ÊÓääxÊÊ£x