Page 89 - Revista da Armada
P. 89

Õ}ÀiÃÊ`œÊ iœ]Ê ˆÃ˜iÃÊ`œÃÊ"Vi>˜œÃ
            Õ}ÀiÃÊ`œÊ iœ]Ê ˆÃ˜iÃÊ`œÃÊ"Vi>˜œÃ


                                                       !2'53

                                                                               NOVO NAVIO  5MA VEZ QUE  COM MAR ALTE
                                                                               ROSO  AMBOS OS NAVIOS TINHAM UMA GRANDE
                                                                               TENDÐNCIA PARA MERGULHAR A PROA E A POPA
                                                                               NA ÉGUA  ERA NECESSÉRIO AUMENTAR  NAS EX
                                                                               TREMIDADES  A RESERVA DE mUTUABILIDADE
                                                                               ³ QUE SEGUNDO ALGUNS CAPITÎES DO #REOULA
                                                                               ESSA CARACTERÓSTICA TERÉ ESTADO NA ORIGEM DO
                                                                               TRÉGICO ACIDENTE OCORRIDO EM       2EVISTA
        !RQUIVO #4%. !NT˜NIO 'ON½ALVES
                                                                               DA !RMADA n &EVEREIRO DE        / OBJEC
                                                                               TIVO FOI CONSEGUIDO TORNANDO O NOVO NAVIO
                                                                               MAIS BOJUDO  Ì PROA E Ì POPA  #OMO CON
                                                                               SEQUÐNCIA  FOI AUMENTADA TAMBÏM A CA
                                                                               PACIDADE DE CARGA  $ESTA FORMA  O !RGUS
                                                                               PODIA TRANSPORTAR MAIS       QUINTAIS DE
                                                                               BACALHAU      TONELADAS  DO QUE O #REOU
                                                                               LA  DISPONDO AINDA DE UMA MAIOR CAPACI
                                                                               DADE PARA ISCO NAS FRIGORIlCAS  O QUE CONS
                                                                               TITUÓA UMA IMPORTANTE VANTAGEM
                                                                                 0ARA MELHORAR O GOVERNO  O LEME A INSTALAR
                                                                               NO !RGUS SERIA DO TIPO COMPENSADO      !IN
                                                                               DA COMO FORMA DE MINIMIZAR AS FORTES VIBRA
                                                                                ÜES EXISTENTES NOS OUTROS NAVIOS n #REOULA
                                                                               E 3ANTA -ARIA -ANUELA n  PROVOCADAS PELO
         / PRIMEIRO !RGUS  NAVEGANDO Í VELA
                                                                               MOVIMENTO DO HÏLICE DE TRÐS PÉS  O NOVO ES
         /                                  QUE DEVERIA RECEBER O NOME !RGUS  FOI CEDI   COM UM HÏLICE DE QUATRO PÉS
               NOME !RGUS FOI ATRIBUÓDO AO NOVO  D ¼BIDOS  EM ,ISBOA  .O ENTANTO  O NAVIO  TUDO APONTOU NO SENTIDO DE DOTAR O !RGUS
               NAVIO  PELAS MESMAS RAZÜES JÉ RE
                                                                                 5MA VEZ QUE NESTA ALTURA A CONJUNTU
               FERIDAS PARA O #REOULA  ³ QUE O  DO Ì %MPRESA DE 0ESCA DE 6IANA  PROVAVEL
         SEU ARMADOR  A 0ARCERIA 'ERAL DE 0ESCARIAS   MENTE POR EXISTIREM ALGUNS RECEIOS QUANTO  RA POLÓTICA NA %UROPA IA NO SENTIDO DE UM
         DETEVE TAMBÏM  ANTERIORMENTE  UM NAVIO  AO SUCESSO DOS NOVOS NAVIOS  E TALVEZ TAM   REFOR O DOS ARSENAIS MILITARES  O mUXO DE
         COM O MESMO NOME  / PRIMEIRO !RGUS ERA  BÏM POR INSISTÐNCIA DOS ARMADORES MINHO   METAIS PARA A CONSTRU ÎO NAVAL ESCASSEAVA
         UM LUGRE DE   MASTROS  COM     TONELADAS  TOS  *OÎO !LVES #ERQUEIRA E 6ASCO D /REY   .ÎO EXISTINDO EM 0ORTUGAL MATÏRIA PRIMA
         DE DESLOCAMENTO  CONSTRUÓDO EM $UNDEE   6EIO A SER POSTERIORMENTE BAPTIZADO COM O  PARA A CONSTRU ÎO DO NOVO NAVIO  FOI AUTORI
         NA %SCØCIA  EM       !DQUIRIDO EM       NOME 3ANTA -ARIA -ANUELA      ZADA A SUA CONSTRU ÎO NO ESTALEIRO $E (AAN
         PELA "ENSAÞDE   #Š  EFECTUOU  NESSE MES   #ONHECIDOS OS RESULTADOS DO COMPORTA     /ERLMANS  EM (EUSDEN  NA (OLANDA
         MO ANO  A SUA PRIMEIRA CAMPANHA DE PES   MENTO DO #REOULA E DO 3ANTA -ARIA -A   $E ACORDO COM A INFORMA ÎO QUE CONSE
         CA DE BACALHAU NOS BANCOS DA 4ERRA .OVA   NUELA  NAS CAMPANHAS DE      E        GUIMOS REUNIR  A CONSTRU ÎO DO !RGUS TERÉ
         2ECONSTRUÓDO EM       FOI PROPRIEDADE DA  FOI CONTACTADO O SEU ARQUITECTO  O INGLÐS  TIDO INÓCIO NO lNAL DE       E OR OU EM CER
         0ARCERIA 'ERAL DE 0ESCARIAS ATÏ       .ESSE  !LEXANDER 3LATTER  PARA PROCEDER ÌS ALTE   CA DE       CONTOS  / #APITÎO !NÓBAL 2A
         ANO FOI VENDIDO AO ARMADOR 6ELOSO  0INHEI   RA ÜES NECESSÉRIAS  DE FORMA A MELHORAR O  MALHEIRA  QUE VIRIA A SER O SEU PRIMEIRO CO
         RO   #Š ,DA   DO 0ORTO  QUE O REGISTOU COM  PROJECTO  COM A lNALIDADE DE CONSTRUIR UM  MANDANTE  FOI ENCARREGADO DE ACOMPANHAR
         O NOME !NA -ARIA                                                                         NA (OLANDA  CON
         .A CAMPANHA DE                                                                           JUNTAMENTE COM
               O !NA -A                                                                           PARTE DA FUTURA TRI
         RIA ERA JÉ O ÞNICO                                                                       PULA ÎO  O APARE
         VELEIRO SEM MOTOR                                                                       !RQUIVO #4%. !NT˜NIO 'ON½ALVES  LHAR DO NAVIO  $E
         .AUFRAGOU  NES                                                                           POIS DE EFECTUAR NO
         SE ANO  COM ÉGUA                                                                         -AR DO .ORTE AS
         ABERTA  NOS BANCOS                                                                       PROVAS DE MAR  O
         DA 4ERRA .OVA                                                                            !RGUS FOI ENTREGUE
           5MA VEZ APRO                                                                           PELO ESTALEIRO AO
         VADO O PROJECTO                                                                          SEU PROPRIETÉRIO E
         DOS LUGRES MOTOR                                                                         COM A TRIPULA ÎO
         DE  QUATRO  MAS                                                                          PORTUGUESA  RUMOU
         TROS   O  CONTRATO                                                                       A ,ISBOA
         PARA A CONSTRU ÎO                                                                          #ONCLUÓDOS OS
         DE DOIS NAVIOS  DE                                                                       ÞLTIMOS PORMENO
         UMA SÏRIE DE TRÐS                                                                        RES EM 0ORTUGAL
         FOI ASSINADO COM O                                                                       O  !RGUS  LARGOU
         ESTALEIRO DA #OM                                                                         PARA A SUA PRIMEI
         PANHIA 5NIÎO &A                                                                          RA CAMPANHA NO
         BRIL   #5&    SITO                                                                       DIA    DE -AIO DE
         NA 2OCHA #ONDE   / !RGUS EM CONSTRU½áO NA (OLANDA  VENDO SE O H£LICE DE QUATRO PÕS             4AL COMO NO

                                                                                      2%6)34! $! !2-!$!ÊUÊ  , "ÊÓääxÊÊ£x
   84   85   86   87   88   89   90   91   92   93   94