Page 93 - Revista da Armada
P. 93

! REVISÎO DE      INTRODUZIU ALGUMAS ALTERA   lNAIS  CLIENTE EXTERNO  OU INTERMÏDIOS  CLIENTE   /S PROCESSO DE h-EDI½áO -ELHORIAv RES
          ÜES SIGNIlCATIVAS TANTO NA ESTRUTURA DAS NORMAS  INTERNO    PODE SER CONSIDERADO UM PROCESSO   PONDEM A REQUISITOS ESPECÓlCOS DA NORMA )3/
           PASSOU A HAVER APENAS UMA NORMA PARA CERTIl   ! IDENTIlCA ÎO E A GESTÎO SISTEMÉTICAS DESSAS        !O CONTRÉRIO DOS PROCESSOS ANTERIORES
         CA ÎO  A )3/             COMO NO SEU CONTEÞ   ACTIVIDADES E  EM PARTICULAR  DAS LIGA ÜES ENTRE  ONDE PODE EXISTIR DOCUMENTA ÎO  ROTINA DE AC
         DO E SOBRETUDO NA SUA INTEN ÎO  QUE EVOLUIU DA  CONJUNTOS DE ACTIVIDADES  OS PROCESSOS   Ï DESIG   TUA ÎO  RESPONSABILIDADES ATRIBUÓDAS  ETC   ESTES
         hGARANTIA DA QUALIDADEv PARA PASSAR A ABORDAR A  NADA POR hABORDAGEM POR PROCESSOSv   PROCESSOS CORRESPONDEM GERALMENTE ÌS hPRÉTI
         hGESTÎO DA QUALIDADEv  ISTO Ï  A hQUALIDADEv NÎO                      CAS NOVASv EM QUE Ï PRECISO COME AR A PARTIR
         DEPENDE APENAS DOS PRODUTOS E DO PROCESSO    -/,1/1, Ê Ê*,"  --"-     DE UMA hFOLHA EM BRANCOv
         PRODUTIVO  ! COMPETITIVIDADE JOGA SE COM UM
         CONCEITO DE QUALIDADE MAIS ABRANGENTE  NO QUAL   0ARA ESTRUTURAR OS SEUS PROCESSOS O !! USOU AS    ",    "
         AS CARACTERÓSTICAS DO PRODUTO SÎO INDISSOCIÉVEIS  ORIENTA ÜES DA PRØPRIA NORMA  AGRUPANDO OS EM
         DOS SERVI OS PØS VENDA  PRAZOS ENTREGA  ETC    PROCESSOS DE 'ESTÎO  DE 2EALIZA ÎO 0RODU ÎO    %M SIMULTÊNEO COM A IDENTIlCA ÎO DOS VÉ
         ASPECTOS PARA OS QUAIS  A                                                            RIOS PROCESSOS INICIOU SE
         PAR DA FUN ÎO hPRODU½áOv                                                             UMA FASE DE FORMA ÎO IN
         TODAS AS OUTRAS FUN ÜES DA                                                           TERNA E SENSIBILIZA ÎO PARA
         ORGANIZA ÎO ASSEGURAM                                                                FAMILIARIZA ÎO COM A NOR
         UM PAPEL FUNDAMENTAL NOS                                                             MA  QUE NALGUNS CASOS SE
         NÓVEIS DE DESEMPENHO PRE                                                             DESENVOLVEU CONSIDERAVEL
         TENDIDOS                                                                             MENTE NO TEMPO
                                                                                               s &ORMA ÎO A ELEMEN
         "-Ê*,    * "-Ê                                                                       TOS CHAVE NA ORGANIZA ÎO
           Ê  -/ "Ê                                                                             CHEFIAS DOS DOIS NÓVEIS
           Ê+1                                                                                HIERÉRQUICOS MAIS ELEVA
                                                                                              DOS  DIRECTORES E CHEFES DE
           ! VERSÎO ACTUAL DA NOR                                                             $IVISÎO
         MA  EM LUGAR DE hPRESCRE                                                              s &ORMA ÎO DE AUDITO
         VERv QUAIS OS PROCEDIMEN                                                             RES INTERNOS   DE RESSALTAR
         TOS QUE AS ORGANIZA ÜES                                                              AQUI A OP ÎO DE PROCURAR
         DEVEM DESENVOLVER  ADOP                                                              TER UMA hBOLSAv DE AUDITO
         TOU   E ESPERA VER REmECTI                                                           RES INTERNOS RELATIVAMENTE
         DOS NAS ORGANIZA ÜES  DE                                                             EXTENSA   NESTE MOMENTO
         FORMA MAIS OU MENOS EX                                                               CONTEMPLA    ELEMENTOS
         PLÓCITA   UM CONJUNTO DE                                                              s 3ENSIBILIZA ÎO GERAL
         PRINCÓPIOS PARA A GESTÎO   3'1 DO !!   O MODELO DE hABORDAGEM POR PROCESSOSv E A ESPIRAL DA MELHORIA CONT¤NUA     SESSÜES FORMAIS QUE ATIN
         DA QUALIDADE                                                                         GIRAM APROXIMADAMENTE
           /S OITO PRINCÓPIOS  QUE ABAIXO SE ENUNCIAM   DE !POIO E DE -EDI ÎO  ANÉLISE E MELHORIA         TRABALHADORES  DESDOBRADAS EM SESSÜES
         PROCURAM ESTIMULAR A SUA UTILIZA ÎO PELAS ORGA   !DOPTANDO O PRINCÓPIO DA MELHORIA CONTÓ   SECTORIAIS CONDUZIDAS PELOS $IRECTORES PARA
         NIZA ÜES COMO ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA A  NUA  COM BASE NO CICLO DE $EMING  TAMBÏM  ATINGIR TODOS OS ELEMENTOS
         MELHORIA DO SEU DESEMPENHO E PROMOVER UMA  CONHECIDO COMO CICLO 0$#!   0LAN   0LANEAR
         APROXIMA ÎO E ALINHAMENTO DOS REFERENCIAIS  $O   %XECUTAR  #HECK   6ERIlCAR  !CT   !CTUAR     -/", -Ê "-Ê*,"  --"-
         NORMATIVOS COM A MAIORIA DOS MODELOS DE EX   CORRIGIR   IDENTIlCOU OS PROCESSOS QUE ESTÎO
         CELÐNCIA E DA QUALIDADE TOTAL  P EX  OS MODE   ILUSTRADOS NA lGURA      )DENTIlCADOS OS PROCESSOS  Ï NECESSÉRIO DE
         LOS DE AVALIA ÎO DA %&1-      DO QUAL DERIVA                          SIGNAR OS GESTORES DOS MESMOS E ASSIM DElNIR E
         O #!&      E O EQUIVALENTE NOS %5!  -ALCOLM                           ATRIBUIR RESPONSABILIDADES INERENTES
         "ALDRIGE !WARD                             /S PRINCÓPIOS DA             %STE PASSO DEVE SER PONDERADO TENDO EM CONTA
           3UBTILMENTE ESTÉ A SER INTRODUZIDO O CONCEITO   h'ESTÍO DA 1UALIDADEv  A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL  .O CASO DO !! EXISTE
         DE hPARTES INTERESSADASv  OS hSTAKEHOLDERSv    JÉ       &OCALIZA ÎO NO CLIENTE  UMA ORGANIZA ÎO FUNCIONAL ASSENTE NUMA ESTRU
         NÎO Ï APENAS O hCLIENTEv  NO SUCESSO DA ORGANI       ,IDERAN A        TURA PIRAMIDAL CLÉSSICA QUE TEM DE SER AJUSTADA
         ZA ÎO  COM A APLICA ÎO DOS OITO PRINCÓPIOS DE       %NVOLVIMENTO DAS PESSOAS  COM A DElNI ÎO E ABORDAGEM POR PROCESSOS
         GESTÎO DA QUALIDADE Ï EXPECTÉVEL QUE AS ORGA       !BORDAGEM POR PROCESSOS  ONDE O mUIR ElCAZ DAS ACTIVIDADES SE FAZ  POR VE
         NIZA ÜES BENElCIEM CLIENTES  ACCIONISTAS  TRABA       !BORDAGEM DA GESTÎO COMO UM SISTEMA  ZES  DE MODO hTRANSVERSALv ÌS UNIDADES ORGÊNICAS
                                                 -ELHORIA CONTÓNUA
         LHADORES  FORNECEDORES  AS COMUNIDADES LOCAIS        !BORDAGEM  Ì  TOMADA  DE  DECISÜES   0ARA ENCONTRAR MAIS FACILMENTE ESSE EQUILÓBRIO EN
         E A SOCIEDADE EM GERAL                 BASEADA EM FACTOS              TRE A ESTRUTURA HIERÉRQUICA TRADICIONAL E A ABORDA
                                                  2ELA ÜES  MUTUAMENTE  BENÏFICAS  COM   GEM POR PROCESSOS  OS DIRECTORES DO !!  FORAM
         º ,+1 /  /1, »Ê "Ê- -/   Ê  Ê          FORNECEDORES                   DESIGNADOS OS hGESTORES DOS PROCESSOSv
           -/ "Ê  Ê+1       Ê "Ê
                                              0OR EXEMPLO  NA DElNI ÎO DOS PROCESSOS DE   " 1   /   "
          ʺ  ",     Ê*",Ê*,"  --"-»Ê       h2EALIZA½áOv  OU PRODU ÎO  PROCUROU SE REmEC
                                            TIR A hRAZÎO DE SERv DO !! E MOSTRAR COM CLA   !PØS A IDENTIlCA ÎO DOS DIVERSOS PROCESSOS
           /S PRINCÓPIOS DA GESTÎO DA QUALIDADE APRE   REZA AS DIFEREN AS EM RELA ÎO A OUTRAS ORGANI   FORAM CONSTITUÓDOS VÉRIOS GRUPOS  COM A LIDERAN
         SENTADOS SÎO DE FÉCIL ACEITA ÎO  PARECENDO EM  ZA ÜES  ENTENDEMOS QUE ESTAS DIFEREN AS ESTÎO   A DOS GESTORES DOS RESPECTIVOS PROCESSOS  PARA
         MUITOS CASOS REGRAS DE hSENSO COMUMv APLICA   NAS SUAS CAPACIDADES DE REPARA ÎO DE NAVIOS   DESENVOLVIMENTO DE DOCUMENTA ÎO  OU PARA
         DAS Ì GESTÎO DE QUALQUER ORGANIZA ÎO  COM EX   NAS CAPACIDADES DE CONSTRU ÎO E DO PROJECTO DE  INTEGRA ÎO DE DOCUMENTA ÎO JÉ EXISTENTE  QUE
         CEP ÎO  TALVEZ  DO MAIS PARADIGMÉTICO   O QUAR   ENGENHARIA NAVAL E NA CAPACIDADE DE ASSEGURAR  DElNA AS METODOLOGIAS E RESPONSABILIDADES DE
         TO PRINCÓPIO   QUE REFERE A NECESSIDADE DE GERIR  A MANUTEN ÎO DE SUBMARINOS    ACTUA ÎO  %STA Ï A FASE MAIS LONGA E NA REALIDADE
         NUMA hABORDAGEM POR PROCESSOSv  1UALQUER   .OS PROCESSOS DE h!POIOh REmECTEM SE AS  NUNCA TERMINA  Ï NECESSÉRIO  PERMANENTEMENTE
         CONJUNTO DE ACTIVIDADES QUE UTILIZE RECURSOS  PRINCIPAIS ACTIVIDADES DE SUPORTE DIRECTO Ì PRO   REVER A DOCUMENTA ÎO EXISTENTE  CRIAR NOVOS RE
         PARA TRANSFORMAR hENTRADASv EM hSAÓDASv COM  DU ÎO REALIZA ÎO DO !! E Ì SUSTENTA ÎO DO PRØ   GISTOS OU INTEGRAR REGISTOS JÉ EXISTENTES  ETC
         VALOR ACRESCENTADO   NORMALMENTE OS PRODUTOS  PRIO SISTEMA DE GESTÎO DA QUALIDADE    ! DOCUMENTA ÎO CONSISTE EM PROCEDIMENTOS

                                                                                      2%6)34! $! !2-!$!ÊUÊ  , "ÊÓääxÊÊ£™
   88   89   90   91   92   93   94   95   96   97   98