Page 93 - Revista da Armada
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! REVISÎO DE INTRODUZIU ALGUMAS ALTERA lNAIS CLIENTE EXTERNO OU INTERMÏDIOS CLIENTE /S PROCESSO DE h-EDI½áO -ELHORIAv RES
ÜES SIGNIlCATIVAS TANTO NA ESTRUTURA DAS NORMAS INTERNO PODE SER CONSIDERADO UM PROCESSO PONDEM A REQUISITOS ESPECÓlCOS DA NORMA )3/
PASSOU A HAVER APENAS UMA NORMA PARA CERTIl ! IDENTIlCA ÎO E A GESTÎO SISTEMÉTICAS DESSAS !O CONTRÉRIO DOS PROCESSOS ANTERIORES
CA ÎO A )3/ COMO NO SEU CONTEÞ ACTIVIDADES E EM PARTICULAR DAS LIGA ÜES ENTRE ONDE PODE EXISTIR DOCUMENTA ÎO ROTINA DE AC
DO E SOBRETUDO NA SUA INTEN ÎO QUE EVOLUIU DA CONJUNTOS DE ACTIVIDADES OS PROCESSOS Ï DESIG TUA ÎO RESPONSABILIDADES ATRIBUÓDAS ETC ESTES
hGARANTIA DA QUALIDADEv PARA PASSAR A ABORDAR A NADA POR hABORDAGEM POR PROCESSOSv PROCESSOS CORRESPONDEM GERALMENTE ÌS hPRÉTI
hGESTÎO DA QUALIDADEv ISTO Ï A hQUALIDADEv NÎO CAS NOVASv EM QUE Ï PRECISO COME AR A PARTIR
DEPENDE APENAS DOS PRODUTOS E DO PROCESSO -/,1/1, Ê Ê*," --"- DE UMA hFOLHA EM BRANCOv
PRODUTIVO ! COMPETITIVIDADE JOGA SE COM UM
CONCEITO DE QUALIDADE MAIS ABRANGENTE NO QUAL 0ARA ESTRUTURAR OS SEUS PROCESSOS O !! USOU AS ", "
AS CARACTERÓSTICAS DO PRODUTO SÎO INDISSOCIÉVEIS ORIENTA ÜES DA PRØPRIA NORMA AGRUPANDO OS EM
DOS SERVI OS PØS VENDA PRAZOS ENTREGA ETC PROCESSOS DE 'ESTÎO DE 2EALIZA ÎO 0RODU ÎO %M SIMULTÊNEO COM A IDENTIlCA ÎO DOS VÉ
ASPECTOS PARA OS QUAIS A RIOS PROCESSOS INICIOU SE
PAR DA FUN ÎO hPRODU½áOv UMA FASE DE FORMA ÎO IN
TODAS AS OUTRAS FUN ÜES DA TERNA E SENSIBILIZA ÎO PARA
ORGANIZA ÎO ASSEGURAM FAMILIARIZA ÎO COM A NOR
UM PAPEL FUNDAMENTAL NOS MA QUE NALGUNS CASOS SE
NÓVEIS DE DESEMPENHO PRE DESENVOLVEU CONSIDERAVEL
TENDIDOS MENTE NO TEMPO
s &ORMA ÎO A ELEMEN
"-Ê*, * "-Ê TOS CHAVE NA ORGANIZA ÎO
Ê -/ "Ê CHEFIAS DOS DOIS NÓVEIS
Ê+1 HIERÉRQUICOS MAIS ELEVA
DOS DIRECTORES E CHEFES DE
! VERSÎO ACTUAL DA NOR $IVISÎO
MA EM LUGAR DE hPRESCRE s &ORMA ÎO DE AUDITO
VERv QUAIS OS PROCEDIMEN RES INTERNOS DE RESSALTAR
TOS QUE AS ORGANIZA ÜES AQUI A OP ÎO DE PROCURAR
DEVEM DESENVOLVER ADOP TER UMA hBOLSAv DE AUDITO
TOU E ESPERA VER REmECTI RES INTERNOS RELATIVAMENTE
DOS NAS ORGANIZA ÜES DE EXTENSA NESTE MOMENTO
FORMA MAIS OU MENOS EX CONTEMPLA ELEMENTOS
PLÓCITA UM CONJUNTO DE s 3ENSIBILIZA ÎO GERAL
PRINCÓPIOS PARA A GESTÎO 3'1 DO !! O MODELO DE hABORDAGEM POR PROCESSOSv E A ESPIRAL DA MELHORIA CONT¤NUA SESSÜES FORMAIS QUE ATIN
DA QUALIDADE GIRAM APROXIMADAMENTE
/S OITO PRINCÓPIOS QUE ABAIXO SE ENUNCIAM DE !POIO E DE -EDI ÎO ANÉLISE E MELHORIA TRABALHADORES DESDOBRADAS EM SESSÜES
PROCURAM ESTIMULAR A SUA UTILIZA ÎO PELAS ORGA !DOPTANDO O PRINCÓPIO DA MELHORIA CONTÓ SECTORIAIS CONDUZIDAS PELOS $IRECTORES PARA
NIZA ÜES COMO ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA A NUA COM BASE NO CICLO DE $EMING TAMBÏM ATINGIR TODOS OS ELEMENTOS
MELHORIA DO SEU DESEMPENHO E PROMOVER UMA CONHECIDO COMO CICLO 0$#! 0LAN 0LANEAR
APROXIMA ÎO E ALINHAMENTO DOS REFERENCIAIS $O %XECUTAR #HECK 6ERIlCAR !CT !CTUAR -/", -Ê "-Ê*," --"-
NORMATIVOS COM A MAIORIA DOS MODELOS DE EX CORRIGIR IDENTIlCOU OS PROCESSOS QUE ESTÎO
CELÐNCIA E DA QUALIDADE TOTAL P EX OS MODE ILUSTRADOS NA lGURA )DENTIlCADOS OS PROCESSOS Ï NECESSÉRIO DE
LOS DE AVALIA ÎO DA %&1- DO QUAL DERIVA SIGNAR OS GESTORES DOS MESMOS E ASSIM DElNIR E
O #!& E O EQUIVALENTE NOS %5! -ALCOLM ATRIBUIR RESPONSABILIDADES INERENTES
"ALDRIGE !WARD /S PRINCÓPIOS DA %STE PASSO DEVE SER PONDERADO TENDO EM CONTA
3UBTILMENTE ESTÉ A SER INTRODUZIDO O CONCEITO h'ESTÍO DA 1UALIDADEv A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL .O CASO DO !! EXISTE
DE hPARTES INTERESSADASv OS hSTAKEHOLDERSv JÉ &OCALIZA ÎO NO CLIENTE UMA ORGANIZA ÎO FUNCIONAL ASSENTE NUMA ESTRU
NÎO Ï APENAS O hCLIENTEv NO SUCESSO DA ORGANI ,IDERAN A TURA PIRAMIDAL CLÉSSICA QUE TEM DE SER AJUSTADA
ZA ÎO COM A APLICA ÎO DOS OITO PRINCÓPIOS DE %NVOLVIMENTO DAS PESSOAS COM A DElNI ÎO E ABORDAGEM POR PROCESSOS
GESTÎO DA QUALIDADE Ï EXPECTÉVEL QUE AS ORGA !BORDAGEM POR PROCESSOS ONDE O mUIR ElCAZ DAS ACTIVIDADES SE FAZ POR VE
NIZA ÜES BENElCIEM CLIENTES ACCIONISTAS TRABA !BORDAGEM DA GESTÎO COMO UM SISTEMA ZES DE MODO hTRANSVERSALv ÌS UNIDADES ORGÊNICAS
-ELHORIA CONTÓNUA
LHADORES FORNECEDORES AS COMUNIDADES LOCAIS !BORDAGEM Ì TOMADA DE DECISÜES 0ARA ENCONTRAR MAIS FACILMENTE ESSE EQUILÓBRIO EN
E A SOCIEDADE EM GERAL BASEADA EM FACTOS TRE A ESTRUTURA HIERÉRQUICA TRADICIONAL E A ABORDA
2ELA ÜES MUTUAMENTE BENÏFICAS COM GEM POR PROCESSOS OS DIRECTORES DO !! FORAM
º ,+1 / /1, »Ê "Ê- -/ Ê Ê FORNECEDORES DESIGNADOS OS hGESTORES DOS PROCESSOSv
-/ "Ê Ê+1 Ê "Ê
0OR EXEMPLO NA DElNI ÎO DOS PROCESSOS DE " 1 / "
ʺ ", Ê*",Ê*," --"-»Ê h2EALIZA½áOv OU PRODU ÎO PROCUROU SE REmEC
TIR A hRAZÎO DE SERv DO !! E MOSTRAR COM CLA !PØS A IDENTIlCA ÎO DOS DIVERSOS PROCESSOS
/S PRINCÓPIOS DA GESTÎO DA QUALIDADE APRE REZA AS DIFEREN AS EM RELA ÎO A OUTRAS ORGANI FORAM CONSTITUÓDOS VÉRIOS GRUPOS COM A LIDERAN
SENTADOS SÎO DE FÉCIL ACEITA ÎO PARECENDO EM ZA ÜES ENTENDEMOS QUE ESTAS DIFEREN AS ESTÎO A DOS GESTORES DOS RESPECTIVOS PROCESSOS PARA
MUITOS CASOS REGRAS DE hSENSO COMUMv APLICA NAS SUAS CAPACIDADES DE REPARA ÎO DE NAVIOS DESENVOLVIMENTO DE DOCUMENTA ÎO OU PARA
DAS Ì GESTÎO DE QUALQUER ORGANIZA ÎO COM EX NAS CAPACIDADES DE CONSTRU ÎO E DO PROJECTO DE INTEGRA ÎO DE DOCUMENTA ÎO JÉ EXISTENTE QUE
CEP ÎO TALVEZ DO MAIS PARADIGMÉTICO O QUAR ENGENHARIA NAVAL E NA CAPACIDADE DE ASSEGURAR DElNA AS METODOLOGIAS E RESPONSABILIDADES DE
TO PRINCÓPIO QUE REFERE A NECESSIDADE DE GERIR A MANUTEN ÎO DE SUBMARINOS ACTUA ÎO %STA Ï A FASE MAIS LONGA E NA REALIDADE
NUMA hABORDAGEM POR PROCESSOSv 1UALQUER .OS PROCESSOS DE h!POIOh REmECTEM SE AS NUNCA TERMINA Ï NECESSÉRIO PERMANENTEMENTE
CONJUNTO DE ACTIVIDADES QUE UTILIZE RECURSOS PRINCIPAIS ACTIVIDADES DE SUPORTE DIRECTO Ì PRO REVER A DOCUMENTA ÎO EXISTENTE CRIAR NOVOS RE
PARA TRANSFORMAR hENTRADASv EM hSAÓDASv COM DU ÎO REALIZA ÎO DO !! E Ì SUSTENTA ÎO DO PRØ GISTOS OU INTEGRAR REGISTOS JÉ EXISTENTES ETC
VALOR ACRESCENTADO NORMALMENTE OS PRODUTOS PRIO SISTEMA DE GESTÎO DA QUALIDADE ! DOCUMENTA ÎO CONSISTE EM PROCEDIMENTOS
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