Page 18 - Revista da Armada
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A Tenente Mónica Martins testando os equipamentos do Lynx.
ano pois acabo de o concluir. te, com o Sistema de Transição Automática Ship-Helicopter Operation Limits que …
RA – Como foi? Em traços largos... (mantém o estacionário) ligado com a ondu- TEN PM – Define os limites do vento rela-
TEN PM – Começámos pela Teoria da Ae- lação ficamos num sobe e desce constante, tivo e balanço para um dado Héli nele aterrar
ronave e os Sistemas da Aeronave (umas três como que «boiamos» uns vinte metros acima e que o navio tem de procurar proporcionar.
semanas) e só depois veio o Voo. Contacto ini- da crista da ondulação, o que, dentro dos li- Não podemos aterrar com ventos de popa com
cial com a aeronave e os instrumentos, Des- mites, não afecta assim tanto. Mas temos tam- mais de 30 nós e de proa vai até aos 50 mas
colagens e Aterragens em terra (no mar é das bém de ser capazes de o manter estável à mão, depois depende do tipo de navio.
últimas coisas), Voo Alto, Navegação Visual mas só de dia. RA – E nas corvetas, também aterram?
(Visual Flight Rules - VFR) e Radar e por Instru- É uma fase muito delicada pois estamos mui- TEN PM – Não. Nas corvetas, como nas fra-
mentos (IFR), Voo Sobre o Mar, Compilação (de to baixo e em Voo Estacionário. É uma situação gatas da classe «Comandante João Belo», ape-
ecos de alvos) de Superfície, e os Secondary em que a entrada em Emergência é a mais pe- nas fazemos Vertrep...
Roles como o Fast Rope, a Carga Suspensa e rigosa que podemos ter. RA – O quê? O que é isso?
o Guincho que é feito aqui e no rio, com uma O Lynx tem dois motores e embora possa TEN PM – O Vertical Replenishment é o
vedeta, e, após Acções de Manutenção, ainda voar só com um (no caso de falha do outro), guincho, fast-rope ou carga suspensa. Naque-
os Voos de Experiência... manter o estacionário só é viável em condições les Navios, como ia a dizer, nem o Helicóptero
RA – Também passámos por essa... vio- ideais que são raras. lá caberia, nem a estrutura suportaria o Lynx.
lência! RA – São Turbo-hélice? RA – Nessas fragatas, o Vertrep é feito no
TEN PM – Depois fizemos a tal fase de Deck TEN PM – Não, são turbo-veio, mas o prin- parque da Torre 103, a que foi retirada?
Landings, Aterragens e Descolagens, TEN PM – Não. Era aí mas re-
a navegar, no convés de voo da centemente passou a ser na tolda,
«Corte Real», de dia e de noite... por ante a ré da Torre de 100 mm,
RA – Acertando sempre na, cha- n.º 2.
mo-lhe eu, grelha de atracação. RA – Não resistimos a fazer uma
Como é que vão sentados? pergunta a que deve ter respondi-
TEN PM – Sempre na grelha (qua- do inúmeras vezes. Como ocorreu
se sempre!...). O Piloto à direita e a opção por uma carreira militar e
o Piloto Táctico à esquerda, mas o logo militar-naval? Tem anteceden-
mais antigo ou mais qualificado é o tes na família? Sei lá...
Piloto Comandante. TEN PM – De facto muitas vezes
RA – Ao contrário do que conhe- (sorrindo)... Na altura não tinha se-
ço na Asa Fixa mas o critério refe- quer familiares na carreira militar,
rente ao Comandante do Serviço é, apenas um vago parente, que nem
sem dúvida, o mesmo. Continue... familiar directo é, ligado ao Exército.
TEN PM – A última fase foi dedi- Não teve qualquer peso.
cada à Operação do Sonar. Trata- No 12º ano, tencionava concorrer
se de voar sobre o mar, claro, mas Refeição na Câmara de Oficiais. para matemática, na vertente ensino,
muito baixo e de assegurar o Voo Estacionário cípio de funcionamento é o mesmo. quando um colega me mostrou um panfleto
para arriar o Transdutor e manter a sua estabi- RA – Não há umas limitações na aterragem em que a Força Aérea admitia cadetes do sexo
lização enquanto submerso, ficando entregue e descolagem dos Hélis em navios? feminino para a sua Academia e isso fez-me re-
ao cuidado do Operador de Sistemas do Héli TEN PM – Sim. O navio tem de adoptar, em pensar o futuro. Fiz o concurso à universidade
sentado atrás. É aliás ele quem opera o guin- relação ao vento, uma proa adequada para nós e fui admitida em Coimbra, onde os meus Pais
cho e quem recupera os náufragos. nos aproximarmos por uma Gate (sector de me matricularam.
RA – Meio Homem-rã... Como é com mar aproximação). Para cada navio e tipo de Heli- RA – É de lá?
picado? cóptero, há um SHOL a respeitar. TEN PM – Não. Sou de Tomar... e a par
TEN PM – Mais ou menos. De dia e de noi- RA – Era a isso que me queria referir. O concorri à FAP a PILAV, chumbei nos psico-
16 JANEIRO 2007 U REVISTA DA ARMADA