Page 18 - Revista da Armada
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A Tenente Mónica Martins testando os equipamentos do Lynx.
         ano pois acabo de o concluir.      te, com o Sistema de Transição Automática  Ship-Helicopter Operation Limits que …
           RA – Como foi? Em traços largos...  (mantém o estacionário) ligado com a ondu-  TEN PM – Define os limites do vento rela-
           TEN PM – Começámos pela Teoria da Ae-  lação ficamos num sobe e desce constante,  tivo e balanço para um dado Héli nele aterrar
         ronave e os Sistemas da Aeronave (umas três  como que «boiamos» uns vinte metros acima  e que o navio tem de procurar proporcionar.
         semanas) e só depois veio o Voo. Contacto ini-  da crista da ondulação, o que, dentro dos li-  Não podemos aterrar com ventos de popa com
         cial com a aeronave e os instrumentos, Des-  mites, não afecta assim tanto. Mas temos tam-  mais de 30 nós e de proa vai até aos 50 mas
         colagens e Aterragens em terra (no mar é das  bém de ser capazes de o manter estável à mão,  depois depende do tipo de navio.
         últimas coisas), Voo Alto, Navegação Visual  mas só de dia.             RA – E nas corvetas, também aterram?
         (Visual Flight Rules - VFR) e Radar e por Instru-  É uma fase muito delicada pois estamos mui-  TEN PM – Não. Nas corvetas, como nas fra-
         mentos (IFR), Voo Sobre o Mar, Compilação (de  to baixo e em Voo Estacionário. É uma situação  gatas da classe «Comandante João Belo», ape-
         ecos de alvos) de Superfície, e os Secondary  em que a entrada em Emergência é a mais pe-  nas fazemos Vertrep...
         Roles como o Fast Rope, a Carga Suspensa e  rigosa que podemos ter.     RA – O quê? O que é isso?
         o Guincho que é feito aqui e no rio, com uma   O Lynx tem dois motores e embora possa   TEN PM – O Vertical Replenishment é o
         vedeta, e, após Acções de Manutenção, ainda  voar só com um (no caso de falha do outro),  guincho, fast-rope ou carga suspensa. Naque-
         os Voos de Experiência...          manter o estacionário só é viável em condições  les Navios, como ia a dizer, nem o Helicóptero
           RA – Também passámos por essa... vio-  ideais que são raras.        lá caberia, nem a estrutura suportaria o Lynx.
         lência!                              RA – São Turbo-hélice?             RA – Nessas fragatas, o Vertrep  é feito no
           TEN PM – Depois fizemos a tal fase de Deck   TEN PM – Não, são turbo-veio, mas o prin-  parque da Torre 103, a que foi retirada?
         Landings, Aterragens e Descolagens,                                            TEN PM – Não. Era aí mas re-
         a navegar, no convés de voo da                                               centemente passou a ser na tolda,
         «Corte Real», de dia e de noite...                                           por ante a ré da Torre de 100 mm,
           RA – Acertando sempre na, cha-                                             n.º 2.
         mo-lhe eu, grelha de atracação.                                                RA – Não resistimos a fazer uma
         Como é que vão sentados?                                                     pergunta a que deve ter respondi-
           TEN PM – Sempre na grelha (qua-                                            do inúmeras vezes. Como ocorreu
         se sempre!...). O Piloto à direita e                                         a opção por uma carreira militar e
         o Piloto Táctico à esquerda, mas o                                           logo militar-naval? Tem anteceden-
         mais antigo ou mais qualificado é o                                           tes na família? Sei lá...
         Piloto Comandante.                                                             TEN PM – De facto muitas vezes
           RA – Ao contrário do que conhe-                                            (sorrindo)... Na altura não tinha se-
         ço na Asa Fixa mas o critério refe-                                          quer familiares na carreira militar,
         rente ao Comandante do Serviço é,                                            apenas um vago parente, que nem
         sem dúvida, o mesmo. Continue...                                             familiar directo é, ligado ao Exército.
           TEN PM – A última fase foi dedi-                                           Não teve qualquer peso.
         cada à Operação do Sonar. Trata-                                               No 12º ano, tencionava concorrer
         se de voar sobre o mar, claro, mas   Refeição na Câmara de Oficiais.          para matemática, na vertente ensino,
         muito baixo e de assegurar o Voo Estacionário  cípio de funcionamento é o mesmo.  quando um colega me mostrou um panfleto
         para arriar o Transdutor e manter a sua estabi-  RA – Não há umas limitações na aterragem  em que a Força Aérea admitia cadetes do sexo
         lização enquanto submerso, ficando entregue  e descolagem dos Hélis em navios?  feminino para a sua Academia e isso fez-me re-
         ao cuidado do Operador de Sistemas do Héli   TEN PM – Sim. O navio tem de adoptar, em  pensar o futuro. Fiz o concurso à universidade
         sentado atrás. É aliás ele quem opera o guin-  relação ao vento, uma proa adequada para nós  e fui admitida em Coimbra, onde os meus Pais
         cho e quem recupera os náufragos.  nos aproximarmos por uma Gate (sector de  me matricularam.
           RA – Meio Homem-rã... Como é com mar  aproximação). Para cada navio e tipo de Heli-  RA – É de lá?
         picado?                            cóptero, há um SHOL a respeitar.     TEN PM – Não. Sou de Tomar... e a par
           TEN PM – Mais ou menos. De dia e de noi-  RA – Era a isso que me queria referir. O  concorri à FAP a PILAV, chumbei nos psico-

         16  JANEIRO 2007 U REVISTA DA ARMADA
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