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Oficial Responsável pela Formação (ORF)
            Oficial Responsável pela Formação (ORF)


         ESTUDO DE CASO                       O acompanhamento dos alunos a bordo  ve de “mecanismo de regulamentação” das
                                            é realizado através do controlo do percurso  aprendizagens. É realizada através do contro-
               ada a importância atribuída à for-  escolar. Focalizado na supervisão das apren-  lo do “estado” dos alunos (activo, semi-acti-
               mação académica e profissional dos  dizagens e na particularidade da modalidade  vo, inactivo e excluído) no curso e da gestão
         DRecursos Humanos (RH) da Marinha  de ensino, o ORF desenvolveu um conjunto  da aplicação de testes.
         e o que estes representam para a vida da or-  de estratégias e materiais de apoio à gestão,   A sua função desenvolve definindo e rede-
         ganização, importa, no âmbito do Curso do  em suporte informático e papel, a fim de or-  finindo estratégias pessoais e de trabalho que
         Ensino Secundário a Distância, reflectir sobre  ganizar, sistematizar e controlar a informa-  tornará o desempenho eficiente, facilitador e
         o papel do Oficial Responsável pela Forma-  ção relativa aos alunos.   regulador no acompanhamento, orientação e
         ção (ORF).                                                                     monitorização das aprendizagens
           O presente artigo resulta de um                                              dos alunos (ver quadro).
         estudo com base empírica, efec-                                                  Reconhece, porém, a necessi-
         tuado pelo “Gabinete de Avalia-                                                dade de serem desenvolvidas ac-
         ção” do “Centro Naval de Ensino                                                ções de sensibilização, por parte
         a Distância” (CNED), com o con-                                                do CNED, para enquadramento e
         tributo profissional do 2TEN M                                                  orientação de futuros camaradas
                      1
         Pires Barroqueiro , ORF no NRP                                                 que irão desempenhar o cargo.
         “Corte Real”, sendo o seu objec-
         tivo identificar e partilhar as boas                                            CONCLUSÕES
         práticas no contexto da formação
         académica dos alunos.                                                            Os resultados deste “estudo de
           Este “estudo de caso” recorre à                                              caso” permitem reflectir sobre o
         técnica de entrevista, a fim de co-                                             papel do ORF no percurso e no
         nhecer a perspectiva de um ORF.                                                progresso escolar dos alunos do
         Para o efeito, foi elaborado um re-                                            CNED, uma vez que este é percep-
         ferencial de indicadores qualita-                                              cionado, com frequência, como
         tivos definidos “a priori”, na base                                             sendo o “caminho”, o “ponto de
         do qual foi escolhido o ORF. Para além dos   Dado as características do Navio (Classe Vas-  contacto” ou o “elo” da triangulação Aluno ↔
         indicadores referidos, outros factores, como o  co da Gama), foi-lhe possível criar no portal da  ORF ↔ CNED.
         número de alunos e as características da Uni-  “Internet” uma página do CNED, onde os alunos   Do tratamento qualitativo dos dados da en-
         dade Militar, foram tidos em consideração.  podem ter acesso à informação sobre o curso,  trevista, podemos identificar um conjunto de
                                            pedir testes ou materiais de estudo, cujo admi-  características e práticas que permitem esboçar
         FUNÇÕES DO ORF                     nistração é centralizada no ORF, sendo os dados  o perfil de um ORF, que são:
                                            canalizados posteriormente para o CNED.   • O empenho, motivação e satisfação pes-
           Esta entrevista centra-se, fundamentalmen-  No entanto, acrescenta que, actualmente, o  soal revelados na atitude do ORF no exercí-
         te, em duas categorias de análise: a atitude do  fácil acesso à informação da base de dados do  cio da função;
         ORF face à formação académica/ profissional  CNED, “SIGCNED”, não só facilita a gestão do   • A valorização da formação académica e
         e o seu desempenho.                percurso escolar dos alunos, como também leva  técnica dos recursos humanos (alunos);
           No que diz respeito à atitude do ORF, sa-  a uma participação de carácter mais pedagógico   • A necessidade de potenciar os alunos com
         lienta-se o empenho e a satisfação, manifes-  e menos administrativo por parte do ORF.   competências académica e técnicas, tornan-
         tados pela forte motivação pessoal e por ser   Tendo em conta que outra das suas funções  do-os indivíduos mais flexíveis e adaptáveis a
         algo que gostaria fazer, expressando não só  é o correcto encaminhamento dos alunos,  diferentes contextos;
         motivação mas também uma apetência peda-                                • A capacidade comunicativa exigida no
         gógica para o cargo.                                                  papel de facilitador da interacção aluno ↔
           No quadro das suas funções, valoriza o                              CNED;
         desempenho eficiente e conducente ao su-                                 • O interesse em desenvolver estratégias
         cesso das aprendizagens, por considerar que                           de gestão e controlo do percurso escolar dos
         a formação académica/ profissional consti-                             alunos;
         tui um valor acrescentado para os alunos. E                             • A elaboração de metodologias de traba-
         acrescenta que o pessoal com competências                             lho adaptáveis à sua gestão, às característi-
         técnicas e com formação académica são in-                             cas dos alunos e às características da Uni-
         divíduos mais flexíveis e adaptáveis às mais                           dade Militar;
         diversas situações, tendo geralmente um de-                             • A capacidade de manusear as ferramen-
         sempenho diferenciado e adequado a dife-                              tas disponíveis, como o “manual do ORF” e
         rentes contextos.                                                     o “SIGCNED”;
           Deste modo, procura adoptar uma pos-                                  Para finalizar, e visando o objectivo inicial
         tura interventiva, disponível e acessível em                          do artigo, importa relembrar que este oferece
         relação às questões colocadas pelos alunos                            um conjunto de linhas de orientação, não con-
         no âmbito da formação académica, manifes-                             clusivas, sobre o papel e perfil do ORF, propor-
         tando disponibilidade e comprometimento  orientação, procura antecipar-se às necessi-  cionando a abertura e a motivação para futuras
         profissional na sua atitude.        dades destes, pois, se as conhecer atempa-  reflexões sobre o tema em estudo.
           Na análise do desempenho do ORF, e ten-  damente, pode orientá-los e encaminhá-los                  Z
         do em conta a informação recolhida, desta-  correctamente no seu percurso escolar.      (Colaboração do CNED)
         cam-se as seguintes funções: acompanha-  Finalmente, a monitorização da progres-  Nota
         mento, orientação e monitorização.  são académica é efectuada pelo ORF e ser-  1  Actualmente a prestar serviço no NRP “D. Carlos I”.

         22  JANEIRO 2007 U REVISTA DA ARMADA
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