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Oficial Responsável pela Formação (ORF)
Oficial Responsável pela Formação (ORF)
ESTUDO DE CASO O acompanhamento dos alunos a bordo ve de “mecanismo de regulamentação” das
é realizado através do controlo do percurso aprendizagens. É realizada através do contro-
ada a importância atribuída à for- escolar. Focalizado na supervisão das apren- lo do “estado” dos alunos (activo, semi-acti-
mação académica e profissional dos dizagens e na particularidade da modalidade vo, inactivo e excluído) no curso e da gestão
DRecursos Humanos (RH) da Marinha de ensino, o ORF desenvolveu um conjunto da aplicação de testes.
e o que estes representam para a vida da or- de estratégias e materiais de apoio à gestão, A sua função desenvolve definindo e rede-
ganização, importa, no âmbito do Curso do em suporte informático e papel, a fim de or- finindo estratégias pessoais e de trabalho que
Ensino Secundário a Distância, reflectir sobre ganizar, sistematizar e controlar a informa- tornará o desempenho eficiente, facilitador e
o papel do Oficial Responsável pela Forma- ção relativa aos alunos. regulador no acompanhamento, orientação e
ção (ORF). monitorização das aprendizagens
O presente artigo resulta de um dos alunos (ver quadro).
estudo com base empírica, efec- Reconhece, porém, a necessi-
tuado pelo “Gabinete de Avalia- dade de serem desenvolvidas ac-
ção” do “Centro Naval de Ensino ções de sensibilização, por parte
a Distância” (CNED), com o con- do CNED, para enquadramento e
tributo profissional do 2TEN M orientação de futuros camaradas
1
Pires Barroqueiro , ORF no NRP que irão desempenhar o cargo.
“Corte Real”, sendo o seu objec-
tivo identificar e partilhar as boas CONCLUSÕES
práticas no contexto da formação
académica dos alunos. Os resultados deste “estudo de
Este “estudo de caso” recorre à caso” permitem reflectir sobre o
técnica de entrevista, a fim de co- papel do ORF no percurso e no
nhecer a perspectiva de um ORF. progresso escolar dos alunos do
Para o efeito, foi elaborado um re- CNED, uma vez que este é percep-
ferencial de indicadores qualita- cionado, com frequência, como
tivos definidos “a priori”, na base sendo o “caminho”, o “ponto de
do qual foi escolhido o ORF. Para além dos Dado as características do Navio (Classe Vas- contacto” ou o “elo” da triangulação Aluno ↔
indicadores referidos, outros factores, como o co da Gama), foi-lhe possível criar no portal da ORF ↔ CNED.
número de alunos e as características da Uni- “Internet” uma página do CNED, onde os alunos Do tratamento qualitativo dos dados da en-
dade Militar, foram tidos em consideração. podem ter acesso à informação sobre o curso, trevista, podemos identificar um conjunto de
pedir testes ou materiais de estudo, cujo admi- características e práticas que permitem esboçar
FUNÇÕES DO ORF nistração é centralizada no ORF, sendo os dados o perfil de um ORF, que são:
canalizados posteriormente para o CNED. • O empenho, motivação e satisfação pes-
Esta entrevista centra-se, fundamentalmen- No entanto, acrescenta que, actualmente, o soal revelados na atitude do ORF no exercí-
te, em duas categorias de análise: a atitude do fácil acesso à informação da base de dados do cio da função;
ORF face à formação académica/ profissional CNED, “SIGCNED”, não só facilita a gestão do • A valorização da formação académica e
e o seu desempenho. percurso escolar dos alunos, como também leva técnica dos recursos humanos (alunos);
No que diz respeito à atitude do ORF, sa- a uma participação de carácter mais pedagógico • A necessidade de potenciar os alunos com
lienta-se o empenho e a satisfação, manifes- e menos administrativo por parte do ORF. competências académica e técnicas, tornan-
tados pela forte motivação pessoal e por ser Tendo em conta que outra das suas funções do-os indivíduos mais flexíveis e adaptáveis a
algo que gostaria fazer, expressando não só é o correcto encaminhamento dos alunos, diferentes contextos;
motivação mas também uma apetência peda- • A capacidade comunicativa exigida no
gógica para o cargo. papel de facilitador da interacção aluno ↔
No quadro das suas funções, valoriza o CNED;
desempenho eficiente e conducente ao su- • O interesse em desenvolver estratégias
cesso das aprendizagens, por considerar que de gestão e controlo do percurso escolar dos
a formação académica/ profissional consti- alunos;
tui um valor acrescentado para os alunos. E • A elaboração de metodologias de traba-
acrescenta que o pessoal com competências lho adaptáveis à sua gestão, às característi-
técnicas e com formação académica são in- cas dos alunos e às características da Uni-
divíduos mais flexíveis e adaptáveis às mais dade Militar;
diversas situações, tendo geralmente um de- • A capacidade de manusear as ferramen-
sempenho diferenciado e adequado a dife- tas disponíveis, como o “manual do ORF” e
rentes contextos. o “SIGCNED”;
Deste modo, procura adoptar uma pos- Para finalizar, e visando o objectivo inicial
tura interventiva, disponível e acessível em do artigo, importa relembrar que este oferece
relação às questões colocadas pelos alunos um conjunto de linhas de orientação, não con-
no âmbito da formação académica, manifes- clusivas, sobre o papel e perfil do ORF, propor-
tando disponibilidade e comprometimento orientação, procura antecipar-se às necessi- cionando a abertura e a motivação para futuras
profissional na sua atitude. dades destes, pois, se as conhecer atempa- reflexões sobre o tema em estudo.
Na análise do desempenho do ORF, e ten- damente, pode orientá-los e encaminhá-los Z
do em conta a informação recolhida, desta- correctamente no seu percurso escolar. (Colaboração do CNED)
cam-se as seguintes funções: acompanha- Finalmente, a monitorização da progres- Nota
mento, orientação e monitorização. são académica é efectuada pelo ORF e ser- 1 Actualmente a prestar serviço no NRP “D. Carlos I”.
22 JANEIRO 2007 U REVISTA DA ARMADA