Page 62 - Revista da Armada
P. 62

Das Lanchas de Fiscalização Pequenas (LFP)
          Das Lanchas de Fiscalização Pequenas (LFP)


               pesar de estarmos cônscios que a  “ALVOR” só não terão sido englobadas  trução ter sido utilizada chapa de maior
               portaria n.º 23400 que aumentou  numa única classe de dezasseis unida-  espessura, das capacidades dos tanques
         Aao efectivo dos navios da Armada  des pelo facto de terem sido baptizadas  de aguada e de combustível serem maio-
         as lanchas de fiscalização  “ARCTURUS”,  com nomes, de povoações algarvias e  res e ainda do guincho do ferro ser de
         “ALDEBARAN” e “PROCION” e que  não com nomes de estrelas.             um modelo diferente mais volumoso e
         a portaria n.º 495/70 que aumentou ao   Os motivos das cinco “ARCTURUS”  mais pesado.
         efectivo as lanchas de fiscali-                                                  Mas além destas diferenças
         zação “SIRIUS” e “VEGA” de-                                                    não detectáveis à vista, (ex-
         terminaram que aquelas cinco                                                   ceptuando talvez o guincho
         lanchas ficassem a pertencer à                                                  do ferro), havia outras, exte-
         classe “BELLATRIX”, situação                                                   riores, que permitem fazer a
         que discordamos, pois embo-                                                    destrinça facilmente: assim
         ra tivessem as mesmas dimen-                                                   as oito lanchas construídas
         sões: comprimento de fora a                                                    no estaleiro alemão  têm dez
                                                                                                        2
         fora 20,72 metros, boca 5,05                                                   vigias rectangulares no casco,
         metros e pontal 3,10 metros                                                    cinco a cada bordo, enquanto
         e aparelho propulsor igual,                                                    que as cinco lanchas “ARC-
         constituído por dois motores                                                   TURUS” têm quinze peque-
         Diesel Cummins NRTO-6M                                                         nas vigias circulares, sete no
         com 225 HP cada, a 1800 r.p.m.                                                 costado de BB e oito no de
         havia outras características em                                                EB. Por outro lado a antena
         que diferiam substancialmen-  LFP “FOMALHAUT” da classe “BELLATRIX” vendo-se nitidamente as cinco vigias   do radar (Decca 303) nas oito
         te como pode ser comprovado   de forma rectangular existentes no costado e a pequena coluna, a BB da superstrutura   “BELLATRIX” está monta-
                                     da ponte, suportando a antena do radar.
         no quadro a baixo.                                                             da no topo de uma pequena
           Existiram ainda mais três                                                    coluna posicionada a BB da
         lanchas de fiscalização com                                                     superestrutura da ponte ao
         as mesmas dimensões e apa-                                                     passo que nas cinco “ARCTU-
         relho propulsor, construídas                                                   RUS” aquela antena de radar
         no Arsenal do Alfeite, que                                                     está instalada no galope de
         receberam os nomes de “AL-                                                     um mastro que tem quase o
                            1
         VOR”, “ALBUFEIRA”  “AL-                                                        dobro da altura e que, como
         JEZUR” as quais desde sem-                                                     quase todos os mastros, se en-
         pre constituíram uma classe à                                                  contra colocado no plano de
         parte: a classe “ALVOR”.                                                       mediania do navio.
           Pelos números apresenta-                                                      Por tudo o que atrás fica
         dos no quadro é fácil verificar                                                 escrito é nossa opinião que
         que as cinco “ARCTURUS”                                                        aquelas treze lanchas, que fo-
         ainda se encontram mais afas-                                                  ram baptizadas com nomes
         tadas das oito “BELLATRIX”   LFP “ALDEBARAN” gémea da “ARCTURUS”, da “PROCION” da “SIRIUS” e   de estrelas, não deveriam ser
                                     da “VEGA”, podendo ver-se as oito vigias circulares no costado e a antena do radar
         do que as três “ALVOR” e se   no galope do mastro situado no plano de mediania do navio.  consideradas como perten-
         estas constituem uma classe                                                    cendo a uma única classe mas
         à parte com maior força de razão deve-  terem ficado com os deslocamentos e  sim a duas: a classe “BELLATRIX”, com-
         riam as cinco “ARCTURUS” ser conside-  o calado máximo superiores e a velo-  posta pelas oito unidades construídas
         radas , também, uma classe autónoma.  cidade máxima inferior aos das oito  no estaleiro alemão e a classe “ARCTU-
           Aliás estamos em crer que as três  “BELLATRIX” foi o facto de na sua cons-  RUS” constituída pelas “ALDEBARAN”,

                                     DATA DE                DESLOCAMENTO   DESLOCAMENTO    CALADO    VELOCIDADE
                       INDICATIVO                LOCAL DE
          NOME                     AUMENTO AO                  MÁXIMO        STANDARD      MÁXIMO      MÁXIMA
                         VISUAL                CONSTRUÇÃO
                                    EFECTIVO                  TONELADAS      TONELADAS     METROS       NÓS
          BELLATRIX       P363        29.5.61    Alemanha        27,6           24,0         1,24        15,1
          CANOPUS         P364        15.6.61    Alemanha        27,6           24,0         1,24        15,1
          DENEB           P365        15.6.61    Alemanha        27,6           24,0         1,24        15,1
          ESPIGA          P366        04.8.61    Alemanha        27,6           24,0         1,24        15,1
          FOMALHAUT       P367        04.8.61    Alemanha        27,6           24,0         1,24        15,1
          POLLUX          P368        23.8.61    Alemanha        27,6           24,0         1,24        15,1
          ALTAIR          P377        13.1.62    Alemanha        27,6           24,0         1,24        15,1
          RIGEL           P378        13.1.62    Alemanha        27,6           24,0         1,24        15,1
          ALVOR           P1156       09.6.67     Alfeite        35,7           30,8         1,60        12,3
          ALBUFEIRA       P1157       09.6.67     Alfeite        35,7           30,8         1,60        12,3
          ALJEZUR         P1158       18.1.68     Alfeite        35,7           30,8         1,60        12,3
          ARCTURUS        P1151       17.5.68     Alfeite        40,0           35,2         1,81        11,9
          ALDEBARAN       P1152       17.5.68     Alfeite        40,0           35,2         1,81        11,9
          PROCION         P1153       17.5.68     Alfeite        40,0           35,2         1,81        11,9
          SIRIUS          P1154       21.9.70     Alfeite        40,0           35,2         1,81        11,9
          VEGA            P1155       21.9.70     Alfeite        40,0           35,2         1,81        11,9

         24  FEVEREIRO 2007 U REVISTA DA ARMADA
   57   58   59   60   61   62   63   64   65   66   67