Page 62 - Revista da Armada
P. 62
Das Lanchas de Fiscalização Pequenas (LFP)
Das Lanchas de Fiscalização Pequenas (LFP)
pesar de estarmos cônscios que a “ALVOR” só não terão sido englobadas trução ter sido utilizada chapa de maior
portaria n.º 23400 que aumentou numa única classe de dezasseis unida- espessura, das capacidades dos tanques
Aao efectivo dos navios da Armada des pelo facto de terem sido baptizadas de aguada e de combustível serem maio-
as lanchas de fiscalização “ARCTURUS”, com nomes, de povoações algarvias e res e ainda do guincho do ferro ser de
“ALDEBARAN” e “PROCION” e que não com nomes de estrelas. um modelo diferente mais volumoso e
a portaria n.º 495/70 que aumentou ao Os motivos das cinco “ARCTURUS” mais pesado.
efectivo as lanchas de fiscali- Mas além destas diferenças
zação “SIRIUS” e “VEGA” de- não detectáveis à vista, (ex-
terminaram que aquelas cinco ceptuando talvez o guincho
lanchas ficassem a pertencer à do ferro), havia outras, exte-
classe “BELLATRIX”, situação riores, que permitem fazer a
que discordamos, pois embo- destrinça facilmente: assim
ra tivessem as mesmas dimen- as oito lanchas construídas
sões: comprimento de fora a no estaleiro alemão têm dez
2
fora 20,72 metros, boca 5,05 vigias rectangulares no casco,
metros e pontal 3,10 metros cinco a cada bordo, enquanto
e aparelho propulsor igual, que as cinco lanchas “ARC-
constituído por dois motores TURUS” têm quinze peque-
Diesel Cummins NRTO-6M nas vigias circulares, sete no
com 225 HP cada, a 1800 r.p.m. costado de BB e oito no de
havia outras características em EB. Por outro lado a antena
que diferiam substancialmen- LFP “FOMALHAUT” da classe “BELLATRIX” vendo-se nitidamente as cinco vigias do radar (Decca 303) nas oito
te como pode ser comprovado de forma rectangular existentes no costado e a pequena coluna, a BB da superstrutura “BELLATRIX” está monta-
da ponte, suportando a antena do radar.
no quadro a baixo. da no topo de uma pequena
Existiram ainda mais três coluna posicionada a BB da
lanchas de fiscalização com superestrutura da ponte ao
as mesmas dimensões e apa- passo que nas cinco “ARCTU-
relho propulsor, construídas RUS” aquela antena de radar
no Arsenal do Alfeite, que está instalada no galope de
receberam os nomes de “AL- um mastro que tem quase o
1
VOR”, “ALBUFEIRA” “AL- dobro da altura e que, como
JEZUR” as quais desde sem- quase todos os mastros, se en-
pre constituíram uma classe à contra colocado no plano de
parte: a classe “ALVOR”. mediania do navio.
Pelos números apresenta- Por tudo o que atrás fica
dos no quadro é fácil verificar escrito é nossa opinião que
que as cinco “ARCTURUS” aquelas treze lanchas, que fo-
ainda se encontram mais afas- ram baptizadas com nomes
tadas das oito “BELLATRIX” LFP “ALDEBARAN” gémea da “ARCTURUS”, da “PROCION” da “SIRIUS” e de estrelas, não deveriam ser
da “VEGA”, podendo ver-se as oito vigias circulares no costado e a antena do radar
do que as três “ALVOR” e se no galope do mastro situado no plano de mediania do navio. consideradas como perten-
estas constituem uma classe cendo a uma única classe mas
à parte com maior força de razão deve- terem ficado com os deslocamentos e sim a duas: a classe “BELLATRIX”, com-
riam as cinco “ARCTURUS” ser conside- o calado máximo superiores e a velo- posta pelas oito unidades construídas
radas , também, uma classe autónoma. cidade máxima inferior aos das oito no estaleiro alemão e a classe “ARCTU-
Aliás estamos em crer que as três “BELLATRIX” foi o facto de na sua cons- RUS” constituída pelas “ALDEBARAN”,
DATA DE DESLOCAMENTO DESLOCAMENTO CALADO VELOCIDADE
INDICATIVO LOCAL DE
NOME AUMENTO AO MÁXIMO STANDARD MÁXIMO MÁXIMA
VISUAL CONSTRUÇÃO
EFECTIVO TONELADAS TONELADAS METROS NÓS
BELLATRIX P363 29.5.61 Alemanha 27,6 24,0 1,24 15,1
CANOPUS P364 15.6.61 Alemanha 27,6 24,0 1,24 15,1
DENEB P365 15.6.61 Alemanha 27,6 24,0 1,24 15,1
ESPIGA P366 04.8.61 Alemanha 27,6 24,0 1,24 15,1
FOMALHAUT P367 04.8.61 Alemanha 27,6 24,0 1,24 15,1
POLLUX P368 23.8.61 Alemanha 27,6 24,0 1,24 15,1
ALTAIR P377 13.1.62 Alemanha 27,6 24,0 1,24 15,1
RIGEL P378 13.1.62 Alemanha 27,6 24,0 1,24 15,1
ALVOR P1156 09.6.67 Alfeite 35,7 30,8 1,60 12,3
ALBUFEIRA P1157 09.6.67 Alfeite 35,7 30,8 1,60 12,3
ALJEZUR P1158 18.1.68 Alfeite 35,7 30,8 1,60 12,3
ARCTURUS P1151 17.5.68 Alfeite 40,0 35,2 1,81 11,9
ALDEBARAN P1152 17.5.68 Alfeite 40,0 35,2 1,81 11,9
PROCION P1153 17.5.68 Alfeite 40,0 35,2 1,81 11,9
SIRIUS P1154 21.9.70 Alfeite 40,0 35,2 1,81 11,9
VEGA P1155 21.9.70 Alfeite 40,0 35,2 1,81 11,9
24 FEVEREIRO 2007 U REVISTA DA ARMADA