Page 80 - Revista da Armada
P. 80
VALORES, IDENTIDADE E MEMÓRIA 11
BANDA DA ARMADA
Símbolo do profissionalismo e excelência cultural da Marinha
“…E eles começaram logo a tanger quatro ou cinco gas e fanfarras. Exemplo disso é a viagem de 1955 à Índia, a bordo
flautas…E o capitão-mor mandou tanger as trombetas, do “Bartolomeu Dias”, em que se salienta a actuação da charanga
e nós em os batéis bailávamos, e o capitão-mor também no desfile de homenagem a Afonso de Albuquerque, em Damão.
Esta viagem ficou imortalizada na magistral descrição de Urbano
de volta connosco.”, in Diário de Vasco da Gama Tavares Rodrigues, no livro “Jornadas no Oriente”. Na memória de
muitos ficou também o conjunto musical “Os Náuticos” que, no iní-
o longo dos mais de quinhentos anos de existência de forma- cio da década de 70, actuou para as forças militares estacionadas nas
ções musicais na Armada, estas sofreram inúmeras alterações, províncias ultramarinas. Ao longo de quase dois anos percorreram
Ada designação ao número de elementos que as constituíram, a Guiné, Cabo Verde, Angola e Moçambique, em várias digressões
tornando uma enumeração exaustiva praticamente impossível, até por a bordo do navio mercante “Vera Cruz” e em unidades navais.
manifesta ausência de informação fidedigna. Na realidade, as fontes No início da década de 80, sob a direcção do CTEN Manuel Maria
históricas só são razoavelmente seguras sobre esta matéria a partir Baltazar (1976-1987), a Banda da Armada ganhou uma consistente vi-
da primeira metade do século XVIII, e sibilidade junto da sociedade civil, cons-
indicam que, em Agosto de 1740, exis- tatando-se a sua merecida inclusão no
tia na Armada Real uma música intitu- grupo das melhores bandas filarmóni-
lada “Charamela”. O seu aparecimento cas do país. O contacto sistemático com o
coincide com um dos períodos áureos grande público foi o início de uma longa
da música em Portugal, em que a Or- sucessão de salas cheias e extraordinárias
questra de Câmara da Rainha D. Maria I inovações, prestigiando a Marinha atra-
apenas era suplantada, em dimensão e vés do virtuosismo, dedicação e talento
qualidade, pela do Papa. Do primeiro dos seus músicos. Na década seguinte,
maestro de que há memória histórica, já com o CFR José Joaquim Araújo Perei-
Caetano Tozzi, apenas se sabe que era ra como maestro (1987-2006), empreen-
italiano e músico da Câmara Real. deu várias deslocações pelo país e pelo
A 27 de Novembro de 1807, durante estrangeiro, todas com grande sucesso.
as invasões napoleónicas, a Banda da Destacam-se as actuações a França, por
Brigada Real da Marinha acompanhou ocasião do 5º Festival Internacional de
D. João VI e a Família Real na sua reti- Música Militar e aos EUA, onde parti-
rada para o Brasil. Tinha como regente cipou no XII Festival Internacional das
o italiano Pascoal Corvalini. Em 1821, Azáleas. Em 1998 actuou nas Bodas de
quando o soberano regressou ao reino, Diamante do IPO e em diversos eventos
voltaram apenas dois dos músicos, ten- no âmbito da Expo 98, entre os quais dois
do os restantes sido integrados na Ar- concertos que foram aplaudidos em apo-
mada Brasileira, criada por D. Pedro. teose por milhares de pessoas. Em todas
Em 1863, a Charanga, constituída por 27 executantes e dirigida por as actuações a Banda da Armada enalteceu a música portuguesa, de-
Arthur Reinhardt, acompanhou D. Fernando II a Bordéus, a bordo monstrando a sua vocação de serviço público e o papel fundamental
da Corveta “Mindelo”. É da responsabilidade deste monarca a vinda na preservação da tradição musical nacional. Por isso, em 1999 foi-lhe
para Portugal do maestro Mark Holzel, que passou a ser responsável concedida a Medalha de Ouro dos Serviços Distintos pelo Almirante
pela direcção de 20 músicos do Batalhão Naval. CEMA. No seu louvor enalteceu o “notável desempenho, inexcedível
A 3 de Abril de 1903 a Banda dos Marinheiros da Armada grava, no dedicação e vontade de bem servir, graças ao profissionalismo e ex-
Quartel do Corpo de Marinheiros, em Alcântara, aquele que é conside- celência dos seus músicos, do qual resultou lustre, honra e prestígio
rado o primeiro disco produzido em Portugal, um documento histórico para a Marinha.”
e fonográfico raríssimo. A capa contém o selo real e a inscrição “Oferta No último ano a direcção da Banda da Armada passou a estar a car-
do Maestro António Maria Chéu ao rei D. Carlos”. A gravação, efectua- go do CFR Carlos Silva Ribeiro que, na linha dos seus antecessores, a
da pela The Gramophone and Typewriter Ltd. de Londres, pretendia co- tem conduzido por padrões de alta qualidade e eficiência, executando
memorar a visita de Eduardo VII de Inglaterra a Portugal, através da programas atractivos e de reconhecida qualidade técnica, obtendo sig-
perenização de uma das mais notórias obras musicais relativas à iden- nificativos êxitos e suscitando o mais vivo e caloroso entusiasmo das
tidade nacional, os Cantos Populares Portuguezes nº2 de Rodriguez. audiências. Em Janeiro deste ano a Banda contava com 107 músicos,
Em 1922 a Banda dos Marinheiros da Armada integrou a viagem muitos dos quais com formação superior e com uma média etária de
oficial do presidente António José de Almeida, a bordo do navio 33 anos. Fruto do esforço de renovação e dinamização levado a cabo
“Porto”, para participar nas comemorações do 1º Centenário da nos últimos anos, os resultados reflectem-se no grande valor e visibi-
Independência do Brasil. Realizou diversos concertos no Rio de Ja- lidade nacional e internacional das suas actuações ao vivo e na cons-
neiro, com retumbante sucesso do público e da crítica, tendo como tante gravação e edição de CD’s. Na realidade, ao longo dos tempos
chefe o CTEN Artur Fernandes Fão. Durante os 35 anos da sua re- têm pertencido e continuam a despontar na Banda da Armada, vários
gência (1920-1955) a Banda dos Marinheiros da Armada é referida compositores de reconhecido mérito e alguns dos melhores instrumen-
em múltiplas Leis e Decretos-Lei, que provocam diversas reestru- tistas portugueses. O futuro vem, por isso, impregnado de esperança e
turações, abrangendo a designação, a composição, a forma de ad- de vontade determinada de perpetuar e prestigiar o legado cultural do
missão e os ajustamentos salariais dos músicos. país na Marinha, através da música.
Muitos foram os navios da Armada que fizeram uso de charan- Z
6 MARÇO 2007 U REVISTA DA ARMADA