Page 151 - Revista da Armada
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N.R.P. “Côrte-Real” é o navio-almirante
N.R.P. “Côrte-Real” é o navio-almirante
da Standing Nato Maritime Group 1
da Standing Nato Maritime Group 1
ão 1700 horas do dia 5 de Março de operações, o USS “Halyburton” (por troca (MCC) Northwood, os Comandantes dos
de 2009. O Comandante do NRP com o USS “Klakring”), o HNLMS “De Zeven navios da SNMG1, bem como elementos re-
“S“Côrte-Real”, CMG António Ma- Provincien” e o HMCS “Winnipeg”. presentantes da CTF 465 (Força da União Eu-
nuel Gonçalves Alexandre, comemora o seu A estadia em Souda Bay foi marcada pela ropeia - EU NAVFOR) e CTF 151 (Combined
44º aniversário, coincidindo a Force Counter Piracy, liderada
efeméride com a largada do na- pelos EUA).
vio da Base Naval de Lisboa, em Como não só de trabalho se
direcção ao Mediterrâneo, para ocupam os marinheiros em terra,
integrar o Standing Nato Mariti- e sendo conhecidos os laços for-
me Group 1 (SNMG1) e iniciar a tes de identidade própria propor-
primeira missão desta força naval cionados pelos eventos sociais
permanente da NATO nos mares agendados durante os períodos
do Sudeste Asiático, dando as- de estadia nos portos, o final do
sim seguimento ao conceito de dia 15 de Março foi preenchido
emprego acordado na Cimeira com vários convívios entre câ-
de Riga, que visa garantir a con- maras dos navios, com destaque
dução de operações militares, para a CPO’s Beer Call a bordo
com carácter expedicionário e do FGS “Emden”, e a Officers
capacidade logística sustentada, Call a bordo do FGS “Spessart”.
em áreas geo gráficas e ambien- O NRP “Côrte-Real” e o NRP “Álvares Cabral” em Augusta-Bay, Sicília, Itália. A noite terminou ao sabor de um
tes climatéricos muito exigen- apetitoso eggs and steak break-
tes, bem distintas da tradicional fast simpaticamente servidos a
Área de Responsabilidade do bordo do navio americano USS
“SACEUR”. “Klakring”.
O navio despediu-se de Lisboa Focada para a missão, a for-
e rumou para Oriente. Fazendo ça largou de Souda Bay no dia
jus ao seu espírito guerreiro, a 17 de Março, e prosseguiu em
guarnição da “Côrte-Real” lar- direcção ao Canal do Suez, dei-
gou motivada, após um frenéti- xando para trás o USS “Klakring”
co mês de Fevereiro em que tudo que terminaria aqui a sua partici-
foi intenso, não apenas pela par- pação na SNMG1. Foram 13 ho-
ticipação como navio-chefe no ras de longa travessia deste canal
exercício INSTREX 01/09, mas egípcio, debaixo do tradicional
também, e sobretudo, pelo exi- calor africano, onde, apesar das
gente aprontamento logístico e medidas de protecção própria
sanitário efectuado em simultâ- O CSNMG1 dá as boas-vindas ao NRP “Côrte-Real”. implementadas, se pôde apreciar
neo com a fase final do treino es- e acompanhar as características
pecífico, conduzido sob a égide da Equipa de Pré-sail Conference da Operação que con- paisagens que ligam o Mar Mediterrâneo ao
Avaliação e Treino da Flotilha (EAFLOT). duzirá pela primeira vez a SNMG1 a uma Mar Vermelho.
Atravessado o Estreito de Gibraltar e per- missão contra-pirataria (Operação Allied Pro- Durante o trânsito a Força aproveitou para
corrido o Mar Mediterrâneo em direcção à tector) e a um périplo pela região do Sudes- preparar e consolidar perícias visando a ope-
Sicília, Itália, o navio atracou a 9 de Março, te Asiático (Operação Pearl), e por uma série ração Allied Protector. Neste período teve
no cais NATO de Augusta-Bay, onde deu iní- de reuniões sectoriais entre os navios da for- igualmente lugar a fase de certificação do
cio ao processo de rendição das funções de ça. Marcaram presença naquele evento ele- helicóptero orgânico, Daxter, no emprego
navio-almirante da SNMG1. A 15 de Março, mentos do Maritime Component Command da metralhadora M3M. Esta arma veio, in-
já na Base Naval de Souda-Bay, questionavelmente, dotar o na-
na Ilha de Creta, Grécia, o Co- vio com uma capacidade de tiro
mandante da SNMG1, CALM estendida e poder de fogo ade-
José Pereira da Cunha, entrou quado para fazer face a acções
a bordo da fragata “Côrte-Real” de pirataria perpetradas contra a
e, após ter recebido as honras navegação mercante.
militares devidas, dirigiu-se à Pelas 0630 horas da manhã do
guarnição a quem deu as boas- dia 24 de Março, sob estado de
-vindas e apresentou os seus ob- alerta contra ameaça assimétrica
jectivos para a missão que agora estabelecido, o navio atravessou
se iniciava. o Estreito de Bab El Mandeb, che-
A SNMG1 passou a ser cons- gando, por fim, às águas mornas
tituída pelos NRP “Côrte-Real” do Golfo de Aden, área da ope-
(navio-almirante), SPS “Blas de ração Allied Protector. No dia
Lezo”, FGS “Spessart”, FGS “Em- de 25 de Março a “Côrte-Real”
den” e USS “Klakring”. Juntar- efectuou uma Brief Stop Fuelling
-se-iam mais tarde, já na área O CSNMG1 e o Comandante do NRP “Côrte-Real” durante estadia em Souda-Bay. (BSF) no porto do Djibouti, per-
REVISTA DA ARMADA U MAIO 2009 5