Page 151 - Revista da Armada
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N.R.P. “Côrte-Real” é o navio-almirante
                N.R.P. “Côrte-Real” é o navio-almirante

                    da Standing Nato Maritime Group 1
                    da Standing Nato Maritime Group 1

                ão 1700 horas do dia 5 de Março  de operações, o USS “Halyburton” (por troca  (MCC) Northwood, os Comandantes dos
                de 2009. O Comandante do NRP  com o USS “Klakring”), o HNLMS “De Zeven  navios da SNMG1, bem como elementos re-
         “S“Côrte-Real”, CMG António Ma-    Provincien” e o HMCS “Winnipeg”.   presentantes da CTF 465 (Força da União Eu-
         nuel Gonçalves Alexandre, comemora o seu   A estadia em Souda Bay foi marcada pela  ropeia - EU NAVFOR) e CTF 151 (Combined
         44º aniversário, coincidindo a                                                 Force Counter Piracy, liderada
         efeméride com a largada do na-                                                 pelos EUA).
         vio da Base Naval de Lisboa, em                                                  Como não só de trabalho se
         direcção ao Mediterrâneo, para                                                 ocupam os marinheiros em terra,
         integrar o Standing Nato Mariti-                                               e sendo conhecidos os laços for-
         me Group 1 (SNMG1) e iniciar a                                                 tes de identidade própria propor-
         primeira missão desta força naval                                              cionados pelos eventos sociais
         permanente da NATO nos mares                                                   agendados durante os períodos
         do Sudeste Asiático, dando as-                                                 de estadia nos portos, o final do
         sim seguimento ao conceito de                                                  dia 15 de Março foi preenchido
         emprego acordado na Cimeira                                                    com vários convívios entre câ-
         de Riga, que visa garantir a con-                                              maras dos navios, com destaque
         dução de operações militares,                                                  para a CPO’s Beer Call a bordo
         com carácter expedicionário e                                                  do FGS “Emden”, e a Officers
         capacidade logística sustentada,                                               Call a bordo do FGS “Spessart”.
         em áreas geo gráficas e ambien-  O NRP “Côrte-Real” e o NRP “Álvares Cabral” em Augusta-Bay, Sicília, Itália.  A noite terminou ao sabor de um
         tes climatéricos muito exigen-                                                 apetitoso eggs and steak break-
         tes, bem distintas da tradicional                                              fast simpaticamente servidos a
         Área de Responsabilidade do                                                    bordo do navio americano USS
         “SACEUR”.                                                                      “Klakring”.
           O navio despediu-se de Lisboa                                                  Focada para a missão, a for-
         e rumou para Oriente. Fazendo                                                  ça largou de Souda Bay no dia
         jus ao seu espírito guerreiro, a                                               17 de Março, e prosseguiu em
         guarnição da “Côrte-Real” lar-                                                 direcção ao Canal do Suez, dei-
         gou motivada, após um frenéti-                                                 xando para trás o USS “Klakring”
         co mês de Fevereiro em que tudo                                                que terminaria aqui a sua partici-
         foi intenso, não apenas pela par-                                              pação na SNMG1. Foram 13 ho-
         ticipação como navio-chefe no                                                  ras de longa travessia deste canal
         exercício INSTREX 01/09, mas                                                   egípcio, debaixo do tradicional
         também, e sobretudo, pelo exi-                                                 calor africano, onde, apesar das
         gente aprontamento logístico e                                                 medidas de protecção própria
         sanitário efectuado em simultâ-  O CSNMG1 dá as boas-vindas ao NRP “Côrte-Real”.  implementadas, se pôde apreciar
         neo com a fase final do treino es-                                              e acompanhar as características
         pecífico, conduzido sob a égide da Equipa de  Pré-sail Conference da Operação que con-  paisagens que ligam o Mar Mediterrâneo ao
         Avaliação e Treino da Flotilha (EAFLOT).  duzirá pela primeira vez a SNMG1 a uma  Mar Vermelho.
           Atravessado o Estreito de Gibraltar e per-  missão contra-pirataria (Operação Allied Pro-  Durante o trânsito a Força aproveitou para
         corrido o Mar Mediterrâneo em direcção à  tector) e a um périplo pela região do Sudes-  preparar e consolidar perícias visando a ope-
         Sicília, Itália, o navio atracou a 9 de Março,  te Asiático (Operação Pearl), e por uma série  ração Allied Protector. Neste período teve
         no cais NATO de Augusta-Bay, onde deu iní-  de reuniões sectoriais entre os navios da for-  igualmente lugar a fase de certificação do
         cio ao processo de rendição das funções de  ça. Marcaram presença naquele evento ele-  helicóptero orgânico, Daxter, no emprego
         navio-almirante da SNMG1. A 15 de Março,  mentos do Maritime Component Command  da metralhadora M3M. Esta arma veio, in-
         já na Base Naval de Souda-Bay,                                                 questionavelmente, dotar o na-
         na Ilha de Creta, Grécia, o Co-                                                vio com uma capacidade de tiro
         mandante da SNMG1, CALM                                                        estendida e poder de fogo ade-
         José Pereira da Cunha, entrou                                                  quado para fazer face a acções
         a bordo da fragata “Côrte-Real”                                                de pirataria perpetradas contra a
         e, após ter recebido as honras                                                 navegação mercante.
         militares devidas, dirigiu-se à                                                  Pelas 0630 horas da manhã do
         guarnição a quem deu as boas-                                                  dia 24 de Março, sob estado de
         -vindas e apresentou os seus ob-                                               alerta contra ameaça assimétrica
         jectivos para a missão que agora                                               estabelecido, o navio atravessou
         se iniciava.                                                                   o Estreito de Bab El Mandeb, che-
           A SNMG1 passou a ser cons-                                                   gando, por fim, às águas mornas
         tituída pelos NRP “Côrte-Real”                                                 do Golfo de Aden, área da ope-
         (navio-almirante), SPS “Blas de                                                ração Allied Protector. No dia
         Lezo”, FGS “Spessart”, FGS “Em-                                                de 25 de Março a “Côrte-Real”
         den” e USS “Klakring”. Juntar-                                                 efectuou uma Brief Stop Fuelling
         -se-iam mais tarde, já na área   O CSNMG1 e o Comandante do NRP “Côrte-Real” durante estadia em Souda-Bay.  (BSF) no porto do Djibouti, per-
                                                                                         REVISTA DA ARMADA U MAIO 2009  5
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