Page 154 - Revista da Armada
P. 154

o navio esteve “a seco” em manutenção na Dok  pela Flotilha e, característica comum às nossas  L (porões);
                          2
         VI do MARINE BEDRIJF , de forma a efectuar  guarnições, a vontade de manter, de forma per-    - A prancha de entrada é colocada no pavi-
         a instalação do transdutor do Sonar de Casco  manente e consistente, os navios em bom esta-  mento H;
         PHS-36, recuperar a estanqueidade das rado-  do de conservação.         Os compartimentos são designados da seguin-
            3
         mes  das antenas do Sistema                                                         te forma:
         de Comunicações Satélite                                                               - A estibordo, 1;
         SATCOM e afinar os senso-                                                               - A bombordo, 2;
         res de posição de passo dos                                                            - A meio navio, 0;
         hélices. Foi uma excelente                                                             - Atravessando vários pa-
         oportunidade para reconhe-                                                          vimentos, 5;
         cer as obras vivas e verificar                                                        De forma a diferenciar
         o seu estado geral.                                                                 os diversos compartimentos
                                                                                             existentes, é utilizada a se-
         O DEPARTAMENTO                                                                      guinte sequência como de-
                                                                                             signação LA (NBCD).
         DE PROPULSÃO                                                                         A título de exemplo:
         E ENERGIA                                                                            -  2H10 é um comparti-
           O Departamento de Pro-                                                            mento situado na zona 2,
         pulsão e Energia (DPE) é                                                            pavimento H e é o 1º com-
         chefiado por um Capitão-Te-                                                          partimento deste tipo (nº se-
         nente, da classe de Engenheiros Navais do ramo   Em relação ao treino realizado, realça-se a  quencial) a meio navio. Esta designação é a de
         Mecânica, e é constituído por três serviços:    intensidade do planeamento proposto com sé-  compartimento de acesso (hall);
           - Limitação de Avarias e Mecânica, chefiados  ries em simultâneo ou com início e fim con-  -  2H10.12 é um compartimento situado na vi-
         por dois oficiais subalternos da classe de Enge-  correntes.           zinhança do acesso 2H10 e é o 1º compartimen-
         nheiros Navais do ramo Mecânica, e;  Este treino foi crucial para o DPE, permitindo  to de vante para ré situado a bombordo deste.
           - Electrotecnia, chefiado por um oficial subal-  uma aproximação ao treino que será efectua do   -  4L15 é um compartimento situado na zona
         terno da classe de Serviço Técnico.  no POST, devido ao nível de exigência dos ava-  4, no pavimento L, o 1º deste tipo e atravessa di-
           O DPE integra igualmente um Sargento-Aju-  liadores e ao seu profundo conhecimento do  versos pavimentos. Esta designação pertence à
         dante da classe de Maquinistas Navais que tem  navio. O resultado foi muito satisfatório apesar  casa dos motores.
         como encargo principal o controlo integrado das  do pouco tempo de navio que a nossa guarni-
         actividades de manutenção do departamento.  ção tem à data.           CONDIÇÕES DE ESTANQUEIDADE
           As diversas secções dos serviços de bordo, são   No final o NRP Bartolomeu Dias concluiu   No NRP “Bartolomeu Dias” estão definidas
         chefiadas por nove Sargentos e compreendem  com sucesso o SARC3 Plus.   quatro condições de estanqueidade a líquidos
         vinte e três praças, totalizando o DPE o total de   É convicção do staff CNLSTC que o coman-  ou watertight (WT), duas condições de estan-
         trinta e oito militares.           do e a guarnição se encontram bem preparados  queidade a gases ou gastight (GT) e duas con-
                                            para responder às exigências da próxima fase de  dições especiais. Cada condição é definida por
         AS ACÇÕES DE TREINO                treino nacional. Ficaram bem patentes o entu-  uma letra ou cor específica.
         NA PERSPECTIVA DO DPE              siasmo e a receptividade às recomendações do  Condições Watertight
           Com o objectivo de maximizar o desempe-  staff, o que permitiu uma rápida evolução na   A condição de estanqueidade “X” tem como
         nho durante o PTS, realizaram-se acções inter-  maior parte das áreas. Em suma, a guarnição  objectivo estabelecer a estanqueidade entre os
         nas de preparação focando principalmente as  demonstrou ter o potencial necessário para en-  pavimentos inferiores do navio, onde o risco de
         áreas da Segurança para Navegar e Limitação  frentar com sucesso o treino nacional e poste-  alagamento é superior. É estabelecida em con-
         de Avarias.                        riormente o POST.                  dição geral 2/3/4/5 (navio a navegar, fundeado
           Executaram-se vários exercícios, com par-                           ou atracado).
         ticular incidência nas áreas de Limitação de  A PLATAFORMA              A condição de estanqueidade “Y” tem como
         Avarias (Emergências a Navegar e no Porto),   O navio é construí do em duas secções prin-  objectivo estabelecer a estanqueidade entre os
         Electricidade (Switch Board Drills) e Mecânica  cipais, cada uma com três zonas e 9 zonas dife-  compartimentos abaixo do Pavimento H e é es-
         (Machinery Breakdown Drills), suportados nos  rentes para ventilação. As zonas estão divididas  tabelecida em condição geral 2/3/5 (a navegar
         conhecimentos adquiridos na fase do treino a  em termos de compartimentação estanque à  e atracado, em situações especiais).
         bordo, realizado em Novembro de 2008 (On-  entrada de água (watertight).  A condição de estanqueidade “Y” deverá ser
         Board Training).                     Em termos genéricos, a linha de água situa-  estabelecida em condição 2 em situações em
           O principal objectivo do PTS foi testar a capa-  se abaixo do pavimento H, o único pavimen-  que existe um acréscimo do risco de colisão
         cidade do navio operar em segurança. Este ob-  to onde é possível a passagem longitudinal por  ou sinistro.
         jectivo foi alcançado, tendo a guarnição conse-  todo o navio. A numeração para os restantes pa-  A condição de estanqueidade “Z” tem como
         guido cumprir com o Command Aim (Navegar e  vimentos tem como referência este pavimento.  objectivo estabelecer a estanqueidade em todo
         cumprir com as missões em segurança), presente  Subindo até ao pavimento A e descendo até ao  o navio, em preparação para combate.
         nas nossas mentes desde o inicio de 2008, altura  pavimento L (porões e tanques).   Condições Gastight
         em que a “cruzada” foi iniciada.     Considerando uma compartimentação mais   Na iminência de ataque nuclear, biológico ou
           Um mês após a recepção do navio, a 16 de  eficaz para o combate a eventuais incêndios,  químico, o navio tem a capacidade de se tornar
         Fevereiro, iniciámos a realização do SARC3  as zonas 2 e 5 são sub-divididas nas zonas 2a,  estanque a gases e partículas. Para cumprir este
         Plus.                              2b e 5a, 5b.                       requisito deverá implementar a condição de es-
           De acordo com o transmitido pela equipa de   A numeração das balizas é efectuada de ré  tanqueidade A, permitindo uma sobrepressão
                       4
         avaliação holandesa , o navio apresentou -se, de  para vante .        interna na ordem de 5 mbar, sendo a entrada na
                                                   5
         um modo geral, com bons padrões de limpeza   A numeração de compartimentos é diferente  cidadela (interior do navio) efectuada através de
         e segurança para navegar, atingindo padrões, no  da utilizada na maioria dos nossos navios, sen-  uma Estação de Descontaminação.
         que respeita por exemplo, aos espaços de má-  do constituída pelas seguinte regra:  A condição de estanqueidade “A” (Laranja)
         quinas, que referiram ser de difícil alcance por     - Zonas marcadas de vante para ré (1 a 6);  tem como objectivo estabelecer a cidadela do
         parte dos seus próprios navios. Ao facto não é     - Pavimentos numerados desde o pav. B (pa-  navio. É utilizada em Postos de Combate (con-
         alheio, o treino nacional previamente executado  vimento do STIR) para baixo até ao pavimento  dição geral 1) em conjunto com a condição

         8  MAIO 2009 U REVISTA DA ARMADA
   149   150   151   152   153   154   155   156   157   158   159