Page 153 - Revista da Armada
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bordo assumindo o controlo do “Ire- acontecem actos de pirataria. A costa
ne E M”. O navio passou a deman- leste da Somália é hoje em dia local
dar a costa norte da Somália, onde, igualmente apetecido e alvo de recen-
tudo indica, permanecerá enquanto tes ataques. Tal é o caso do mediáti-
decorrerem as negociações para o co navio “Maersk Alabama”,de pavi-
seu resgate. Vem-se verificando que, lhão norte-americano, que no dia 8 de
regra geral, as tripulações costumam Abril, após a aproximação de três “ski-
ser bem tratadas, não havendo, até ffs” foi hijacked, a cerca de 400 milhas
ao momento, qualquer registo de in- a leste da capital Mogadíscio. A inter-
cidentes que possam pôr em perigo a venção do governo norte-americano,
vidas das pessoas raptadas. que considerou esta uma situação de
Outro caso recente de hijacking interesse nacional, levou ao empenha-
ocorreu no passado dia 11 de Abril, mento de forças navais para o local e,
pelas 14h locais, e diz respeito ao re- através do recurso a forças especiais,
bocador “Buccaneer”, que se encon- navio e Comandante, foram, como é
trava a navegar vindo do Mar Verme- agora do conhecimento público, res-
lho em direcção à entrada oeste do gatados com sucesso.
IRTC, quando foi alvo de ataque. O Neste momento encontram-se sob
SPS “Blas de Lezo” escoltava o “Star controlo dos piratas Somalis um to-
Clipper” quando, a cerca de 85 mi- tal de dezanove embarcações, con-
lhas de distância, o rebocador de pa- centrando-se a sua maioria junto da
vilhão italiano reportou, via VHF, que costa leste.
estava a ser perseguido por duas “ski- Durante o fim-de-semana de Pás-
ffs” e que estas se aproximavam a alta coa, um artigo escrito por uma jorna-
velocidade. O “Buccaneer”, a rebocar lista da Agência Reuters embarcada
duas plataformas e com velocidade na “Côrte-Real”, desencadeou o inte-
máxima disponível 7 nós, pouco pôde resse dos media nacionais, passando
fazer e não conseguiu sequer colo- a pirataria na Somália a estar na or-
car em prática as manobras correntes dem do dia.
de evasão a este ataque, deixando-se A guarnição da fragata “Côrte-Re-
apoderar por debaixo de fogo das ar- al” encontra-se motivada e orgulho-
mas dos piratas, que rapidamente e sa com a oportunidade de participar
sem grande esforço entraram a bordo. nesta operação real, na salvaguarda
Com o navio tomado e divergido em da segurança desta importante rota
direcção à cidade de Bosasso, no norte marítima entre a Europa e o Oriente,
da Somália, apenas restavam aos na- contra uma das ameaças emergentes
vios da SNMG1, o acompanhamento do século XXI.
à distância de mais uma situação de Z
pirataria consumada. (Colaboração do COMANDO
Mas não só no Golfo de Aden DO NRP “CÔRTE-REAL”)
NRP “Bartolomeu Dias”
NRP “Bartolomeu Dias”
O nosso navio é, para nós, o melhor de da organização para a normal operação da pla- GRAR. Esta ferramenta, embora ainda em per-
todos. 1 taforma e para a eficaz resposta à emergência, manente actualização e desenvolvimento, tem-
de forma a manter a integridade da plataforma -se revelado de extrema utilidade e de interesse
“O crucial para a utilização operacional do navio.
nosso navio é a nossa segunda em tempo de paz ou numa situação de comba-
casa”. Para os milita-
O navio cumpriu, até ao momen-
res que integram a 1ª
guarnição tem sido assim desde a to, dois programas de treino:
- o Plano de Treino de Segurança
chegada a bordo no passado dia 16 (PTS) sob a égide da Flotilha, focan-
de Janeiro de 2009. do principalmente as áreas da Se-
O desafio foi (é) grande. Iniciou -se gurança para Navegar e Limitação
com a integração numa plataforma de Avarias, e;
que apesar de ter semelhanças con- - o SARC3 Plus, rea lizado sob di-
ceptuais evidentes com as nossas recção do Commander NL Seatrain
fragatas classe “Vasco da Gama”, Command (CNLSTC), com modelo
revela diferenças substanciais ao ní- holandês, com o objectivo de iniciar
vel do desenho dos sistemas e do a preparação do navio para o trei-
controlo e gestão da informação, e no mais exigente que se avizinha, o
continua com a exploração funcio- POST (Portuguese Operational Sea
nal do navio nas várias vertentes de Training).
utilização. te, são outras facetas do trabalho que tem vindo No dia 3 de Março, efectuou, com sucesso, o
A criação do detalhe administrativo, a defini- a ser desenvolvido. lançamento vertical de um míssil Sea Sparrow
ção de uma estrutura consolidada e funcional Outro desígnio permanente e estratégico tem contra um alvo aéreo teleguiado.
de normas, a definição e a operacionalização sido a integração da aplicação informática SIN- Recentemente, entre 23 de Março e 3 de Abril,
REVISTA DA ARMADA U MAIO 2009 7