Page 155 - Revista da Armada
P. 155
“Z”, tomando a designação de “ZA”. Comple- Sistema fixo de Halon 1301 o movimento do veio da turbina de potência
mentarmente é igualmente estabelecida a con- As Casas das Turbinas, Motores e Geradores para o veio propulsor, um travão para frenar o
dição de estanqueidade “M”, de forma a isolar são dotadas de um sistema fixo de extinção de veio propulsor e a caixa redutora, uma linha
a ventilação dos com- de veios e um héli-
partimentos fora da ci- ce de passo variável.
dadela com o exterior Quanto a máquinas
e entre os espaços de propulsoras:
máquinas. - Duas turbinas
Condições Especiais compreendendo cada,
A condição de es- um gerador de gases
tanqueidade “Verme- Rolls Royce, tipo Spey
lho”, tem como ob- SM1A, com potência
jectivo estabelecer a máxima de 14 MW,
estanqueidade neces- limitada a 12,75 MW
sária para fazer face e uma turbina de po-
a um possível sinistro tência Rolls Royce,
originado por colisão tipo 1C, com potência
ou embate, sem pré-aviso. É executada por to- incêndios por inundação de Halon 1301, possi- máxima de 18 MW.
dos os elementos da guarnição que deverão fe- bilitando assim dois disparos para cada espaço. - Dois motores Diesel Stork Wartsilä, tipo
char imediatamente todas as aberturas na sua O paiol das tintas é igualmente dotado de um 12SW280, com 3680 MW de potência máxi-
vizinhança com a marcação VERMELHO (faixa sistema deste tipo, mas de disparo automático ma a 1000 rpm;
vermelha no canto). por temperatura excessiva no interior. A instalação poderá ser comandada da Pon-
A condição de estanqueidade “P” serve para te (Direct Mode), na Central de Comando e
efectuar a proibição de circulação no exterior e ESTABILIDADE Controlo da Plataforma (Telegraph Mode) e
estabelecer o regime de ocultação de luzes em O navio cumpre com os critérios estabe- localmente em caso de avaria.
todo o navio. lecidos internacionalmente para este tipo de
plataforma nas diversas condições de carre- PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
SISTEMAS DE COMBATE gamento, de navio leve a navio carregado, DE ENERGIA
A INCÊNDIOS condições de carregamento para docagem e Existem dois quadros principais, denomina-
Circuito de incêndios estabilidade em avaria. As suas principais ca- dos Q. Principal AV e Q. Principal AR com dois
O circuito de incêndios estende-se através de racterísticas são: Grupos Electrogéneos por quadro principal, com
dois ramais (alto a EB e baixo a BB) e é alimenta- - Comprimento de fora a fora: 122,3 m; potência máxima de 650kW fornecida por cada
do por três bombas de incêndios com 200 m /h - Comprimento entre perpendiculares: gerador. Existe ainda uma caixa de ligação a ter-
3
cada e uma bomba de serviço de 60 m /h man- 114,4 m; ra em cada quadro.
3
tendo a pressão a cerca de 8 a 10 bar. - Boca: 14,4 m; As facilidades de energia eléctrica fornecidas
Sistema de chuveiros (sprinklers) - Deslocamento de navio leve: 2.789 ton; são: 440V 60Hz 3 trifásica; 440V 400Hz; 115V
O sistema cobre compartimentos da área do - Deslocamento normal de operação: 3.384 60 Hz; 220V 60Hz; 24/28V DC.
DAE (paióis de munições, torpedos, munições ton;
da arma Goalkeeper, munições SRBOC) e da - Deslocamento máximo: 3.415 ton; O FUTURO
área do DPE (escotilhas de acesso aos espaços De forma a operar a plataforma em condi- Avizinham-se outros desafios. Em breve, a rea-
de máquinas). ções de estabilidade intacta ou em avaria, o lização de um treino em Portugal com a vertente
Sistema de inundação por espuma IMCS possui uma ferramenta que permite que operacional (PTB) e o culminar do nosso treino
Existem três tipos de sistemas a bordo, um tan- após a inserção de diversos dados, sejam efec- operacional, o POST (Portuguese Operational
que de diafragma com capacidade para a Casa tuados cálculos de estabilidade intacta ou em Sea Training) a realizar nos meses de Junho e Ju-
dos Geradores, Casa das Bombas do Heli, Han- avaria, bem como a medição automática das lho em Plymouth, UK.
gar e canhão de espuma do convés de voo, um marcas de calado. “A sorte protege os audazes”, é uma frase
tanque de espuma para os dois principais espa- sobejamente pronunciada na nossa instituição
ços de máquinas (Casa das Turbinas e Casa dos PROPULSÃO mas que todos esperamos que traduza o nosso
Motores) e tanques prontos a usar como sistemas A propulsão é do tipo CODOG (Combined futuro próximo. A sorte ir-se-á procurar de for-
semi-fixos equipados com agulhetas de 20 mm Diesel or Gas) e possui duas linhas de veios ma obstinada para que de forma audaz sejam
para primeira interven- ultrapassadas as difi-
ção nos espaços de má- culdades que o destino
quinas. apresente, sempre com
Sistema de esgoto o objectivo de melho-
Existem a bordo di- rar o desempenho do
versos sistemas de for- nosso navio.
ma a esgotar a even tual Z
entrada involuntária de (Colaboração do
água: ejectores fixos, COMANDO DO NRP
bombas de esgoto de “BARTOLOMEU DIAS”)
porões e ejectores por- Turbina de gás, Rolls Royce tipo Spey SM1A. Motores Diesel Stork Wartsilä. Notas
1
CTEN Morais Sarmento,
táteis. Todos os compar- Rio Lima – O seu navio e os
timentos do pavimento K estão equipados com compreendendo um motor Diesel, uma tur- seus heróis – 1964.
um ejector fixo alimentado pelo circuito de in- bina de gás, uma caixa redutora que compre- 2 CTEN Morais Sarmento, Rio Lima – O seu navio e os
cêndios. As bombas de esgoto de emergência, ende uma embraiagem do tipo SSS-coupling seus heróis – 1964.
situadas nas principais casas de máquinas são para acoplar e desacoplar automaticamente a 3 4 Cúpulas.
O navio embarcou um staff de cerca de quinze militares
constituídas pelas bombas de incêndios nº1 e turbina de gás e uma embraiagem de fricção holandeses, chefiado por um CMG.
nº3 (200 m /h) e bomba de arrefecimento de multi-discos para o motor Diesel propulsor, um 5 Principio derivado do facto da antiga construção dos na-
3
água salgada de BB (100 m /h). sistema de redução por carretos para transmitir vios ser efectuada do painel de popa para vante.
3
REVISTA DA ARMADA U MAIO 2009 9