Page 155 - Revista da Armada
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“Z”, tomando a designação de “ZA”. Comple-  Sistema fixo de Halon 1301  o movimento do veio da turbina de potência
         mentarmente é igualmente estabelecida a con-  As Casas das Turbinas, Motores e Geradores  para o veio propulsor, um travão para frenar o
         dição de estanqueidade “M”, de forma a isolar  são dotadas de um sistema fixo de extinção de  veio propulsor e a caixa redutora, uma linha
         a ventilação dos com-                                                                  de veios e um héli-
         partimentos fora da ci-                                                                ce de passo variável.
         dadela com o exterior                                                                  Quanto a máquinas
         e entre os espaços de                                                                  propulsoras:
         máquinas.                                                                                - Duas turbinas
         Condições Especiais                                                                    compreendendo cada,
           A condição de es-                                                                    um gerador de gases
         tanqueidade “Verme-                                                                    Rolls Royce, tipo Spey
         lho”, tem como ob-                                                                     SM1A, com potência
         jectivo estabelecer a                                                                  máxima de 14 MW,
         estanqueidade neces-                                                                   limitada a 12,75 MW
         sária para fazer face                                                                  e uma turbina de po-
         a um possível sinistro                                                                 tência Rolls Royce,
         originado por colisão                                                                  tipo 1C, com potência
         ou embate, sem pré-aviso. É executada por to-  incêndios por inundação de Halon 1301, possi-  máxima de 18 MW.
         dos os elementos da guarnição que deverão fe-  bilitando assim dois disparos para cada espaço.   -  Dois motores Diesel Stork Wartsilä, tipo
         char imediatamente todas as aberturas na sua  O paiol das tintas é igualmente dotado de um  12SW280, com 3680 MW de potência máxi-
         vizinhança com a marcação VERMELHO (faixa  sistema deste tipo, mas de disparo automático  ma a 1000 rpm;
         vermelha no canto).                por temperatura excessiva no interior.  A instalação poderá ser comandada da Pon-
           A condição de estanqueidade “P” serve para                          te (Direct Mode), na Central de Comando e
         efectuar a proibição de circulação no exterior e  ESTABILIDADE        Controlo da Plataforma (Telegraph Mode) e
         estabelecer o regime de ocultação de luzes em   O navio cumpre com os critérios estabe-  localmente em caso de avaria.
         todo o navio.                      lecidos internacionalmente para este tipo de
                                            plataforma nas diversas condições de carre- PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
         SISTEMAS DE COMBATE                gamento, de navio leve a navio carregado,  DE ENERGIA
         A INCÊNDIOS                        condições de carregamento para docagem e   Existem dois quadros principais, denomina-
         Circuito de incêndios              estabilidade em avaria. As suas principais ca-  dos Q. Principal AV e Q. Principal AR com dois
           O circuito de incêndios estende-se através de  racterísticas são:   Grupos Electrogéneos por quadro principal, com
         dois ramais (alto a EB e baixo a BB) e é alimenta-  - Comprimento de fora a fora: 122,3 m;  potência máxima de 650kW fornecida por cada
         do por três bombas de incêndios com 200 m /h   - Comprimento entre perpendiculares:  gerador. Existe ainda uma caixa de ligação a ter-
                                        3
         cada e uma bomba de serviço de 60 m /h man-  114,4 m;                 ra em cada quadro.
                                    3
         tendo a pressão a cerca de 8 a 10 bar.  - Boca: 14,4 m;                 As facilidades de energia eléctrica fornecidas
         Sistema de chuveiros (sprinklers)    - Deslocamento de navio leve: 2.789 ton;  são: 440V 60Hz 3 trifásica; 440V 400Hz; 115V
           O sistema cobre compartimentos da área do   - Deslocamento normal de operação: 3.384  60 Hz; 220V 60Hz; 24/28V DC.
         DAE (paióis de munições, torpedos, munições  ton;
         da arma Goalkeeper, munições SRBOC) e da   - Deslocamento máximo: 3.415 ton;  O FUTURO
         área do DPE (escotilhas de acesso aos espaços   De forma a operar a plataforma em condi-  Avizinham-se outros desafios. Em breve, a rea-
         de máquinas).                      ções de estabilidade intacta ou em avaria, o  lização de um treino em Portugal com a vertente
           Sistema de inundação por espuma  IMCS possui uma ferramenta que permite que  operacional (PTB) e o culminar do nosso treino
           Existem três tipos de sistemas a bordo, um tan-  após a inserção de diversos dados, sejam efec-  operacional, o POST (Portuguese Operational
         que de diafragma com capacidade para a Casa  tuados cálculos de estabilidade intacta ou em  Sea Training) a realizar nos meses de Junho e Ju-
         dos Geradores, Casa das Bombas do Heli, Han-  avaria, bem como a medição automática das  lho em Plymouth, UK.
         gar e canhão de espuma do convés de voo, um  marcas de calado.          “A sorte protege os audazes”, é uma frase
         tanque de espuma para os dois principais espa-                        sobejamente pronunciada na nossa instituição
         ços de máquinas (Casa das Turbinas e Casa dos  PROPULSÃO              mas que todos esperamos que traduza o nosso
         Motores) e tanques prontos a usar como sistemas   A propulsão é do tipo CODOG (Combined  futuro próximo. A sorte ir-se-á procurar de for-
         semi-fixos equipados com agulhetas de 20 mm  Diesel or Gas) e possui duas linhas de veios  ma obstinada para que de forma audaz sejam
         para primeira interven-                                                                ultrapassadas as difi-
         ção nos espaços de má-                                                                 culdades que o destino
         quinas.                                                                                apresente, sempre com
           Sistema de esgoto                                                                    o objectivo de melho-
           Existem a bordo di-                                                                  rar o desempenho do
         versos sistemas de for-                                                                nosso navio.
         ma a esgotar a even tual                                                                              Z
         entrada involuntária de                                                                       (Colaboração do
         água: ejectores fixos,                                                                    COMANDO DO NRP
         bombas de esgoto de                                                                      “BARTOLOMEU DIAS”)
         porões e ejectores por-  Turbina de gás, Rolls Royce tipo Spey SM1A.  Motores Diesel Stork Wartsilä.  Notas
                                                                                                  1
                                                                                                   CTEN Morais Sarmento,
         táteis. Todos os compar-                                                               Rio Lima – O seu navio e os
         timentos do pavimento K estão equipados com  compreendendo um motor Diesel, uma tur-  seus heróis – 1964.
         um ejector fixo alimentado pelo circuito de in-  bina de gás, uma caixa redutora que compre-  2  CTEN Morais Sarmento, Rio Lima – O seu navio e os
         cêndios. As bombas de esgoto de emergência,  ende uma embraiagem do tipo SSS-coupling   seus heróis – 1964.
         situadas nas principais casas de máquinas são  para acoplar e desacoplar automaticamente a   3 4  Cúpulas.
                                                                                  O navio embarcou um staff de cerca de quinze militares
         constituídas pelas bombas de incêndios nº1 e  turbina de gás e uma embraiagem de fricção   holandeses, chefiado por um CMG.
         nº3 (200 m /h) e bomba de arrefecimento de  multi-discos para o motor Diesel propulsor, um   5  Principio derivado do facto da antiga construção dos na-
                 3
         água salgada de BB (100 m /h).     sistema de redução por carretos para transmitir   vios ser efectuada do painel de popa para vante.
                            3
                                                                                         REVISTA DA ARMADA U MAIO 2009  9
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