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O NRP “Bartolomeu Dias” no
                      O NRP “Bartolomeu Dias” no
           Operational Sea Training (OST) - Plymouth
           Operational Sea Training (OST) - Plymouth


         PREPARATIVOS                       D. Santiago Bolibar Pimeiro.       de coordenação da batalha interna e exter-
                                              Durante a nossa permanência naquele  na são postas à prova num cenário multi-
         O
               aprontamento de um navio para a  porto, cruzámo-nos com o KNM “Helge  -ameaça. Para esta primeira guerra, tivemos
               execução de um OPERATIONAL  Ings tad”, quarto navio da classe Nansen,  a excelente oportunidade de ter participa-
               SEA TRAINING (OST)  - Plymouth   construído localmente e em fase final de tes-
         (Reino-Unido da Grã-Bretanha e da Irlan-  tes para entrega à Marinha Norueguesa.   do na série com o maior número de meios
                                                                               envolvidos do último ano – 9 unidades de
         da do Norte), pela sua complexidade e exi-  Após a atracação no cais 7 da Base Na-  superfície com helicópteros orgânicos, um
         gência, constitui uma árdua tarefa que exige  val de Devonport, no dia 18 de Junho, efec-  submarino, um avião E3A (os conhecidos
         planeamento, agregação de esforços, forte  tuadas todas as reuniões que antecedem a  AWACS), várias aeronaves atacantes (Hawks
         coesão e interdependência departamental.  inspecção inicial (Material and Safety Che-  e Falcons) e helicópteros vindos da base
           O aprontamento de um navio acabado de  ck - MASC), foram concluídos os pormeno-  aérea de Culdrose. Como nota de rodapé,
         chegar à Esquadra, diferente na sua estrutu-  res finais para que o navio estivesse ao seu  refira-se a participação de dois navios Aus-
         ra, desenho e filosofia de utilização, das que  melhor nível.           tralianos (HMAS “Sidney” e HMAS “Balla-
         ao longo de quinze                                                                       rat”) que se encon-
         anos têm vindo a                                                                         travam a frequentar
         frequentar o OST -                                                                       uma versão reduzi-
         requereu, desde o                                                                       Foto 1SAR FZ Pereira  da do OST.
         dia da sua entrega
         á Marinha, um tra-                                                                       1ª E 2ª SEMA-
         balho particular de                                                                      NA DE MAR
         preparação mate-
         rial e de motivação                                                                       Após o impac-
         da Guarnição.                                                                            te inicial da ava-
           Nesta fase de                                                                          liação começou a
         preparação e por                                                                         correcção dos fa-
         motivos relacio-                                                                         migerados “pick-
         nados com o em-                                                                          -up points – items
         penhamento do                                                                            a rever”. Através
         navio, não foi pos-                                                                      de uma cuidada
         sível efectuar em                                                                        análise e distribui-
         toda a extensão,                                                                         ção de todos os re-
         antes da largada do                                                                      latórios recebidos
         navio, o tradicional                                                                     pelo navio, as cor-
         plano de treino de                                                                       recções foram sen-
         operacional.                                                                             do implementadas
                                            MASC – 1ª SEMANA TERRA             de uma forma célere e eficaz. Apesar de
         LARGADA                                                               algumas alterações efectuadas na organi-
                                              “Não há segunda oportunidade para cau-  zação interna do navio, para responder a
           Quando no dia 16 de Junho 2009, cinco  sar uma boa primeira impressão” – Esta frase  necessidades detectadas durante a primei-
         meses após a recepção do navio pela Ma-  repetida inúmeras vezes, assenta como uma  ra semana de mar, o detalhe elaborado um
         rinha, largámos para Plymouth, tínhamos  luva a este importante dia. Após o embar-  ano antes mostrou-se adequado para fazer
         consciência do desafio. No entanto, optá-  que do Commander Sea Training, Comman-  face à grande maioria das situações colo-
         mos por encará-lo como uma oportunidade  der Ian Graham, acompanhado de mais 60  cadas durante o período de treino. A nível
         para crescermos sabendo quão fundamental  elementos do FOST, deu-se inicio à sequên-  de equipamentos recuperaram-se alguns
         seria este treino para adquirir todas as va-  cia de eventos planeada para esta importan-  equipamentos críticos que tinham condi-
         lências necessárias a um navio combatente,  te série tendo sido alcançado no final um  cionado o desempenho durante o MASC e
         pronto a ser empregue em qualquer cená-  resultado positivo, permitindo assim que o  a anterior guerra de quinta-feira.
         rio operacional.                   navio fosse considerado seguro para prosse-  Na segunda semana, face à presença de
                                            guir o treino. Durante o resto desta primeira  dois navios com capacidades de defesa aé-
         TRÂNSITO                           semana de terra foram realizadas várias pa-  rea de área – HNLMS “Tromp” e FGS “Hes-
                                            lestras por elementos do Staff e efectuadas  sen”, foi notório um aumento no enfoque
           Durante o trânsito para Inglaterra foi ne-  algumas séries simuladas para correcção  da componente AAW, com quase todos os
         cessário efectuar uma paragem logística,  de erros frequentes em navios que reali-  meios ao dispor do OST a efectuarem “rai-
         de apenas algumas horas, no porto de Fer-  zam o OST. Conforme é prática actual nos  ds” sucessivos à força, de forma a saturar as
         rol (Espanha) para embarcar munições de  planos de treino, mesmo durante a semana  capacidades destas Unidades Navais. Cola-
         exercício de 76mm para a Peça OTO-ME-  de terra, os navios participam na chamada  teralmente, esta disponibilidade invulgar de
         LARA. A colaboração das autoridades es-  “guerra de quinta-feira – Thursday Weekly  meios aéreos revelou-se numa mais-valia
         panholas e as condições favoráveis para a  War”, série onde todo o treino é posto em  para o navio traduzindo-se no aumento da
         realização desta faina permitiram que todo  prática. Durante oito horas, todos os navios  qualidade do treino realizado e revelando
         o planeamento fosse cumprido sem atrasos.  participantes executam um cenário tipifica-  a “Bartolomeu Dias” como um parceiro a
         O Comandante foi recebido pelo Director  do com impactes simulados, feridos e per-  ter em conta na defesa da TG (task group
         do Arsenal Militar de Ferrol, Vice-Almirante  da de equipamentos, onde as capacidades  – grupo tarefa).

         6  SETEMBRO/OUTUBRO 2009 U REVISTA DA ARMADA
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