Page 300 - Revista da Armada
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um período inicial de adaptação, rapidamente   CURSO “D. RODRIGO DE SOUSA   nhos a puxar cabos e às palavras que aprendi
         mostraram uma melhoria de desempenho e a   COUTINHO” - 2º ANO         em português, nunca esquecerei a minha expe-
         vontade de conhecer mais. Foram também re-                            riência a bordo da “SAGRES”.”
         alizadas palestras sobre a organização de bor-  “Os primeiros dias foram muito difíceis. A bar-  As palavras anteriores resultam da tradução
         do e sobre as competências dos vários serviços.  reira linguística, todas as tarefas manuais e os co-  de um texto incluído no jornal “A BARCA”,
         Além disso, tiveram oportunidade de assistir                              normalmente publicado a bordo da “Sa-
         a vários exercícios. Dentre estes, merecem                                gres”, quando o navio executa missões
         destaque: os exercícios de homem ao mar,                                  mais prolongadas. São o testemunho da
         exercícios de limitação de avarias, aproxi-                               cadete Cáceres, da Marinha Canadiana,
         mações para reabastecimento, exercícios                                   que acompanhou parte da Viagem de Ins-
         de comunicações e tiro com as peças de                                    trução do 2º ano da Escola Naval, tendo
         40 mm e 76 mm. Foi ainda possível aos                                     embarcado em Boston e desembarcado
         alunos assistir a exercícios de cooperação                                em Lisboa. Testemunhos semelhantes fo-
         entre a Marinha e a Força Aérea Portugue-                                 ram apresentados pelos outros onze ca-
         sa. Nestes, os helicópteros, um “Puma” e                                  detes e oficiais de Marinhas estrangeiras
         um “Merlin”, efectuaram treino para acções                                que tiveram oportunidade de fazer algu-
         de busca e salvamento, usando os navios                                   mas das tiradas desta viagem.
         como plataformas de recolha de sinistrados. Fi-  nhecimentos a nível da manobra revelavam-se   A mencionada viagem de instrução decorreu
         nalmente, os cadetes tiveram oportunidade de  deveras intimidativas. Felizmente, a minha per-  no período compreendido entre 30 de Maio e
         assistir a acções de fiscalização de pescas.  cepção alterou-se na medida em que a guarni-  22 de Agosto de 2009. Em termos estatísticos
           À passagem junto à Ponta de Sagres, cade-  ção me recebeu de coração aberto, como mais  foram apurados os seguintes resultados:
         tes e guarnição de ambos os navios for-                                   - Duração da missão: 2018h00m
         maram para as honras previstas na Orde-                                   - Atracado: 654h40m – 32,5%
         nança do Serviço Naval, sendo lida uma                                    - Fundeado: 92h30m – 4,5%
         alocução alusiva ao Infante D. Henrique                                   - A navegar: 1270h50m – 63%
         e aos descobrimentos.                                                     -  Navegação à vela: 598h53m – 47,1%
           Os navios praticaram vários fundea-                                     -  Navegação a motor: 671h57m –
         douros: Peniche, Sesimbra e Porto Santo,                                   52,9%
         tendo ainda atracado nos portos de Porti-                                 - Milhas percorridas: 7459
         mão e Funchal.                                                            - À vela: 2647 – 35,5%
           No entanto, em virtude de uma cha-                                      - A motor: 4812 – 64,5%
         mada de emergência, no dia 25 de Ju-                                       Os valores apresentados são prova de
         lho, relacionada com o desaparecimento                                    que se tratou de uma viagem que permitiu
         de um mergulhador, próximo do                                                  um contacto bastante prolongado
         Cabo Carvoeiro, tiveram de par-  CADETES E OFICIAIS ESTRANGEIROS EMBARCADOS NO NRP “SAGRES”  com o mar, fortalecendo a cultura
         tir mais cedo do Ponto de Apoio   PAÍS DE ORIGEM  POSTO      PERÍODO EMBARQUE  marinheira dos cadetes deste cur-
         Naval de Portimão e navegar para   África do Sul  Subtenente    18JUL-22AGO    so. No decurso da mesma foram
         o local em causa, alterando as-  Alemanha        Cadete         10JUL-22AGO    realizadas duas travessias oceâ-
         sim o planeamento previamente   Angola          Subtenente      16JUL-22AGO    nicas, uma delas em regata. Na
         estipulado.                      Brasil       Segundo-tenente   07JUL-22AGO    fase final desta o navio foi fustiga-
           Esta operação, teve a duração   Canadá         Cadete         09JUL-22AGO    do por uma tempestade durante
         de cerca de quatro dias, tendo o   Espanha       Cadete         30MAI-09JUL    cerca de cinco dias, facto que foi
         empenhamento do NRP “Antó-       EUA          Guarda-marinha    18JUL-15AGO    bastante positivo em termos de
         nio Enes” sido ligeiramente mais   França        Cadete         09JUL-22AGO    experiência para os cadetes em-
         prolongado que o do NRP “João   Inglaterra      Subtenente      09JUL-22AGO    barcados. Foram visitados cinco
         Coutinho”. Concluído o empe-  Moçambique      Guarda-marinha    10JUL-22AGO    portos estrangeiros: Hamilton nas
         nhamento dos navios nesta ope-  Tunísia          Cadete         09JUL-22AGO    Bermudas, Nova Iorque e Boston
         ração, os mesmos rumaram ainda   Turquia         Aspirante      30MAI-09JUL    nos EUA, Halifax no Canadá e
         à Madeira, por forma a assegurar                                               Belfast na Irlanda do Norte, pos-
         a presença durante a visita oficial dos Reis de  um dos seus. Eu comecei a comunicar com a  sibilitando o contacto com diferentes povos e
         Espanha, que teve lugar no dia 1 de Agosto.  guarnição, e as tarefas quotidianas, tais como  culturas. De realçar o facto de em três destes
         Foi, para alguns dos alunos envolvidos, a pri-  polir amarelos tornaram-se divertidas. Não te-  portos: Boston, Halifax e Belfast, a “Sagres”
         meira oportunidade de conhecer esta região  nho palavras para expressar a minha gratidão  ter integrado a “Tall Ships Atlantic Challenge
         autónoma, e a cidade do Funchal.   pela generosidade e apoio da Marinha Portu-  2009”, facto que possibilitou o contacto com
           A 3 de Agosto as corvetas “João Coutinho”  guesa durante toda esta aventura. A experiência  dezenas de outros veleiros que participaram
         e “António Enes” atracavam na Base Naval de  foi incrível. Desde os conhecimentos adquiridos  neste evento. Importa ainda destacar o con-
         Lisboa, após mais uma viagem de instrução.  ao nível da marinharia, aos novos músculos ga-  tacto com as comunidades portuguesas resi-

















         10  SETEMBRO/OUTUBRO 2009 U REVISTA DA ARMADA
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