Page 300 - Revista da Armada
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um período inicial de adaptação, rapidamente CURSO “D. RODRIGO DE SOUSA nhos a puxar cabos e às palavras que aprendi
mostraram uma melhoria de desempenho e a COUTINHO” - 2º ANO em português, nunca esquecerei a minha expe-
vontade de conhecer mais. Foram também re- riência a bordo da “SAGRES”.”
alizadas palestras sobre a organização de bor- “Os primeiros dias foram muito difíceis. A bar- As palavras anteriores resultam da tradução
do e sobre as competências dos vários serviços. reira linguística, todas as tarefas manuais e os co- de um texto incluído no jornal “A BARCA”,
Além disso, tiveram oportunidade de assistir normalmente publicado a bordo da “Sa-
a vários exercícios. Dentre estes, merecem gres”, quando o navio executa missões
destaque: os exercícios de homem ao mar, mais prolongadas. São o testemunho da
exercícios de limitação de avarias, aproxi- cadete Cáceres, da Marinha Canadiana,
mações para reabastecimento, exercícios que acompanhou parte da Viagem de Ins-
de comunicações e tiro com as peças de trução do 2º ano da Escola Naval, tendo
40 mm e 76 mm. Foi ainda possível aos embarcado em Boston e desembarcado
alunos assistir a exercícios de cooperação em Lisboa. Testemunhos semelhantes fo-
entre a Marinha e a Força Aérea Portugue- ram apresentados pelos outros onze ca-
sa. Nestes, os helicópteros, um “Puma” e detes e oficiais de Marinhas estrangeiras
um “Merlin”, efectuaram treino para acções que tiveram oportunidade de fazer algu-
de busca e salvamento, usando os navios mas das tiradas desta viagem.
como plataformas de recolha de sinistrados. Fi- nhecimentos a nível da manobra revelavam-se A mencionada viagem de instrução decorreu
nalmente, os cadetes tiveram oportunidade de deveras intimidativas. Felizmente, a minha per- no período compreendido entre 30 de Maio e
assistir a acções de fiscalização de pescas. cepção alterou-se na medida em que a guarni- 22 de Agosto de 2009. Em termos estatísticos
À passagem junto à Ponta de Sagres, cade- ção me recebeu de coração aberto, como mais foram apurados os seguintes resultados:
tes e guarnição de ambos os navios for- - Duração da missão: 2018h00m
maram para as honras previstas na Orde- - Atracado: 654h40m – 32,5%
nança do Serviço Naval, sendo lida uma - Fundeado: 92h30m – 4,5%
alocução alusiva ao Infante D. Henrique - A navegar: 1270h50m – 63%
e aos descobrimentos. - Navegação à vela: 598h53m – 47,1%
Os navios praticaram vários fundea- - Navegação a motor: 671h57m –
douros: Peniche, Sesimbra e Porto Santo, 52,9%
tendo ainda atracado nos portos de Porti- - Milhas percorridas: 7459
mão e Funchal. - À vela: 2647 – 35,5%
No entanto, em virtude de uma cha- - A motor: 4812 – 64,5%
mada de emergência, no dia 25 de Ju- Os valores apresentados são prova de
lho, relacionada com o desaparecimento que se tratou de uma viagem que permitiu
de um mergulhador, próximo do um contacto bastante prolongado
Cabo Carvoeiro, tiveram de par- CADETES E OFICIAIS ESTRANGEIROS EMBARCADOS NO NRP “SAGRES” com o mar, fortalecendo a cultura
tir mais cedo do Ponto de Apoio PAÍS DE ORIGEM POSTO PERÍODO EMBARQUE marinheira dos cadetes deste cur-
Naval de Portimão e navegar para África do Sul Subtenente 18JUL-22AGO so. No decurso da mesma foram
o local em causa, alterando as- Alemanha Cadete 10JUL-22AGO realizadas duas travessias oceâ-
sim o planeamento previamente Angola Subtenente 16JUL-22AGO nicas, uma delas em regata. Na
estipulado. Brasil Segundo-tenente 07JUL-22AGO fase final desta o navio foi fustiga-
Esta operação, teve a duração Canadá Cadete 09JUL-22AGO do por uma tempestade durante
de cerca de quatro dias, tendo o Espanha Cadete 30MAI-09JUL cerca de cinco dias, facto que foi
empenhamento do NRP “Antó- EUA Guarda-marinha 18JUL-15AGO bastante positivo em termos de
nio Enes” sido ligeiramente mais França Cadete 09JUL-22AGO experiência para os cadetes em-
prolongado que o do NRP “João Inglaterra Subtenente 09JUL-22AGO barcados. Foram visitados cinco
Coutinho”. Concluído o empe- Moçambique Guarda-marinha 10JUL-22AGO portos estrangeiros: Hamilton nas
nhamento dos navios nesta ope- Tunísia Cadete 09JUL-22AGO Bermudas, Nova Iorque e Boston
ração, os mesmos rumaram ainda Turquia Aspirante 30MAI-09JUL nos EUA, Halifax no Canadá e
à Madeira, por forma a assegurar Belfast na Irlanda do Norte, pos-
a presença durante a visita oficial dos Reis de um dos seus. Eu comecei a comunicar com a sibilitando o contacto com diferentes povos e
Espanha, que teve lugar no dia 1 de Agosto. guarnição, e as tarefas quotidianas, tais como culturas. De realçar o facto de em três destes
Foi, para alguns dos alunos envolvidos, a pri- polir amarelos tornaram-se divertidas. Não te- portos: Boston, Halifax e Belfast, a “Sagres”
meira oportunidade de conhecer esta região nho palavras para expressar a minha gratidão ter integrado a “Tall Ships Atlantic Challenge
autónoma, e a cidade do Funchal. pela generosidade e apoio da Marinha Portu- 2009”, facto que possibilitou o contacto com
A 3 de Agosto as corvetas “João Coutinho” guesa durante toda esta aventura. A experiência dezenas de outros veleiros que participaram
e “António Enes” atracavam na Base Naval de foi incrível. Desde os conhecimentos adquiridos neste evento. Importa ainda destacar o con-
Lisboa, após mais uma viagem de instrução. ao nível da marinharia, aos novos músculos ga- tacto com as comunidades portuguesas resi-
10 SETEMBRO/OUTUBRO 2009 U REVISTA DA ARMADA