Page 298 - Revista da Armada
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NRP “Álvares Cabral”
NRP “Álvares Cabral”
Navio-Almirante da SNMG1
Navio-Almirante da SNMG1
O rama marítimo que nos rodeia. Este controlo e os “hails” – uma dos Oficiais de Quarto à Pon-
Verão está quase a meio. Após a chega-
da a Lisboa da “Côrte-Real”, já se sente o o permanente esforço de efectuar questionários te da “Álvares Cabral” – já conhecida como “a
formigueiro da partida que se aproxima. ajuda a partilhar com a navegação mercante a voz do MED”!!!
Ninguém está indiferente e as rotinas diárias en- presença naval da NATO. Esta presença, per- Diariamente é cumprido um programa seria-
contram-se agora mais extensas e aceleradas. Os manente e credível, é o garante na luta contra o do bem recheado, de forma a manter as valên-
preparativos continuam a todo o gás. cias adquiridas pela guarnição ao
Fainas de mantimentos e material longo dos períodos de treino ante-
diverso, sobressalentes requisitados riores a esta integração. Foram re-
e recepcionados chegam à “Álvares alizados exercícios do tipo FLYEX,
Cabral” para aprontamento da mis- exercícios de combate a incêndios
são de Navio–Almirante da força na- de grandes proporções com passa-
val SNMG1. gem a postos de emergência, e ala-
Chega finalmente o dia 12 de gamentos. Foram efectuados “table-
Agosto de 2009 e estamos a escassos top” para preparativos de postos de
horas da largada. No cais 1 da B.N.L. combate e uma série de STAGE 21,
concentram-se as famílias que vêm com o objectivo de serem treinadas
despedir-se dos seus para os próxi- as comunicações entre as estações
mos seis meses. Ninguém consegue em Condição Geral 1. Foi ainda re-
esconder as saudades que já se sen- alizada uma série de tiro de G3 para
tem mostrando, no entanto, a grande os elementos que pertencem às equi-
vontade de participação nesta missão agora atri- terrorismo e contra a proliferação de actividades pas de convés em “Force Protection”.
buída. São cerca de 9h da manhã e apita à faina, ilegais no mar, contribuindo para o aumento da E como a vida a bordo nunca pára, todos os
os últimos beijos e abraços são distribuídos e to- segurança marítima num espaço marítimo tão militares formam no hangar para uma cerimó-
dos os militares embarcam para iniciar a missão. praticado como é o do Mar Mediterrâneo. Na nia de imposição de condecorações e distintivos
O navio larga. Começou a missão. sua generalidade todos os contactos com a na- de horas de navegação. Mesmo no decorrer de
As expectativas são grandes. Os uma operação como esta, há oportu-
meses anteriores foram marcados nidade de galardoar os Marinheiros
por um período em terra em prepara- distinguidos.
tivos sendo agora o culminar de toda Nas rotinas diárias também entra
essa actividade. O navio larga a ca- a saudade de Portugal. A fila para o
minho de Cádis, onde atracará a 31 telefonema diário assume propor-
de Agosto. São um total de 20 dias ções gigantescas, sobretudo perto
de mar, navegando quase que ex- da hora do jantar, havendo por vezes
clusivamente no Mar Mediterrâneo. tempos de espera pouco aconselhá-
Este primeiro período caracteriza-se veis. A guarnição gasta o tempo livre
pelo empenhamento na operação com as notícias de casa, jogos de
“ACTIVE ENDEAVOUR”. O esforço cartas ou a ver filmes nos seus com-
da força naval vira-se para o contro- putadores. Há quem ainda opte por
lo da navegação no Mediterrâneo, outras “navegações”, conversando
com questionários aos navios mer- pela Internet com os seus familiares.
cantes que aí navegam. Toda a força Há ainda tempo para manifestações
está preparada para executar opera- espontâneas das relações salutares
ções de boarding (abordagem), se entre Marinheiros, com o momento
necessário. alto no convívio do núcleo Sportin-
“Vamos mais para Oeste da área, guista da “Álvares Cabral”, o qual
que está a passar um mercante na contou com mais de 40 aficiona-
zona e vamos fazer-lhe um questio- dos e onde até alguns benfiquistas
nário”, comunica o Centro de Ope- se sentiram bem, quase tentados a
rações para a Ponte manobrar. Já mudar de clube.
tendo sido ultrapassados os 250 “hai- Os dias são compridos e trabalho-
lings”, a missão prossegue de vento sos, quentes e húmidos, com tempe-
em popa. As equipas da ponte e do raturas de 34ºC e 90% de humidade.
centro de operações unem esforços No entanto, ao fim do dia, o saldo
para conseguirem questionar o má- é positivo, e toda a guarnição sente
ximo de navios mercantes, aumen- que o dia que passa é um dia bem
tando assim o número em cerca de feito. Os olhos estão agora voltados
15 diários. para o primeiro porto estrangeiro
O navio mantém-se em patrulha, desta integração. No dia 31 de Agos-
a controlar o tráfego marítimo, contribuindo vegação mercante são marcados pelo espírito to, o Navio-Almirante e demais força irão atracar
para um aumento da Maritime Situational Awa- de cooperação e rapidamente são efectuados os em Cádis, cidade da Andalucia.
reness, termo tão em voga actualmente, que questionários. Para este resultado contribui tam- Z
consiste no conhecimento e validação do pano- bém a presença de uma voz feminina a efectuar (Colaboração do COMANDO NAVAL)
8 SETEMBRO/OUTUBRO 2009 U REVISTA DA ARMADA