Page 20 - Revista da Armada
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aviões ou viaturas de combate. Hoje em que o sistema comece a funcionar em fi- funcionamento, as limitações de um serão,
grosso modo, as limitações de todos os ou-
dia, já qualquer pessoa sabe a posição gra- nais de 2013. tros. Assim, navegar de forma consciente
obrigará sempre a ter em conta as carac-
ças ao GPS do seu automóvel, telemóvel Entretanto, também a República Popular terísticas e as limitações dos sistemas de
navegação por satélite, que não são, nem
ou relógio de pulso. E já que falo de reló- da China deu início ao seu projecto de im- nunca serão, sistemas perfeitos.
gios de pulso gostaria de fazer uma analo- plementação de um sistema de navegação Uma fonte de muitos enganos para os
utilizadores do GPS tem a ver com o sis-
gia com o tempo, pois penso que a vulgari- por satélite. Chamar-se-á Compass, que tema geodésico de referência, conhecido
zação e disseminação dos receptores GPS em português significa Bússola, nome que como o datum. Se se mandar
uma carta para: Rua 25 de
vão fazer com a navegação e o posiciona- faz justiça ao facto de terem sido os chine- Abril - Portugal, o carteiro
considerará, certamente, a
mento o mesmo que os relógios de pulso ses quem descobriu as potencialidades das morada incompleta, por fal-
tar a indicação da localida-
fizeram com o tempo. Há apenas dois sé- agulhas magnéticas para a orientação, no de e por haver muitas ruas
com este nome no nosso
culos, o conhecimento pre- país. Com a posição geográ-
fica passa-se uma coisa si-
ciso do tempo só estava ao milar: dizer que estamos na
posição 38º 25’ Norte e 009º
alcance de uns poucos cien- 15’ Oeste só tem verdadeiro
significado se for acrescen-
tistas. Com o advento dos tado o datum em que essas
coordenadas estão expres-
relógios de pulso a preços sas. Isto porque essas coor-
denadas, num dado datum,
acessíveis, todos passaram a correspondem a uma de-
terminada posição no glo-
ter a possibilidade de medir bo terrestre, mas as mesmas
coordenadas noutro sistema geodésico de
o tempo com uma precisão referência podem corresponder a uma po-
sição centenas de metros afastada. Têm-se
notável, mesmo que não se verificado erros grosseiros quando o datum
seleccionado no receptor GPS não coincide
faça a mínima ideia da tec- com aquele em que a carta de navegação,
onde são marcadas as posições, se encon-
nologia e da ciência na base tra referenciada. Nesse caso, pode muito
bem acontecer que tenhamos uma posi-
da sua medição. A este res-
ção extremamente exacta
peito, estou certo, o mesmo fornecida pelo GPS, com
erros da ordem do par
sucederá com o posiciona- de metros, mas depois,
por via da incompatibi-
mento, com a vulgarização lidade entre o datum do
GPS e o da carta de nave-
dos receptores a provocar a gação, introduzir-se um
erro de dezenas ou mes-
democratização da navega- mo de centenas de metros
aquando da implantação
ção que referi. da posição na carta.
Esta democratização cres- Além deste aspecto, to-
dos estes sistemas, a co-
cente pode-se ilustrar pelas meçar pelo GPS, têm um
estimativas que apontam Galileu Galilei. “calcanhar de Aquiles”,
que é a sua vulnerabili-
para que o mercado dos sistemas de nave- mar e em terra. Embora a informação dis- dade a interferências e
ao denominado empas-
gação por satélite, seus receptores e servi- ponível sobre este sistema seja ainda mui- telamento, que decorre
do facto da intensidade
ços associados, ascenda a 276 mil milhões to escassa, sabe-se que a China pretende, dos sinais transmitidos pelos satélites ser
extremamente fraca, chegando à superfí-
de euros em 2020, altura em que o núme- com uma combinação de satélites geoes- cie da Terra com um nível baixíssimo. Fa-
zendo uma comparação com a luz, pode-
ro de receptores GPS poderá chegar aos 3 tacionários e de órbita polar, cobrir o con- se dizer que o nível dos sinais rádio que
chega à Terra corresponde à intensidade
mil milhões. Estes números – associados tinente asiático no final do próximo ano, luminosa de uma lâmpada de 25 W visí-
vel a uma distância de 20 200 km, que é a
à vontade da União Europeia em adquirir sendo essa a primeira etapa para declarar
autonomia estratégica em relação aos Es- o sistema como completamente operacio-
tados Unidos nesta matéria, deixando de nal entre 2015 e 2020.
depender da utilização
do sistema GPS – levaram
a Comissão Europeia a
empenhar-se, desde me-
ados da década passada,
na implementação de um
sistema próprio de nave-
gação por satélite.
Em 1999, este projec-
to foi baptizado com o
nome do ilustre estudio-
so italiano Galileu Galilei,
que se notabilizou não só
no campo da astronomia
como também no da na-
vegação – muito embora
considere que Magalhães,
ou mesmo Magellan, tam-
bém fosse um nome per-
feitamente adequado… Visão artística de satélites do GPS e do Galileo no espaço.
O sistema Galileo ba-
sear-se-á nos mesmos princípios de fun- Com a previsível disponibilidade de 4
cionamento do GPS, sendo que já foram sistemas de navegação por satélite no fu-
lançados dois satélites para efeitos de tes- turo próximo (GPS, GLONASS, Galileo
tes: um em Dezembro de 2005 e outro em e Compass), muitos navegantes poderão
Abril de 2008. Os planos da União Euro- sentir-se tentados a confiar, de forma ab-
peia apontam no sentido de serem lança- soluta e acrítica, na informação por eles
dos a partir de 2010 os 30 satélites que vão disponibilizada. Contudo, uma vez que to-
constituir a constelação completa, para dos eles utilizam os mesmos princípios de
20 JANEIRO 2010 U REVISTA DA ARMADA