Page 24 - Revista da Armada
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Campanha Antárctica 2009 - ANTARKOS XXV

Em Setembro de 2008 prestes a terminar a     é frequente os navios esperarem dias para iniciar    No âmbito da cooperação entre Estados, a 12
     especialização em Hidrografia e Oceano-  viagem, e enfrentar o “temível” Cabo Horn. No      de Fevereiro embarcaram três geólogos corea-
     grafia recebi um telefonema que revelou  dia 7 de Fevereiro o navio largou rumo à ilha Rei  nos, tendo sido transportados até à ilha Gibbs

uma das maiores surpresas da minha vida: a in- Jorge (Shetland do Sul), onde se encontra sediada (ilha pertencente também às Shetland do Sul, a

digitação para a CampanhaAntárctica “ANTAR- abaseuruguaia:BaseCientificaAntárcticaArtigas 110mi da BCAA) para recolha de sedimentos e

KOS XXV”. Ao serviço da Marinha já estive em (BCAA). A passagem pelo paralelo 60º S fez-se rochas. O navio serviu também de plataforma

três continentes, mas nunca me ocorreria que envolta num sentimento único, visto representar de observação da fauna marinha para dois licen-

algum dia poderia pisar o continente branco. a entrada na zona antárctica.                      ciados e dois técnicos. Este trabalho foi inicial-

A 25 de Janeiro de 2009 chega o tão esperado O ROU 04 “General Artigas”, navio logístico mente orientado por um doutorado brasileiro,

dia. Parti de Lisboa rumo a Montevideo, fazen- da armada uruguaia, adquirida à marinha alemã que desembarcou naArgentina. Estes elementos

do escala em Madrid. Cheguei ao Uruguai a 26 em 2004 (classe Friburgo) tinha um conjunto de desembarcaram na ilha Rei Jorge para a obser-

de Janeiro pelas 1100H locais e, acom-                                                               vação de fauna autóctone. Estudaram a

panhada pelo oficial de ligação, dirigi-                                                              morfologia e o comportamento de várias

-me para bordo onde fui recebida pelo                                                                aves (Skuas, Gaivotas, Pinguins, etc) e

Comandante do ROU 04 “General Arti-                                                                  mamíferos (baleias).

gas”. Nesse dia fui ainda apresentar cum-                                                            O meu primeiro desembarque foi no

primentos ao Comandante de la Division                                                               dia 13 de Fevereiro, onde tive oportu-

deEscoltas eaoComandantedelFuerzas                                                                   nidade de visitar a BCAA e desfrutar do

de Mar. Na tarde de 27 de Janeiro visitei                                                            ambiente único que ali se vive. Cami-

a Embaixada de Portugal, onde fui rece-                                                              nhei até ao Glaciar Collins e tive contac-

bida pela Embaixadora Luísa Almeida.                                                                 to com vários grupos de pinguins e uma

Além destas visitas protocolares tive ain-                                                           foca que se mostrou muito curiosa.

da a oportunidade, nos quatro dias que                                                               Uma das tarefas que o navio execu-

estive no Uruguai, de conhecer a capi-                                                               tou nos primeiros dias da sua permanên-

tal, Montevideo, visitar Punta de Leste                                                              cia na região antárctica foi a trasfega de

(o Algarve uruguaio) situada a cerca de     Chegada ao Porto de Ushuaia.                             combustível para os depósitos russos, si-
200Km e Colónia do Sacramento (Patri-                                                                tuados a cerca de 3Km da BCAA. Uma

mónio Histórico da Humanidade).              tarefas atribuídas destacando-se o estudo e inves- operação complexa devido a todos os proce-

OnaviolargoudeMontevideoa30deJaneiro, tigação, tarefas logísticas (transporte de material, dimentos a executar: a manobra de fundear na

um dia depois do previsto face ao atraso verifica- de pessoas, etc.), tarefas protocolares e tarefas de baía Maxwell, colocação de barreiras anti-po-

do com a chegada de material venezuelano. A cooperação com outros Estados e entidades. A luição e passagem das mangueiras para a tras-

bordo estavam cerca de 200 pessoas preparadas escolha recaiu sobre o ROU 04 devido à multi- fega. A segurança foi condição imprescindível,

para iniciar uma navegação de 1600mi, até ao plicidade de actividades a executar para cumprir sendo obrigatório respeitar o Plano de Contin-

primeiro porto de escala – Ushuaia, Argentina. com a “ANTARKOS XXV”. De entre os navios gência (plano para este tipo de operação que

Além dos elementos da guarnição (80 militares) da Armada do Uruguai, o ROU 04 não é o na- envolve risco de derrame).

e devido à complexidade da missão, embarca- vio que está mais bem preparado para navegar Uma vez realizadas algumas das actividades

ram um conjunto de Oficiais, Sargentos e Praças nestas águas ou realizar levantamentos hidro- previstas, partiu-se em direcção à PenínsulaAn-

extra-navio; uma equipa de militares e cientistas oceanográficos (não tem equipamentos e siste- tárctica onde está situado o refúgio T/N Ruper-

daVenezuela; um oficial da Armada do                                                                  to Elichiribehety (Baía Esperança). Este

Paraguai; uma psicóloga; um médico;                                                                  refúgio, ao contrário da BCAA que está

uma meteorologista, um jornalista, uma                                                               a funcionar todo o ano, só se encontra

equipa de biólogos da Universidade de                                                                aberto quatro meses na época do Ve-

Montevideo, uma equipa do Instituto An-                                                              rão. Neste refúgio e no Estreito Antárcti-

tárctico do Uruguai (IAU) e o curso de ca-                                                           co (adjacente à baía) estava igualmente

detes do 2º ano da EN do Uruguai.                                                                    previsto cumprir algumas tarefas logísti-

Na primeira tirada, quando o mar e o                                                                 cas e realizar trabalhos de oceanografia

vento permitiram, realizaram-se alguns                                                               e hidrografia. Neste trânsito verificaram-

exercícios (incêndio, abandono, etc) de                                                              -se as mais duras condições de toda a

forma a adestrar a guarnição e preparar/                                                             viagem, tendo o barómetro descido aos

sensibilizar os que navegavam pela pri-                                                              950HPa e o vento atingido os 51 nós.

meira vez. Iniciei funções de OQP (oficial                                                            Cheguei à Península Antártida a 15

de quarto à ponte), supervisionada pelo     Encontro com uma foca durante a visita à BCAA e passeio  de Fevereiro e as imagens que recor-
“Comandante de guardia”, função que         pela ilha Rei Jorge.
desempenhei durante toda a navegação,                                                                do daquela manhã são incomparáveis
                                                                                                     e únicas: os blocos de gelo e icebergs

excepto nos períodos de trabalho hidrográfico mas próprios de hidrografia/oceanografia e não à deriva, os flocos de neve a cair, o mar espe-

e oceanográfico. A navegação no Atlântico Sul tem qualquer reforço de quilha ou duplo casco lhado, os brancos e os azuis…Fascinante! Não

durou cerca de 7 dias, com mar grosso e ventos para a navegação entre gelo) mas, face à diver- houve quem ficasse no interior do navio e, du-

fortes. Entrámos no canal Beagle na noite de 5 de sidade de acções a realizar, o compromisso só rante toda a manhã, as máquinas fotográficas

Fevereiro e chegámos a Ushuaia (Argentina) dia seria conseguido com o navio logístico.          registaram todos os momentos. O navio fun-

6. Este porto é utilizado como ponto de apoio da A 11 de Fevereiro fundeámos pela primei- deou na Baía Esperança e o dia de trabalho foi

maioria das expedições e cruzeiros científicos à ra vez na baía Collins, frente à BCAA. Foi um longo. Iniciou-se o transporte de material para

Antártida.A escala foi curta, dois dias e uma noi- dia preenchido com o desembarque de ma- terra, e desembarcou-se cinco elementos do Ins-

te, com o objectivo de aproveitar as boas condi- terial (géneros, equipamentos e material), de- tituto Antárctico Uruguaio para executar a ma-

çõesmeteorológicasparainiciaratravessiadoEs- sembarque esse efectuado com dois botes e nutenção do refúgio. A pouco e pouco, a baía

treito de Drake. Nestas latitudes (“os quarentas”) uma lancha.                                  ficou repleta de icebergs e o navio rodeado de

24 JANEIRO 2010 U REVISTA DA ARMADA
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