Page 23 - Revista da Armada
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Embora os campos hidrotermais sejam menos de 50 km do litoral. e fortuitas sendo fácil perceber que há um
áreas muito ricas em metais, o que mais se A União Europeia é a primeira potência novo paradigma para os Estados-nação
procura são os mecanismos que permitem que é a protecção dos espaços marítimos
o prolongamento da vida humana, é a cha- marítima mundial, especialmente no que e das linhas vitais de comunicação. A glo-
mada biotecnologia azul. diz respeito ao transporte marítimo. Real- balização depende absolutamente da livre
ça-se que cerca de 53% do comércio exter- circulação do comércio e este processa-se,
Teoricamente, é possível depositar no no da UE passa em águas jurisdicionais em larga escala, por mar. Por esta razão,
fundo do mar, debaixo do sedimento frio portuguesas. Além disso, mais de 60% de o Poder Naval, em especial das Marinhas
e grosso do leito dos mares, onde ficariam todo o comércio externo português ocorre de Guerra, está cada vez mais no centro
por milhares de anos, gases de efeito estufa por via marítima e cerca de 70% das im- do processo de globalização. É preciso
(GEE), apontados como responsáveis pelo portações nacionais usam a mesma via, que governantes e governados tenham
aquecimento do planeta. O leito do oceano incluindo a totalidade do petróleo e quase esta consciência.
ao longo da costa leste e oeste dos EUA é 2/3 do gás natural que consumimos. Es-
suficientemente amplo para abrigar uma tes números mostram que, para Portugal, CONSIDERAÇÕES FINAIS
quantidade quase ilimitada de dióxido de o mar também é essencial para o seu pul-
carbono gerado pelas centrais eléctricas sar económico. Ficaram aqui algumas referências dis-
norte-americanas movidas a carvão. persas ao valor actual do mar. O mar pode
Não obtive dados recentes mas apurei ser analisado de inúmeras perspectivas e
Muitos governos e empresas já estudam que o gás importado em 2006 teve duas
formas de bombear o dióxido de carbono origens apenas: 66% das importações da em todas elas se identifica
para debaixo da terra ou muito valor, sempre envol-
directamente no mar. Este vido por um conjunto de
processo já é conhecido desafios que precisam de
como «sequestro de car- ser enfrentados com uma
bono». Esta possibilidade estratégia nacional. Quan-
pode ser potencialmente do, há mais de um sécu-
excelente para o cumpri- lo, o Almirante Alfred T.
mento das metas de redu- Mahan salientou a impor-
ção da emissão de gases tância do mar como via de
de efeito estufa, previs- comunicação estava longe
tas no Protocolo de Quio- de imaginar a importância
to. Esta é mais uma opor- que viria a ter nos nossos
tunidade para um país dias e que no futuro se vai
como Portugal, que pode tornar também muito im-
passar a vender quotas de portante como fonte de
carbono. recursos (biológicos, mi-
nerais, energéticos e cien-
O MAR É REGULADOR tíficos), valor insuspeitado
até há poucos anos e mal
O mar é regulador do conhecido ainda hoje.
clima na Terra, basta pen- Métodos de depósito do CO2 no oceano. No passado, tinha-se a
sar que os litoriais sofrem ideia que a imensidão dos oceanos seria
inquietável, no entanto, os progressos cien-
menores amplitudes térmicas do que os Nigéria via GNL; Restantes 33% prove- tíficos e tecnológicos do século XX, per-
mitiram avaliar o verdadeiro impacte da
interiores continentais, ou que os países nientes da Argélia através do gasoduto agressão imprevidente da actividade hu-
mana nos oceanos. A sua divulgação junto
do norte da Europa têm um clima mais do Magrebe (Badajoz). Portugal também da opinião pública mundial tem vindo a
alertar as consciências para os limites dos
ameno devido à corrente do Golfo. Esta importou nesse ano 21% do petróleo da recursos no mar e para as implicações no
futuro da Humanidade.
corrente, fruto das alterações climáticas Nigéria. Como sabemos, a Nigéria é uma
Os oceanos fizeram parte do nosso per-
naturais amplificadas pelo homem, está a das áreas mais fustigadas pelo crime orga- curso histórico de Portugal, vivendo-se
no presente um renovado entusiasmo pe-
enfraquecer e teme-se que a seguir a este nizado, pelo que um acréscimo significati- los assuntos do mar. A dimensão do mar
português, um dos maiores no espaço eu-
aquecimento do Planeta se entre numa vo deste tipo de acções nesta área pode ter ropeu, reúne condições para se expandir
ainda mais quando for reconhecida a sua
nova era de glaciação, que tem sido cíclica reflexos directos no abastecimento de gás e pretensão de expansão dos limites da Pla-
taforma Continental.
ao longo dos quase 5 mil milhões de His- de petróleo a Portugal. Este é mais um mo-
Os portugueses, que precisam de uma
tória da Terra. tivo para deixar o leitor a pensar se o país janela de liberdade e de esperança, de-
vem olhar para o mar. Por certo, se o co-
deve ou não defender os interesses nacio- nhecerem melhor, passarão a amá-lo e as-
sim perceberão porque se deve investir
O MAR É ESSENCIAL nais onde quer eles estejam ameaçados. no seu conhecimento, na sua exploração
O Mar é, assim, cada vez mais determi- e na sua defesa.
Nas últimas quatro décadas o comér- nante na vida internacional, num mundo Z
Armando J. Dias Correia
cio marítimo mais do que quadruplicou e cada vez mais globalizado, onde as econo-
CFR
actualmente 90% do comércio mundial e mias são cada vez mais sensíveis a altera-
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dois terços do petróleo são transportados ções no fluxo do comércio, tão habituadas
pelo mar em mais de 47.000 grandes na- que estão ao just-in-time. Os oceanos são
vios que circulam entre os cerca de 4000 um elo de unidade cultural e económica
portos do mundo. As rotas de comércio entre as nações, o acesso ao mar é um re-
marítimo transformaram-se nas linhas de quisito essencial, pois nenhuma outra al-
vida da economia moderna, pelo que po- ternativa se vislumbra capaz de substituir
demos dizer que o mar é essencial para a as capacidades dos navios. Mesmo para
vitalidade da economia. países interiores, como a Áustria e a Suíça,
A Europa, que tem 22 países com acesso o transporte marítimo é elemento de su-
directo ao mar, é um grande espaço maríti- porte essencial das suas importações e ex-
mo. Nenhum cidadão europeu vive a mais portações. As ameaças que impendem so-
de 700 km da costa e quase metade vive a bre a harmonia deste sistema são enormes