Page 18 - Revista da Armada
P. 18

«Escusado é dizer que o farol do Fim do Captain Adolf Hauth, o rondar do Cabo Horn no Chile, contribuindo, também, para aquela

Mundo possuía uma luz fixa.Não era de recear mais rápido de sempre, conseguido em apenas que ficou conhecida como a Corrida ao Ouro,

que o capitão de um navio a pudesse confun- 5 dias e 14 horas. Para se ter uma ideia das reais na Califórnia, antes da abertura do Canal do

dir com outra luz qualquer, porque não existia dificuldades ali experimentadas, basta dizer que Panamá e da construção do caminho-de-ferro,

nenhuma naquelas paragens, nem sequer, no em 1905 a galera alemã Susanna necessitou de que vieram permitir ligações mais céleres e en-

cabo Horn»21.                               99 dias para atingir o mesmo desiderato, sem volvendo menores riscos, entre as costas Leste

                                            nunca avistar o cabo, que, para o efeito, não e Oeste dos Estados Unidos29.
Foto Chepaula – www.panoramio.com
                                                                                                                                                                                                                                                                         Foto www.earth.google.compassa de uma mera referência26.De forma a preservar todo este imenso legado

                                            Ainda que em termos meramente estatísticos, para as gerações vindouras, foi fundada em St.

                                            o período compreendido entre Abril e Junho Malo, França, em 1936, a associação Amicale

                                            afigura-se como o mais favorável para dobrar Internationale des Cap Horniers (AICH), que re-

                                            o Cabo Horn.                                         gulamente organiza congressos internacionais

                                            Através do estudo desenvolvido pelo famoso sobre esta temática, contando presentemente

                                            Captain Alan Villiers (1903-1982), que descre- com filiais em muitos países. E foi a congénere

                                            veu de forma notável a fúria dos elementos na- chilena quem levou a cabo a construção do fa-

                                            quele local, estimou-se que, no primeiro quartel rol do Cabo Horn em 1991, bem como a colo-

                                            do século XX, se perdiam, aproximadamente, cação no local, dois anos antes, de uma lápide

                                            5% dos cerca de 500 navios que, por ano, do- memorial como tributo a todos aqueles que se

                                            bravam o Cabo Horn27.                                arriscaram naquelas águas30. Em 1963, o navio-

                                            «It seemed that the wild west winds rushing -escola Sagres esteve presente na inauguração

                                            around the watery world down there were ma- do Museu dos Cap Horniers em St. Malo, rece-

                                            ddened by the spine of the Andes thrust sud- bendo a medalha alusiva31.

                                            denly southward into them and rushed past in

O farol do Cabo Horn.                       fury,tearing up the surface of the sea,screaming
                                            and raging at the obstacle in their world-circling

A Ilha dos Estados dista do continente cerca path. A million years of fury have torn the wea-

de 30 quilómetros, separada pelo Estreito de ther shores of the land into 10.000 ghastly rock

Le Maire. Foi descoberta a 25 de Dezembro de and islands,each a death trap to any ship forced

1615, pela expedição holandesa de Jacob Le near in the sailing-ship era. The coastal shelf of

Maire (1585-1616) e Willem Schouten (1590- off-shore soundings, dipping south toward An-

1618)22, da Companhia Holandesa das Índias tarctida as far as rocks of Diego Ramirez,further

Orientais (VOC)23, que integrava os navios Ho- enrages the rushing sea: it is a wise master who

orn e Eendracht24. Prosseguindo a navegação, gives all here the widest berth possible».

no dia 29 de Janeiro de 1616 dobraram o extre- Para a história ficou igualmente registada a

mo sul do continente, chamando ao lugar Kaap derradeira passagem dos últimos grande veleiros

Hoorn, ou seja, Cabo Horn, numa homenagem mercantes pelo Cabo Horn. Esta honra coube

à sua terra natal – a cidade de Hoorn, na Ho- ao Pamir e ao Passat que, comandados, respec-

landa –, mas também ao navio que entretan- tivamente, pelos CaptainsVerner Bjorkfelt e Ivar

to haviam perdido. Fazendo parte do território Hägerstrand, participaram na viagem que ficou

chileno, o seu nome oficial é, por isso, Cabo de conhecida como Great Grain Race. Mas coube

Hornos, muito embora seja internacionalmente ao Pamir ser o último veleiro a dobrar o lendá-

conhecido pela designação inglesa.          rio cabo, a 11 de Julho de 1949, numa viagem

  O Cabo Horn tem uma cota de 274 metros, de 16.000 milhas, cumprida em 128 dias, sem
sendo difícil, mesmo por terra, aceder ao local. escalas, entre Port Victoria, na Austrália, e Fal- Lápide memorial no Cabo Horn.

Por esse motivo, a estrutura do farol aí construí- mouth, em Inglaterra, magistralmente descrita Cerca de 35 milhas a noroeste do cabo Horn

do, com 11,5 metros de altura, foi erguida numa por um dos marinheiros participantes, William situa-se um outro cabo, cujo topónimo é Falso

zona conhecida como Punta Espolón, com uma Stark, falecido em 200328. Resta acrescentar que Cabo Horn, na ilha de Hoste, assim baptizado

cota de 57 metros. Inaugurado em 1991, tem só o Passat dobrou o Cabo Horn 39 vezes! devido ao facto de, numa altura em que o po-

um alcance nominal de apenas 7 milhas25. Per- A passagem pelo Cabo Horn conheceu o seu sicionamento no mar não era muito rigoroso,

to do local, a Marinha Chilena dispõe de uma período áureo, coincidindo com os anos glorio- induzir em erro os navios que se aproximavam

estação meteorológica, cujos valores, registados sos da navegação à vela – a célebre época dos daquele quadrante, tendo sido, inclusivamente,

no período compreendido entre 1982 e 1999, clippers e das grandes barcas alemãs em ferro razão primeira de muitos naufrágios.

permitem compreender melhor aquilo que é, –, entre a segunda metade do século XIX e o O Cabo Horn é igualmente o lugar mais

na realidade, o tempo no Cabo Horn.         primeiro quartel do século XX, numa altura em próximo da Antárctida32, mais concretamente

Em face destes tenebrosos dados estatísticos, que os mais velozes veleiros, comandados por da península homónima, que se situa a uma

não admira, pois, que, regra geral, se coloquem experientes Marinheiros, transportavam para a distância de pouco mais de 500 milhas, sepa-

grandes dificuldade aos navios que pretendem Europa carregamentos de chá oriundo da China, rado desta pela conhecida Passagem de Drake.

dobrar o Cabo Horn à vela, nomeadamente lã produzida na Austrália e nitratos carregados Todavia, o nome não deixa de constituir uma

àqueles que navegam do Atlântico para       Valores registados no Cabo Horn (1982-1999)          certa ironia, pois a armada de Francis
o Pacífico. Devido a uma combinação de                                                            Drake (1540-1596) chegou ao Pacífico
perigos de ordem vária, designadamente      Pressão atmosférica média            995 hPa         em 1578, mas através do Estreito de Ma-
ventos intensos, ondulação desmesurada,     Temperatura média                    5,3º C          galhães, sem que ele, ou o seu navio, o
fortes correntes, existência de icebergs e  Temperatura máxima                   20,5º C         Golden Hind, alguma vez tenham tran-
escolhos não identificados, é com natura-    Temperatura mínima                   -14,5º C        sitado pelo local que tem seu nome. Na
lidade que todos os marinheiros reservam    Humidade relativa média              86,4 %          realidade, quando entraram no Pacífico, o
o maior respeito à passagem que separa      Direcção média do vento              264º (oeste)    mau tempo empurrou os navios para sul.
                                            Média da velocidade máxima do vento  84 nós

os oceanosAtlântico e Pacífico. Em 1938, Velocidade máxima do vento registada 119 nós             Sem quaisquer vestígios de terra, ele inter-

no sentido mais desfavorável, coube ao Precipitação média anual                  697,5 mm        pretou, e bem, que se encontraria perante

Priwall, da Flying P-Line, sob comando do Precipitação no ano mais chuvoso (1990) 1.263,2 mm uma passagem alternativa ao Estreito de

18 MAIO 2010 U REVISTA DA ARMADA
   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23