Page 29 - Revista da Armada
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HIERARQUIA DA MARINHA 9
CAPITÃO-MOR DO MAR
Existem algumas divergências sobre capitão-mor do mar, (Déc.3, Pt. 2, Liv. 6. go, consta que o capitão-mor da armada
a natureza desta posição hierárqui- Cap. 9, p. 83), até à chegada de Luís de de guarda-costa se chamava Cristovão
ca da Marinha. Porém, os factos Meneses. Em 1525 António de Lemos era Jaques. Nestas circunstâncias, dos docu-
que as permitem resolver, encontram-se capitão-mor do mar em Ceilão e Fernão mentos citados depreende aquele histo-
na acção estratégica naval portuguesa Martins de Sousa em Malaca (Déc.3, Pt. riador que o mesmo indivíduo exercia,
no Índico, distinta da realizada no Brasil, 2, Liv. 9. Cap. 2, pp. 360 e 361). Em 1526 simultaneamente, os cargos de governa-
onde o capitão de terra (governador) era, Luís Machado era capitão-mor do mar na dor do Brasil e de capitão-mor da arma-
simultaneamente, capitão-mor do mar costa de Goa (Dec.3, Pt. 2, Liv. 9. Cap. 3, da de guarda-costa, ou seja, era capitão
(comandante da armada). p. 371). A partir de 1534 Martim Afonso de terra e capitão do mar (História Naval
de Sousa foi capitão-mor do mar na Índia. Brasileira, Vol. I, T. 1, p. 276).
As “Décadas da Ásia” de João de Bar-
ros, referem-se, repetidas vezes, aos ca- Os capitães-mor do mar da Índia não O mesmo ocorreu com Martim Afonso
pitães-mor do mar. Mencionam que, em tinham qualquer ingerência nos assuntos de Sousa que, de acordo com o diário de
Janeiro de 1513, era capitão-mor do mar estratégicos de terra, embora possuissem navegação redigido por seu irmão Pero
em Malaca, Fernão Peres, e relatam uma plena jurisdição nas armadas sob seu co- Lopes de Sousa, estava empossado dos
polémica tida com Rui de Brito, capitão mando. Porém, no Brasil a situação era dois cargos: «Na era de 1530, sábado 3
da fortaleza (capitão de terra), porque distinta, porque o cargo de capitão-mor dias do mês de Dezembro, parti desta ci-
este pretendia assumir o comando da ar- da armada de guarda-costa do Brasil era dade de Lisboa, debaixo da capitania de
mada destinada a combater a esquadra exercido, conjuntamente, com o comando Martim Afonso de Sousa, meu irmão, que
de Pate Unuz.(Décadas da Ásia, Regia Of. terrestre (governador). ia por capitão de uma armada e governa-
Typ. 1777, Déc.2, Pt. 2, Liv. 9. Cap. 4, pp. dor da terra do Brasil».
335 e 336). Esta diferença pode comprovar-se
pelo alvará de 5 de Julho de 1526, que Esta dualidade de funções existente no
João de Barros cita, ainda, António autoriza o regresso a Portugal de Pero Brasil não se produziu no continente asiá-
Pacheco, a quem o Governador da Ín- Capico, onde o rei atribui a Cristovão Ja- tico. Por isso, é na Índia onde se encontra
dia, Lopo Soares de Albergaria, enviou ques o título de «governador das partes a verdadeira natureza da posição hierár-
a Malaca em 1515 para assumir o cargo do Brasil», porque este exercia o coman- quica de capitão-mor do mar.
de capitão-mor do mar (Déc.3, Pt. 1, Liv. do em terra. Acresce que, como refere
1. Cap. 1, p. 7). Antes de regressar a Por- Max Justo Guedes, numa informação António Silva Ribeiro
tugal, Diogo Lopes de Sequeira nomeou levantada nessa feitoria, em 2 de No- CALM
interinamente Diogo Fernandes como vembro de 1528, a pedido de D. Rodri-
VIGIA DA HISTÓRIA 36
A LATITUDE
Acontece, por vezes, que a leitura de avaliação que faziam sobre a respectiva era um dos melhores oficiais que havia no
alguns documentos vem pôr em posição e, com bastante frequência, mundo no seu ofício.
causa algumas daquelas certezas, reflectia o somatório dos erros na estima
de ciência certa, que julgamos deter. e, em especial, da determinação da Não se pense que a situação relatada
latitude, única coordenada até então constitui caso único ou até extremo pois,
O episódio que hoje se divulga e determinada a bordo. entre muitos outros relatos semelhantes,
que se prende com o pretenso rigor da também o padre Rudolfo Acquaviva ido
navegação efectuada pelos portugueses Um dos participantes da armada da Índia para a Índia em 1578, na nau S. Gregório,
no início do século XVI é, quanto a mim, de 1505, de que era capitão mor D. Francisco escrevia que havia naus que iam um
um claro exemplo. de Almeida, Pedro Fernandes Tinoco em carta pouco mais avante a 40º ou 50º Sul
escrita em Cochim, a 18 de Novembro de 1505, encontrando muita neve e gelo e os dias
Como é sabido uma das principais refere o seguinte (1): tão curtos que só se podia cozinhar uma
etapas das longas viagens para a Índia vez ao dia.
consistia na passagem do Cabo da Boa “... quando veio o S. João nevou nas naus
Esperança, passagem essa que, em geral, e foi o frio tamanho que, quando queríamos Com. E. Gomes
não era efectuada à vista de terra e que, comer, ficávamos todos convertidos em rocins
no essencial, se baseava na conjugação mancosenão tínhamosmãosparacomer com Notas:
dos seguintes factores, a observação da elas ... e achei D. Francisco com muito mais
latitude, a estima da distância percorrida (roupa do que o autor tinha vestida) ... na sua 1 Escrita actualizada das Agulhas, ponta mais a Sul de
e a existência de sinais característicos, câmara bem cerrada e armada de tapeçaria 2 Note-se que o Cabo
na circunstância o aparecimento de com sapatos de feltro e sobre eles borzeguins África, se situa em menos de 35oS
determinada espécie de aves a que e mais estava-se assando num braseiro ... e
chamavam mangas de veludo. estivemos em 39º Sul (2) Fontes: Torre do Tempo, Corpo Cronológico II Parte
Maço 10 Documento 73
O resguardo que os pilotos davam na É de notar que, Pero Tinoco considerava Documento Índico Vol XI
passagem do Cabo era o resultado da que Pero Anes, o piloto mor da armada,
29REVISTA DA ARMADA • SETEMBRO/OUTUBRO 2011