Page 20 - Revista da Armada
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Cinquentenário do NRP Sagres
com bandeira de Portugal
- Evolução da lotação do navio
Oactual navio-escola Sagres, por Essa grande modernização incluiu, entre constituído, aliás, os dois únicos, desde
vezes referido como Sagres II, outros trabalhos, a colocação de novas an- 1962, em que a Sagres não navegou. Os
içou pela primeira vez a ban- teparas estanques, com portas estanques ajustamentos nos serviços de bordo, de-
deira portuguesa em 8 de Fevereiro de controladas remotamente, o aumento da correntes da modernização efectuada, per-
1962, nove dias após a publicação da capacidade dos tanques de combustível mitiram reduzir ligeiramente a guarnição
portaria que o aumentava do navio, que então passou
ao efectivo dos navios da Foto Comandante G. Conceição Silva a contemplar 159 elemen-
Armada1. Navegou inicial- tos: 10 oficiais, 21 sargentos
mente com a lotação da e 128 praças3. Entre outras
antiga Sagres, que estivera alterações, o cargo de oficial
ao serviço da Marinha Por- imediato passava a poder ser
tuguesa entre 1924 e 1962. exercido por um oficial com
Essa situação prolongou-se o posto de capitão-de-fragata
até 1967, altura em que foi ou capitão-tenente, o enge-
estabelecida a lotação pro- nheiro maquinista naval vol-
visória do novo navio-esco- tava a ser primeiro-tenente e
la: 10 oficiais, 19 sargentos deixava de haver monitores
e 134 praças, num total de de educação física na lo-
163 elementos2. O diploma tação, passando o clarim a
definia ainda que os cargos ser o único fuzileiro a bor-
de comandante e de ime- do. Todas estas alterações se
diato eram desempenhados mantêm ainda na actualida-
por oficiais com o posto de Formatura a bordo quando o navio estava a ser recebido no Rio de Janeiro, de. Importa ainda esclarecer
capitão-de-fragata e de ca- em 1962. que o aumento no número
pitão-tenente, respectiva- de sargentos (19 em 1967
mente, sendo a função de e 21 em 1988) se deveu ao
mestre do navio exercida facto de a lotação ter passa-
por um sargento-ajudante. do a contemplar 4 sargentos
Como curiosidade, refira-se carpinteiros, que de acordo
que essa lotação incluía ain- com o diploma embarcariam
da um sargento e uma praça apenas “quando a natureza
fuzileiros, “habilitados com da missão o justificar”. Por
o curso de especialização conseguinte, não levando
em monitor”, sendo ambos em conta esses 4 carpintei-
responsáveis por ministrar ros – que nem sempre em-
a educação física a bordo. barcavam – o número de sar-
No ano seguinte, seriam gentos, na realidade, passou
feitos dois pequenos ajus- de 19 para 17.
tes na lotação. O coman- Entretanto, em 1999, o
dante passava a poder ser comando do navio efectuou
capitão-de-mar-e-guerra ou uma proposta de redução
capitão-de-fragata, assim se Formatura a navegar durante a Viagem de Instrução de 2011. da guarnição, a título ex-
mantendo até hoje, e o engenheiro ma- em benefício de uma maior autonomia do perimental, justificada com as seguin-
quinista naval – que inicialmente tinha o navio, a instalação de duas estações de tra- tes razões:
posto de primeiro-tenente – passava a ser tamento de esgotos (uma biológica e outra - Maior facilidade de realização das
capitão-tenente. química), a substituição dos geradores de manobras com as velas, nomeadamente
Esta lotação manteve-se até ao final dos energia eléctrica, a substituição do motor da manobra de virar por davante, devido
anos 80, altura em que o navio efectuou original MAN de 750 cavalos por um mo- aos novos materiais empregues no vela-
uma grande modernização, dividida em tor MTU de 1000 cavalos, a colocação de me, no massame e no poleame;
duas fases: uma em 1987 e outra em 1991. sistemas de ar condicionado na camari- - Informatização de alguns serviços
nha do comandante e na casa de bordo (nomeadamente do detalhe,
dos transmissores, a instala- da companhia e do serviço de abasteci-
Lotação Evolução da lotação da Sagres Actual (título ção de um gerador de água mento); e
1962-1988 1988-2001 2001-2011 experimental) doce e a montagem de uma
grua hidráulica a meio navio - Redução significativa dos espaços de
10 10 9 alojamento de pessoal devido à introdu-
Oficiais 9 para movimentar as embar- ção de novos sistemas a bordo (estações
Sargentos 19 21 16 16 cações. A dimensão dos tra- de tratamento de esgotos, portas estan-
balhos não permitiu que o ques hidráulicas, troncos de fuga dos
Praças 134 128 114 103 navio navegasse em 1987 e compartimentos e sistemas de ventilação
Total 163 159 139
128 em 1991 – tendo esses anos e de ar condicionado).
20 MARÇO 2012 • REVISTA DA ARMADA