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REVISTA DA ARMADA | 496
SUPERINTENDÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
UM SETOR MULTIPLICADOR DO PODER NAVAL
CATALIZADOR DA INOVAÇÃO E MODERNIZAÇÃO NA MARINHA
INTRODUÇÃO A STI administra os recursos informacionais da Marinha nas
áreas das tecnologias de informação e comunicação, das comu-
A Informação e o Conhecimento são amiúde referidos como nicações e dos sistemas de informação, da análise e da gestão da
o ativo mais precioso e diferenciador das organizações, indisso- informação, bem como do arquivo da informação.
ciável das pessoas, que o criam, gerem e transformam em valor
para a segurança e para o desenvolvimento económico e social. A STI é também o órgão responsável pela segurança da infor-
mação e do ciberespaço, pelo controlo da configuração das redes
AS TI e serviços nucleares e pela gestão do parque informático, apoian-
do diretamente as unidades e forças navais e outras estruturas
As Tecnologias da Informação (TI) comportam um conjunto de no âmbito da Defesa Nacional.
tecnologias relacionadas com a conceção, produção, armazenamen-
to, transmissão, disponibilização, segurança e utilização da informa- VISÃO E ESTRATÉGIA TI
ção. A relevância da informação para as organizações e atividades
que estas desenvolvem, há muito reconhecida, tem vindo a ser for- A Visão e a Estratégia TI para o período 2015-17 encontram-se
temente potenciada pelas tecnologias, afirmando-a como um ele- vertidas na Diretiva Setorial (DS) STI 2015, refletindo os propósitos
mento de transversalidade e de articulação, que condiciona e enfor- definidos na Diretiva de Planeamento da Marinha (DPM) para as
ma as dinâmicas de funcionamento da generalidade das entidades. áreas das Tecnologias da Informação, assegurando, nesta matéria, o
alinhamento horizontal com as DS dos restantes setores da Marinha.
As TI são pois agentes de modernidade, inovação e transfor-
mação e de criação de vantagens competitivas, propiciando O Superintendente das TI estabeleceu como visão para o setor
maior eficiência nos processos internos de suporte e maior eficá- “A informação afirmar-se como um recurso indispensável ao servi-
cia nos serviços prestados. ço da Marinha, capaz de potenciar o conhecimento”, a qual se con-
substancia na consecução de 4 temas estratégicos: (1) Serviço aos
AS TI NA MARINHA Setores − Focar a ação da STI nas necessidades GI/TIC dos setores;
(2) Processos e Arquiteturas de Referência – Potenciar o alinhamen-
O setor da Defesa não ficou alheio a este novo paradigma da to, a coerência e o suporte das TI aos processos de cariz operacio-
sociedade da informação. Na Marinha, esta realidade fez o seu nal e de apoio às operações, desmaterializando-os, e consolidar as
caminho nos últimos vinte cinco anos, tendo culminado em 2009 arquiteturas de referência dos setores; (3) Inovação, Modernização
com a criação de um órgão central de administração e direção e Qualificação − Fomentar a qualificação dos RH do setor e dinami-
destinado a administrar os recursos da informação, recentemen- zar a inovação GI/TIC como contributo para a modernização da Ma-
te consolidado em sede da LOMAR 2014 e hoje designado pela rinha; (4) Informação, Comunicação e Conhecimento − Potenciar a
Superintendência das Tecnologias da Informação (STI). A DITIC, a disponibilidade e a partilha segura da informação, a comunicação e
DAGI e o Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central o trabalho colaborativo, assegurando superioridade da informação
da Marinha (CDIACM) corporizam a estrutura orgânica da STI. e desenvolvimento de conhecimento no apoio à tomada de decisão.
6 MAIO 2015