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sendo exemplos o REP 2013, o LUSITANO 2013 e o REP 2014.            na manobra de içar e arriar a embarcação de sondagem, assim
  Desde a sua criação e operacionalização, a EH-IR já foi ativada   como no seu reabastecimento.

em três situações reais: nas buscas da aeronave que se despe-       CENÁRIO 2: ÁREA ADJACENTE À BARRA SUL
nhou ao largo da Baleeira (setembro de 2014), na deteção de
perigos para a segurança da navegação no interior do porto de       DO PORTO DE LISBOA
Viana do Castelo (outubro de 2014) e nas buscas da embarcação
que naufragou ao largo da Praia das Maçãs (fevereiro de 2015).        Partindo da notícia que um navio de pesca ficou com as redes
                                                                    presas numa estrutura à saída da barra sul do porto de Lisboa,
EHIREX 2015                                                         foi identificada uma área de busca para verificar a existência de
                                                                    obstruções no fundo, detetar contactos na coluna de água, con-
  Entre 2 e 7 de março de 2015, o IH planeou e conduziu o pri-      firmar a posição de navios afundados (wrecks) e simular a inspe-
meiro treino da EH-IR, designado como EHIREX 2015, que se           ção com ROV.
pretende venha a integrar o plano de treino dos navios hidro-
gráficos. Este foi realizado em condições que simularam cenários      Para este cenário, foi utilizado o NRP Almirante Gago Coutinho
                                                                    com a EH-IR embarcada, equipado com um sondador multifeixe de

Fig. 2 - Imagem do modelo batimétrico do Portinho da Costa e camada de informação batimétrica adicional em formato S-57 produzida.

de provável intervenção e teve como objetivo avaliar a sua pron-
tidão, incluindo os equipamentos e meios, a organização esta-
belecida, a coordenação, a integração de equipas e a recolha de
ensinamentos que permitam a melhoria contínua. Esta missão
contou com a participação do NRP Almirante Gago Coutinho (ver
figura 1) e possibilitou o treino e a formação de hidrógrafos e
técnicos do IH e da guarnição do navio, quer na operação dos
equipamentos quer na manutenção de padrões de segurança. Os
cenários desenvolvidos permitiram, ainda, a aquisição de dados
com relevância para a missão do Instituto.

CENÁRIO 1: PORTINHO DA COSTA                                        Fig. 3 - Recuperação do magnetómetro

  Neste cenário constava a realização de um levantamento hi-
drográfico na área adjacente ao Portinho da Costa para locali-
zação de obstruções, de modo a permitir a atracação de um
submarino em segurança. O objetivo final da EH-IR foi gerar um
produto cartográfico (tipo célula da carta eletrónica de navega-
ção), com informação batimétrica atualizada, de modo a poder
ser utilizado pelo sistema de navegação Electronic Chart Display
and Information System (ver figura 2) - ECDIS. Foi utilizada a em-
barcação Cagarra, projetada a partir do NRP Almirante Gago
Coutinho, e empregues um sistema sondador interferométrico
e um sonar lateral, ambos os equipamentos para utilização em
baixas profundidades e com elevada portabilidade. Este cenário
permitiu ainda treinar a guarnição do navio hidro-oceanográfico

18 SETEMBRO/OUTUBRO 2015
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