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elevada resolução, sonar lateral, magnetómetro e ROV (ver figura 3).      • A possibilidade de avaliar as capacidades dos sistemas e dos
  Na área de buscas foram detetados dois wrecks (navios Nautila         equipamentos;

e Bolama) e alguns contentores nas imediações do Nautila.                 • A validação da competência do IH para fornecer produtos de
                                                                        natureza cartográfica às unidades operacionais, que permitam
CENÁRIO 3: PESQUISA EMBARCAÇÃO                                          salvaguardar a segurança da navegação e que possam ser utiliza-
                                                                        dos nos sistemas de navegação eletrónica;
MARIA EDUARDA
                                                                          • A capacidade de projeção da EH-IR, com suporte dos meios
  A partir da posição duvidosa existente para os destroços da embar-    da Marinha, em apoio às operações navais e marítimas, designa-
cação Maria Eduarda, localizados a sudeste da saída da barra sul do     damente em cenários de emergência ou de proteção civil.
porto de Lisboa, foram efetuados levantamentos com sondador mul-
tifeixe (ver figura 4) e sonar lateral no NRP Almirante Gago Coutinho,  CONSIDERAÇÕES FINAIS
de modo a investigar a existência dos destroços e a determinar, caso
existissem, a sua sonda mínima. Na área levantada não foi detetada        A EH-IR emerge na estrutura do IH como uma entidade singu-
nenhuma estrutura relativa aos destroços da embarcação.                 lar, que utiliza as capacidades e meios existentes para responder,

Fig. 4 - Imagem da coluna de água adquirida pelo sondador multifeixe, onde é possível visualizar um eco vindo da coluna de água (à esquerda / cenário 3) e imagem do modelo batimétrico do Canhão de Lisboa (à
direita / cenário 4).

CENÁRIO 4: CANHÃO DE LISBOA (NO PLAY)                                   adequadamente, às solicitações no âmbito do apoio às opera-
                                                                        ções militares e marítimas, de forma célere e multidisciplinar. A
  Durante os períodos noturnos do EHIREX, o NRP Almirante               EH-IR constitui-se como a componente operacional e de resposta
Gago Coutinho executou o levantamento da cabeceira do Ca-               rápida do IH para o conhecimento do espaço marítimo e dos pro-
nhão de Lisboa, no âmbito do projeto de dinâmica oceânica do            cessos que nele ocorrem, disponibilizando esse conhecimento
Instituto Hidrográfico (ver figura 4).                                  aos utilizadores e decisores que dele necessitem.

RESULTADOS                                                                O treino EHIREX traduz a resposta operacional do IH ao Plano
                                                                        Operacional da Marinha para 2015, no sentido de assegurar a
  O EHIREX 2015 constituiu um marco no treino e no apronta-             certificação e qualificação dos meios e capacidades operacionais,
mento dos meios e recursos do IH, tendo-se revelado muito im-           materializando a sua ação específica na prontidão mantida pela
portante na avaliação da prontidão e da utilização da Equipa Hi-        EH-IR (48 horas).
drográfica de Intervenção Rápida. Ao longo do treino foi possível
identificar diversas oportunidades de melhoria, nomeadamente              A EH-IR encontra-se pronta e beneficia fortemente da sinergia
ao nível da utilização dos equipamentos, sendo de realçar a im-         entre a estrutura operacional de cariz militar e as capacidades
portância dos sistemas de posicionamento dinâmico para apoio            técnico-científicas existentes no IH.
a operações ROV e dos sistemas acústicos de posicionamento de
sensores rebocados (e.g. o sonar lateral). Como principais mais-                                                                                      Reis Arenga
-valias deste treino salientam-se as seguintes:                                                                                                                  CFR

  • A integração da EH-IR a bordo de um navio hidro-oceanográ-                                                                                   Delgado Vicente
fico e consequente oportunidade de coordenação conjunta da                                                                                                     CTEN
ação e da missão;
                                                                                                                                                 Marques Peiriço
  • A oportunidade de treino e formação de hidrógrafos e téc-                                                                                                  CTEN
nicos do IH conjuntamente com a guarnição do NRP Almirante
Gago Coutinho, quer em aspetos de natureza técnica quer os
relativos a comando, controlo, segurança e gestão de recursos;

                                                                        SETEMBRO/OUTUBRO 2015 19
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