Page 19 - Revista da Armada
P. 19

REVISTA DA ARMADA | 509


          — Comunicações por satélite : INMARSAT mini-C, Mini V-SAT e   O planeamento proposto pelo Arsenal do Alfeite prevê que o
          TVSAT;                                              navio fique operacional a tempo de participar no Dia da Marinha
          — Eletro-ótico;                                     deste ano, já com provas a cais (HAT) e de mar (SAT).
           Está ainda em curso a aquisição de todo o aprestamento ne-
          cessário à operação do navio.                                              Com a colaboração do GP-STANFLEX300
           A guarnição está praticamente definida e já iniciou a formação
          específica na operação desta classe de navios com a colaboração
          de técnicos dinamarqueses na BNL, tendo-se deslocado à Dina-
          marca na 2ª semana de março para embarque no HDMS Soloven,   Notas
          navio da mesma classe, durante uma semana.            1   DDALO – Danish Defence Acquisition and Logistics Organization.
           A docagem e a generalidade dos trabalhos de manutenção e   2   O Engº Perestrello de Vasconcelos foi o 1º administrador do Arsenal do Alfeite
          de instalação de novos equipamentos foi adjudicada à Arsenal   após a sua criação na atual localização (Alfeite) e exerceu as suas funções de 01
                                                                 de outubro de 1938 a 01 de janeiro de 1961, tendo falecido em 1962. É avô do
          do Alfeite, S.A., que tem também a seu cargo a realização dos   atual Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello.
          estudos para a instalação dos novos equipamentos.




                                              CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
                    • Comprimento total      54.00   m                  • Guarnição               23
                    • Comp. entre perpendic.   50.00   m                • Oficiais                3
                    • Boca Máxima            9.00   m                   • Sargentos               4
                    • Calado máximo          3.50   m                   • Praças                  16
                    • Pontal                 4,40   m                   • Margens Alojamento      6
                    • Deslocamento Leve      345.8   ton                • Autonomia Víveres       7 dias
                    • Estrutura               PRF                       • 2 Fast Rescue Boat NOREQ   6,5 m
                                                                        • Estabilidade ITDINAV 802(A)

















                      INSTALAÇÃO PROPULSORA                               SISTEMAS AUXILIARES
                • 2 Mot. Diesel MTU 16V396    2 x 2.600 HP        • 3 GE’s General Motors 12V-71   3 x 200 kW
                • 2 hélices, CPP, 3 pás                           • Rede Primária               440 V/60 Hz
                • 1 Turbina a Gás GE LM500    6000 HP             • Redes Secundárias 115V/60Hz   220 V/60 Hz
                • 1 hélice, Passo Fixo, 3 pás                     • Impulsor de Proa
                • Velocidade Máxima Mantida   > 20 nós            • Lemes Estabilizadores Ativos
                • Autonomia a 14 nós          > 2.400 mi          • Grua HERKULES RM30-209*     WLL 5,0 ton
                                                                  • Turco HARDING NPDS 3500H**   SWL 3,2 ton


                       COMANDO E CONTROLO                                  ARMAS E SENSORES
                • Sist. Gestão Plataforma – Lyngso Marine (DK)    • Capacidade de tiro de superfície até 30 mm
                • Sist. Integrado Comunicações – EID (PT)         • 2 Radares da Banda I – Kelvin Hughes
                • Sist. Integrado Navegação – Direção de Navios    • INMARSAT mini-C
                                                                  • Mini-VSAT KVH v7 ip
                                                                  • Odómetro eletromagnético                     Foto SMOR L Almeida Carvalho
                *WLL: Working Load Limit                          • Eletro-ótico
                                                                  **SWL: Safe Working Load



                                                                                                    JULHO 2016  19
   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24