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REVISTA DA ARMADA | 509
A sua substituição era inevitável, tendo-se iniciado o processo em A Marinha Portuguesa irá dispor de um dos mais modernos simu-
2008, que veio a culminar com a adjudicação à Rheimetall em 11 de ladores de tática naval para apoiar o treino e a formação dos seus
junho de 2015 e com a definição do programa para a sua edificação. militares, assente numa multiplicidade de configurações possíveis e
na capacidade de treino em simultâneo – proporcionada pela interli-
O NOVO SIMULADOR ASTT gação do ASTT ao SIMNAV –, permitindo um treino abrangente e re-
alista das equipas de bordo nos mais diversos cenários operacionais.
O novo ASTT será constituído por uma sala de controlo e por 12
cubículos, em que 2 estarão configurados para navio-chefe (CTG) e Colaboração do CITAN
os restantes 10 permitirão configurar qualquer plataforma (incluin-
do, em dois deles, a capacidade para simular um submarino com
periscópio). Cada cubículo estará equipado com hardware de última
geração, em ambiente Windows, com monitores e periféricos en-
castrados em consolas horizontais e verticais.
Para além das capacidades de simulação anteriormente existen-
tes, no que respeita ao treino das warfares convencionais (ASW,
AAW e ASUW) e da guerra assimétrica e anfíbia, permitirá o acesso a
sistemas e equipamentos existentes nos navios e submarinos, como
o ECDIS, Command Team Trainer (CTT) do STACOS das fragatas clas-
se Vasco da Gama, periscópio e com a possibilidade de interligação
ao Simulador de Navegação (SIMNAV), que possibilitará num futuro
próximo o treino em simultâneo das equipas do CO e da ponte.
O sistema terá capacidade de simular inúmeras plataformas, in-
cluindo plataformas de superfície, subsuperfície, aéreas e até lança-
dores de mísseis a partir de terra, com múltiplas variáveis em termos
de armas e sensores.
O simulador terá de base 140 plataformas genéricas, designada-
mente, 100 navios, 10 submarinos, 20 aeronaves de asa fixa e 10
aeronaves de asa rotativa.
Com este novo simulador será ainda possível efetuar a avaliação
do exercício durante a sua execução e após a sua conclusão, ao ní-
vel da consola, de cada unidade/plataforma bem como das forças
participantes.
JULHO 2016 15