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REVISTA DA ARMADA | 509
O NRP Tejo durante a fase de limpeza das obras vivas, em 24SET15
gás é efetuada através da conduta de evacuação pela tradicional
chaminé dos navios.
Presentemente, com o NRP Tejo atracado no Arsenal do Alfeite
e o NRP Mondego na Doca Flutuante, vamos, de forma resumida,
debruçar-nos sobre a sua adaptação às missões que incumbem
a um Navio de Patrulha Costeiro (NPC) e, simultaneamente, aos
trabalhos de manutenção necessários para trazer à vida quatro
plataformas navais paradas há mais de 5 anos.
Para cumprir com os requisitos definidos pelo Estado-Maior da
Armada e simultaneamente dotar o navio com os equipamen-
tos e sistemas necessários à sua operação com segurança e ao
cumprimento das missões para que está destinado, está previsto
O NRP Mondego no decurso da alagem na doca flutuante da AA, S.A., em 22DEZ15 manufaturar, adquirir e instalar, entre outros, o seguinte:
“Eng. Perestrello de Vasconcelos” da Arsenal do Alfeite, Socie- Área da plataforma
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dade Anónima. Começava assim a adaptação da ex-classe Flyve- — Um turco e duas embarcações tipo FRB (Fast Rescue Boat);
fisken à nova Classe Tejo, cujas missões serão maioritariamente — Colocação de uma balaustrada no Castelo AV para maior se-
cumpridas na Região Autónoma da Madeira e Zonas Marítimas gurança do pessoal;
do Norte, Centro e Sul. — Enfermaria com capacidade para dois acamados;
Com o navio em seco, uma das zonas das obras vivas que maior — Reconfiguração da Casa do Leme (Ponte) e Centro de Operações;
curiosidade suscitou foi a zona de ré, onde se encontram os 3 — Reconversão do Sistema de Ar Condicionado;
hélices, 3 lemes e 2 flaps. Os hélices de BB e EB são de passo va- — Atualização do HW e SW do SGP LYNGSO (Sistema de Gestão
riável e estão acoplados, via caixas redutoras, a 2 motores MTU da Plataforma);
16V396. O hélice central, de maior diâmetro e de passo fixo, está
acoplado, via caixa redutora, a uma Turbina a Gás General Elec- Ajudas à navegação
tric LM500, com cerca de 6000 HP de potência. Os lemes de BB e — Dois radares de navegação banda INDIA, sonda, odómetro ele-
EB funcionam ainda como estabilizadores de balanço, a exemplo tromagnético, girobússola de fibra ótica, agulha de fluxo (substi-
da Classe Bartolomeu Dias. Os flaps têm como missão alterar o tui a agulha magnética), DGPS, ECDIS, estação METEO;
ângulo longitudinal de inclinação do navio (trim), possibilitando
tirar partido da velocidade em prol da redução do consumo de Comunicações e sistemas de informação
combustível. — Sistema Integrado de Comunicações (SICC) da EID (Empresa de
Ao nível das obras vivas foi ainda possível ver as descargas dos Investigação e Desenvolvimento);
motores diesel propulsores e dos grupos eletrogéneos situadas — GMDSS (Global Maritime Distress and Safety System);
abaixo da linha de água; o sonar alojado na quilha a retirar du- — Infraestrutura para duas redes, sendo uma de fibra ótica e ou-
rante a docagem e o impulsor de proa. A descarga da turbina a tra de cobre, computadores, servidores e impressoras;
18 JULHO 2016