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REVISTA DA ARMADA | 509
NAVIO DE PATRULHA COSTEIRO
CLASSE TEJO
Foto SMOR L Almeida Carvalho
No seu número de dezembro de 2014 a Revista da Armada le- • Avaliação prévia de condição, visando reduzir ao mínimo as in-
vantou a “ponta do véu” relativamente aos quatro navios patrulha tervenções corretivas a efetuar;
dinamarqueses Classe Flyvefisken (Peixe-voador) – tipo Standard • Aquisição dos equipamentos e aprestamento necessários à fu-
Flex 300 ou SF300, na sua forma abreviada. Esta pequena esqua- tura operação da Classe Tejo;
dra de quatro navios com casco em fibra foi adquirida pelo Estado • Aquisição de serviços especializados à Indústria Privada (IP)
Português em 23 de outubro de 2014, sendo posteriormente bati- portuguesa e dinamarquesa para intervenção em diversos siste-
zada como Classe TEJO. Será composta pelos NRP Tejo (P590), NRP mas e equipamentos;
Douro (P591), NRP Mondego (P592) e NRP Guadiana (P593). Além • Aquisição de serviços ao DDALO para ministrar formação espe-
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destes quatro navios, o Estado Português optou por adquirir em cializada na operação desta classe de navios a apoiar a avaliação
13 de março de 2015 um quinto navio, o ex-HDMS Gribben, como de condição;
plataforma logística para apoio aos restantes, abreviando-se desta • Contratação ao AA do estudo do projeto para a reconfiguração
forma o tempo gasto na obtenção de componentes. da Classe Tejo; da execução da manutenção e reconfiguração dos
Os 14 navios que inicialmente compunham a classe Flyvefisken navios definida pela Direção de Navios, e da aquisição dos mate-
foram construídos pelo estaleiro dinamarquês DANYARD A/S en- riais e sobressalentes necessários.
tre 1985 e 1996, estaleiro que entretanto encerrou a sua ativi- A operação de reboque foi levada a cabo pelo rebocador N/M
dade. Dos 14 navios iniciais, divididos por três series, consoante “Montenovo” da Rebonave – Setúbal, em 3 viagens consecuti-
o tipo de missão principal a que se destinavam e o tipo de pro- vas. Esta operação foi antecedida da preparação dos navios para
pulsão, um já foi abatido e desmantelado em 2006; três foram o reboque com recurso a equipas da Marinha Portuguesa e da
vendidos à Lituânia em 2007; cinco foram vendidos a Portugal Rebonave, que estivaram todo o material a bordo, verificaram
em 2014/15, e o único navio da terceira serie, o HDMS Soloven, as válvulas de fundo, colocaram em cada navio os indispensáveis
opera agora como navio de apoio a mergulhadores na Marinha olhais de reboque, e embarcaram um gerador de emergência,
da Dinamarca. Os restantes quatro navios poderão eventualmen- baterias, sensores de alagamento, e luzes de navegação e de alar-
te ter como destino a Lituânia (1) e o Egito (3). me apropriadas a navio rebocado.
No decurso das visitas prévias efetuadas aos navios tipo STAN- • De 30 de abril a 12 de maio de 2015 – reboque do NRP Tejo via
FLEX 300 na Base Naval de Korsor – Dinamarca, foi notória a ex- canal de Kiel;
celente qualidade de construção das plataformas onde abunda • De 3 a 18 de julho de 2015 – reboque simultâneo dos NRP Douro
o aço inoxidável, o seu bom estado interior, contrastando, aqui e e Mondego contornando o norte da Dinamarca;
ali, com a desarrumação causada pela desmontagem de inúme- • De 7 a 20 de agosto de 2015 – reboque simultâneo dos NRP Gua-
ros equipamentos e sensores requeridos pela Marinha Dinamar- diana e ex-HDMS Gribben contornando o norte da Dinamarca.
quesa, os excelentes padrões de habitabilidade, e a generalidade Após a sua chegada a Portugal o NRP Tejo teve ainda honras de
dos equipamentos a dar mostras de estarem apenas à espera visita a bordo por parte do Ministro da Defesa Nacional, Dr. Pe-
“que se desse à chave” para arrancarem. Foi com base nessa dro Aguiar-Branco, que no Dia da Marinha, e acompanhado pelo
avaliação prévia que se desenhou a estratégia a adotar para esta Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e de outras indivi-
classe de navios com vista à sua futura integração na esquadra: dualidades convidadas para o evento, visitou demoradamente o
• Contratação da NSPA (NATO Support and Procurement Agency) navio, inteirando-se da sua configuração atual e ouvindo expli-
para operacionalizar o reboque dos cinco navios da Base Naval cações sobre a sua futura configuração já ao serviço da Marinha
de Korsor até Lisboa; Portuguesa.
• Definição, pelo Estado-Maior da Armada, do Conceito de Em- E foi no dia 23 de julho de 2015 que, pela primeira vez, passá-
prego Operacional e dos Requisitos Operacionais; mos sob a quilha do NRP Tejo, acabado de alar na Doca Flutuante
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