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REVISTA DA ARMADA | 524
ambiente de interdição marítima, com uma embarcação a simu-
lar um navio mercante, suspeito de quebrar o embargo imposto
a Ginger e a respetiva Zona de Exclusão, acompanhado de várias
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unidades navais inimigas.
Terça-feira tinha lugar um exercício de defesa aérea de maior
envergadura com o navio em postos de combate (condição geral
1), servindo de warm-up para a guerra de 5ª feira (Weakly War).
Neste exercício participaram sempre aeronaves do tipo Hawk e
Falcon, quer em apoio à força (CAP ) quer como ameaça, transpor-
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tando dispositivos de guerra eletrónica para empastelamento de
sensores e comunicações e para simulação de mísseis. Simultanea-
mente, treinava-se a batalha interna, com simulação de impactos
que geravam diversas avarias, limitações e emergências médicas.
O dia terminava com um exercício de defesa antissubmarina.
As quartas-feiras foram caracterizadas pela realização de exercí-
cios de marinharia e navegação, exercícios de tiro de tipo variado,
operações de voo, incluindo operação com helicópteros do tipo Exercício de apoio humanitário.
Dauphin, e a realização de um exercício de Crash-on-Deck , e, tam-
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bém, por séries de Force Protection, com a participação de peque- O segundo teve lugar no dia 22 de setembro, num contexto em
nas embarcações e semirrígidas. que o navio teria sido destacado para prestar apoio humanitário
Quinta-feira era dia de operar em força, exercendo o navio as fun- à população de Bull Point Village, localidade que ficou devastada
ções de CTG durante todas as semanas. O dia começava com um sus- após a passagem de um tornado, que provocou grandes danos,
pender coordenado dos navios da força e com a saída coordenada do vítimas e desaparecidos. O uso de figurantes com experiência de
rio Hamoaze sob ameaça terrorista de embarcações do PGF , tendo teatro e de um cenário bastante completo com inúmeros detalhes
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o navio a responsabilidade de coordenar as medidas de Force Protec- levaram a guarnição a adotar um sentido de urgência similar ao
tion da força, de forma a defender a High Value Unit (HVU). real, mesmo sabendo tratar-se de um exercício. A série contou
O cenário inicial da Weakly War alternou entre o canal rocegado, ainda com um treino de Relações Públicas dedicado.
em que os navios da força transitavam sob a ameaça de minas em
águas confinadas, e o Choke Point, destinado a simular uma situa- ANYTIME, ANYWHERE F332
ção de águas muito confinadas em que os navios tinham de pro-
teger a HVU sob ameaça aérea. Após este cenário inicial, a força No último dia do POST17, após a inspeção final, teve lugar o
efetuava um trânsito em ambiente multiameaça, com ataques discurso final do FOST à guarnição, tendo este salientado o bom
simultâneos de aeronaves transportadoras de mísseis e de bom- desempenho do navio, caracterizado pela determinação e espí-
bas, de submarinos equipados com torpedos e mísseis de super- rito de corpo e de combate da guarnição (remarkable perfor-
fície e de unidades de superfície equipadas com mísseis de longo mance). A motivação da guarnição e uma atitude muito positiva
alcance. De salientar que as ordens de batalha inimigas empre- e combatente foi sempre a grande marca e imagem do Navio
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gues durante as 4 semanas de mar alternaram entre as duas mais perante os complexos desafios do exigente programa de treino
complexas num conjunto de cinco possíveis. conduzido.
As sextas-feiras, apesar de a semana já ir longa, eram destina- O treino concretizado não poderá ser encarado como o fim,
das às grandes séries, em que a guarnição conseguiu encontrar no mas sim como o início de um período operacional exigente e
cansaço a força e resiliência para ultrapassar um último desafio durante o qual o navio terá de manter as perícias e qualificações
antes de iniciar o fim de semana, algo que só foi possível com um atingidas.
elevado espírito de corpo, sacrifício e camaradagem. Com a conclusão do POST, o NRP Corte-Real está certificado e
Desta forma, foram realizados um grande incêndio em espaço de pronto para cumprir todas as missões que fazem parte do seu
máquinas a navegar (F4), o Ship Protection Exercise (SPE) – exercí- conceito de emprego operacional, em particular, a atribuição à
cio de defesa própria contra ameaça terrorista – e o Disaster Relief NATO Response Force (NRF)/Standing NATO Maritime Group One
Exercise (DISTEX), respetivamente, nas três primeiras semanas da (SNMG1) e EUROMARFOR, prevista para 2018.
fase de mar. O quarto grande exercício de maior complexidade, Na missão participaram 194 militares (21 dos quais do sexo
encalhe/colisão (F7), foi realizado na segunda-feira da última feminino), incluindo um destacamento de Helicópteros, uma
semana de mar. equipa de Fuzileiros e outra de Mergulhadores.
Os exercícios SPE e DISTEX constituíram uma experiência única,
face aos meios envolvidos pelo FOST e ao realismo proporcionado Colaboração do COMANDO DO NRP CORTE-REAL
pelos mesmos. Ambos exigiram um rigoroso e detalhado planea-
mento por parte do navio ao longo das semanas antecedentes.
O primeiro ocorreu no dia 15 de setembro, num cenário em que Nota
o navio teve de atracar em Freeport para efetuar um período de 1 Pre-OST Liaison Visits
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De acordo com o cenário geopolítico jogado no FOST, Ginger e Brownia são dois
reparações, existindo informação da possibilidade de ocorrência 2 países em tensão que fazem parte de uma região denominada Britanica.
de ações terroristas no porto. Com ligação às autoridades locais 3 Combat Air Patrol
e através do reforço do dispositivo de segurança, empregando 4 Simulação de queda de helicóptero no convés de voo
toda a guarnição, o navio defendeu-se de diversos tipos de ata- 5
Pro-Ginger Front – organização terrorista que opera no território de Brownia a
ques, nomeadamente, de grupos terroristas organizados em terra favor da ocupação por Ginger.
e de embarcações suicidas. O exercício terminou com a retração 6 Conjunto de meios aéreos, de superfície e sub-superfície inimigos
da equipa de segurança (composta por militares fuzileiros) para 7 Freeport é uma cidade fictícia jogada no cenário do FOST, sendo a capital de Brownia.
bordo e a largada (simulada) do navio.
DEZEMBRO 2017 7