Page 120 - Revista da Armada
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Escola de Aviação Militar de Chartres, onde foi di- Gago Coutinho como navegador, com a finalidade de
plomado com 28 horas e 57 minutos de voo e a classi- experimentar métodos e instrumentos de navegação
ficação final de tres bon pilote. Ainda em França, criados por ambos, com vista à projectada viagem ao
frequentou várias escolas de aperfeiçoamento, regres- Rio. O êXito da experiência provou à evidência que eles
sando a Portugal em Agosto de 1916. Um dos cursos eram capazes de navegar pelo ar com a mesma pre-
de aperfeiçoamento que fez em França foi o de piloto cisão com que se navegava no mar. A travessia de-
de hidroaviões na Escola de Saint-Raphael. pendia agora só dos homens e dos aviões.
Depois do seu regresso a Lisboa, foi nomeado ins- De 30 de Março a 17 de Junho de 1922 realizou, com
trutor da Escola Militar de Aeronáutica, a funcionar o mesmo navegador, essa memorável proeza que passou
em Vila Nova da Rainha. à História com o nome de Primeira Travessia Aérea
Em 1918 foi criada a Aviação Naval e Sacadura Cabral do Atlântico Sul.
foi o seu primeiro director. Este cargo foi depois
ocupado por um capitão-de-mar-e-guerra, tendo ele sido Aqui terminaria em beleza a carreira de qualquer
exonerado e nomeado comandante da Esquadrilha Aérea homem que quisesse descansar à sombra dos louros
da Base Naval de Lisboa. Era então capitão-tenente, conquistados. Mas Sacadura Cabral queria mais.
posto a que tinha ascendido em Abril de 1918. Cimentada a amizade com o Brasil, um tanto ou quanto
Em 1919 foi nomeado para proceder aos estudos pre- abalada antes do raid, pretendia agora dar mais um
paratórios da viagem aérea de Lisboa ao Rio de Janeiro, passo, este no sentido da reconquista do perdido pres-
da qual era paladino. tígio do País no conceito mundial. E pensou repetir a
Para escolher o material adequado, e, ao mesmo rota de Fernão de Magalhães e realizar a primeira
tempo, adquirir aviões para equipar a Aviação Naval, viagem aérea de circum-navegação.
seguiu para França e Inglaterra na qualidade de adido
aeronáutico junto das nossas legações naqueles países. Não vale a pena descrever o que foi a luta de gigante
Em 192 I realizou uma viagem aérea à Madeira, levando que travou para conseguir fazer essa viagem até porque
Sacadura Cabral- aviador.
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