Page 199 - Revista da Armada
P. 199
assim, uma função supletiva da
iniciativa privada e garantindo a
deslocação çle pessoas e tam-
bém de mercadorias entre os
portos da província. A frota dos
Serviços de Marinha é, actual-
mente, composta pelas seguintes
unidades :
PORTE
NOME LOTAÇÃO
(ton. métricas)
Formosa ·· 140 24
Corubal ,. 140 24
Bor » 190 40
Pec ixe 24 8
CP 10 .. 200 300
·CP 11 .. 2UO 300
CP 12 , 50 .50
CP 13 .. 50 50 ,..
Actualmente estão servidas com
carreiras regulares as seguintes
localidades e ilhas: Xime, Enxudé,
.
.
Bolama, Empada, Bubaque, ilha
de Pecixe, Teixeira Pinto, ilhas dos
Bijagós e dentro em breve Buba,
Cacine e Gadamael.
Tem sido muito vincado o ritmo
de subida desta actividade, con-
forme se pode ver pelo quadro
que a seguir se apresenta:
SERVIÇOS DE MARINHA
PASSAGEIROS CARGA
1969 4710 1998
7970 17869' 3267
7971 38362 . 5585
';larca Norte do Canal Melo
Por seu turno. as embarcações Para apoiar o incessante movi- todos de reduzidas dimensões. No
particulares de cabotagem. que mento desta navegação e ainda entanto, alguns há cujo movimento
são actualmente 73 (45 motoriza- da militar, os Serviços de Marinha -é apreciável: em 1970 Bambad inca
das), totalizam 2641 toneladas de colocaram no litoral e nas ilhas registou a visita de mais de um
porte e suportam a parte principal 36 faróis, farolins e bóias luminosas milhar de embarcações de cabo-
do escoamento das cargas de Bi~ e 85 marcas com reflectores de tagem e por Catió e Bedanda es-
sau para os portos interiores e radar. A manutenção desta ex- coou-se um total de 10000 tone-
vice-versa, podendo a sua activi- tensa rede de farol~gem e bali- ladas de arroz.
dade avaliar-se claramente pelo zagem mobiliza permanentemente Este é o panorama das comuni-
quadro que a segu ir se indica: apreciáveis meios humanos e de cações de cabotagem na Guiné.
material. Da sua importância falam clara-
CARGA MOVIMENTADA Na rede geral das comunicações mente os números.
PELA CABOTAGEM os portos produzem uma <drena- No quadro geral dos transportes
NO PORTO DE BISSAU gem» no escoamento normal das na província tem a Marinha apre-
cargas, motivo porque existe sem- ciável papel a desempenhar e não
TONELAGEM
ANO ENTRADA SAiDÃ pre a preocupação de reduzir o restam dúvidas que isso significa
efeito desse retardo. Por este mo- parte considerável do esforço que
7969 29064 21497
tivo se iniciou já a mecanização o desenvolvimento da Gu iné está
1970 31 853 24550
dos portos interiores da Guiné. a exigir.
1971 21 607 20247
Deve acrescentar-se que estes são S. Leitão
17