Page 373 - Revista da Armada
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síveis de encher. Postos frente a fren-
te, certos objectos parecem conversar
no seu mutismo, misteriosamente rela-
cionado~, apesar da natureza insólita
dessa presença mútua; a sua imobili-
dade aparente esconde, no entanto,
actividades insuspeitas. Essa imobili-
dade das coisas empresta às telas de
Chirico uma poesia especial, uma
espécie de espera de alguma coisa
sobrenatural que se sente estar para
acontecer mas cujo sentido se des-
• conhece. Por vezes, certos objectos,
abandonados no meio de uma rua
deserta, na mais desconcertante das
ambiências, são como destroços na sua
nudez trágica, qual grito saído dessa
espécie de alma que tais objectos,
nessas circunstâncias, parecem adqui-
nr.
Até 1915, a pintura de Chirico
procura a essência do infmito, da
solidão, da melancolia e da incerteza.
É o caso de «O Enigma da Hora» ,
pintado em 191 I . A paleta é sombria
e dela estão ausentes todas as cores
gritantes. A luz é dada pelo sombreado
dos diversos planos geometrizados,
«A Incerteza do Poeta »
«O Vaticinador »
que acentuam .os efeitos metafísicos
que o artista pretende. Mais tarde,
Chirico procurará uma concepção
mais intelectualizada da sua pintura.
Aquela ansiedade, que era sugerida
pelas impressionantes ruas desertas
(como se os homens tivessem desapa-
recido da Terra) e que exprimia
a essência particular de uma visão
extraída do «naturai», transformar-
-se-á numa concepção «supernatural»
em que o súbito encontro de um ob-
jecto inesperado vem acentuar uma
ambiência poética surpreendente,
cara ao subconsciente do artista. É o
caso do quadro «A Incerteza do Poe-
ta», pintado em 1913. Um pórtico na
sombra, um pedaço de estátua antiga
numa praça geometrizada em excesso
e um comboio fumegante no horizonte
acentuam a interpenetração misteriosa
de dois mundos - o antigo e o moder-
no. O cacho de bananas funciona como
elemento de surpresa desconcertante,
expressão de um sentimento espon-
tâneo em que a razão não intervém .
exprimindo. talvez, aquele verso de
Apollinaire: «Incerteza. oh, minhas
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