Page 24 - Revista da Armada
P. 24

"  ..
                                                                   ,.
                                                                   ..

                                                                              .. '


                                              ••






























                 Navio-balizador                                    Patrono: contra-almirante
                 .sCHUL TZ  XAVIER.                                 Júlio  Zeferino  SCHULTZ  XAVIER

                    Foi construído no Arsenal do Alfeitc, tendo sido au-  Nasceu em Alhandra no dia 4 de Outubro de 1850. Foi
                 mentado ao efectivada Armada em 1972.              incorporado na Marinha de Guerra em 1890, tendo atin-
                    Unidade naval destinada a  trabalhos de farolagem e   gido o posto de contra-almirante em 1911. Passou à situa·
                 balizagem, reboque e transporte de materiais, etc., para   ção de reformado em 1922. Possuía o curso de engenheiro
                 os quais dispõe de um guindaste eléctrico de 12 toneladas   hidrógrafo.
                 e dois paus de carga de 1 ,5, dispositivoecabo de reboque.   Foi autor do plano de farolagem e balizagem da costa
                 Tem um porão com a capacidade de 120 lon ./331 m'e ou-  de Portugal e, devido à sua actividade neste campo, a área
                 tro para ISO garrafas deac~tilef1e.                marítima continental deixou de ser conhecida por a costa
                    Características  gerais:  deslocamento  máximo,  1051   negra.  Igualmente, elaborou o plano de farolagem da cos-
                 lon.; comprimento de fora a fora, 56,20m; boca, 1O,20m;   ta de Moçambique.
                 calado máximo, 3,60m; pontal, 4,SOm; altura do mastro,   Na sua brilhante  carreira comandou a corveta «Rai-
                 Il,60m.                                            nha de Portugal,.  e  a  canhoneira .. D. Luís,.; a bordo do
                    Aparelho propulsor: dois motores Diesel MAN. tipo   «Lidador» procedeu  a  importantes trabalhos hidrográfi-
                 G8V 30/45 ATL, de 1700CV cada. Combustível: gasóleo.   cos; chefiou a Divisão Naval do índico (1907) e a Divisão
                 Velocidades:  máxima,  16  nós  com  uma  autonomia  de   Naval de Instrução e Manobras (1913). Exerceu os cargos
                 2000 milhas; económica, 12,5  nós e 3000 milhas de auto-  de subchefe do Estado-Maior Naval (1898) e de director-
                 nomia.                                              -geral  de  Marinha  (1914).  Antes,  porém,  tinha  dirigido,
                    Energia  eléctrica:  dois  motores-geradores de 44OV,   durante vários anos, o Serviço de Faróis, tendo presidido,
                 trifásica, de 250KVA cada; outro de 440V, trifásica, de   nesta qualidade, a importantes missões.
                 110KVA (emergência).                                   Representou o  nosso país no col"!8fCsso de Marinha In-
                    Armamento: um reparo duplo de metralhadoras Oer-  ternacional  (1904)  e  presidiu  à comissão que estudoU  e
                 linkon MKII.                                        elaborou o  plano  de construção  do  Arsenal  do  Alfefte
                    Equipamentos:  radar  de  navegação;  transmissores,   (onde viria a ser construído, meio século mais tarde, o na-
                 receptores, transreceptores e teleimpressora de comuni-  viocom o seu nome) , tendo, também, presidido a uma co-
                 cações; receptor LORAN; radiogoniómetro, girobússo-  missão de delimitação de fronteiras.
                 la; sonda e odómetro.                                  Além de outras condecorações, era grande oficial da
                    Guar.nição: 4 oficiais, 8sargentos e 39 praças.   Ordem MilitardeAvis.
                                                                        Faleceu em Lisboa, com a idade de 90 anos incomple-
                                                                     105(24-11-1939).

                                                                                                             M.  Horta,
                                                                                                               Sflrg.-Qj. L

                 22
   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29