Page 26 - Revista da Armada
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atafulhando no «saco» da coberta ou do camarote os iilti-
mos «recuerdos» adquiridos.
Dez horas. Ainda não é possível a partida. A guarni-
ção está depauperada e nos postos de faina fazem falta
elementos indispensáveis.
Da hesitação passa-se à certeza. Da ponte ao convés
Mjá conversa aberta sobre oassunto.
Contudo, mais uma hora.
E agora sim, é meio-dia, é hora da largada.
A vante e a ré há movimentação. Largam-se os cabos.
O navio vai-se afastando daquela terra de maravilha , d:l-
quela Austrália que tão bem nos recebe, e na tolda, pers-
o bispo dt Madar!uma. Captl6o-mor das Forças Armadas. com t/tmtn- picaz e zombeteira, ouve-se a voz dum marujo: Àqueles.
fO! da glllirniçõo dli /rliglilli ~Comlindlinlt lodo Btlo_.
referia-se a quantos ficavam em terra, já fliflgllém os ap"-
nação, a fragata tocou diversos portos: Darwin , Brisbane, fllm. A estas horas estão 1/0 saco do cangL/ru.
Sidney, Perth e Fremantle. Havemos de , em ulteriores Tinha razão o marujo. Realmente, nunca mais nin-
apontamentos, referir-nos a belos episódios da viagem. guém os viu.
Hoje, vai um, acontecido mesmo no dia da largada da S6 muito, muito mais tarde. alguns ousaram aparecer
Austrália. de novo nas vielas lisboetas. Porém, um pouco diferentes.
Aquela «malta» tinha gostado imenso da estadia. Com uns cobres, mulher e filhos atrás, c muita coisa par:l
Óptima recepção, caras bonitas, gente aberta, povo rico contar. A vida é assim , como diziam as figuras das teleno-
e educado, possibilidades de emprego e dinheiro, tudo velas brasileiras.
issoeonstituía chamariz para a rapaziada da fragata. E até dá gosto, para quem conta e para quem ouve,
De vez em quando ia-se sussurrando entre a gente res- para quem vive e para quem vê. saber que a vida é fcita
ponsável do navio: isto vai ser um problema. Já se antevia destas proezas.
que alguma coisa iria acontecer. Eaconteceu mesmo. O canguru, animal típico da Austrália , não escapou à
Nove horas era o momento da largada. Não foi possí- argúcia do marujo português e serviu-lhe, a ele e a mim,
vel. O comando concede mais uma hora, pois faltavam para falar de alguns homens que, embora gostando da
dez elementos a bordo. E, vá que não vá, uma hora é coisa Marinha, se deixaram apaixonar por uma terra extraordi-
passageira e até dá jeito para o último adeus de despedida nária, a Austrália.
a quem fica no cais, um último abraço a quem provavel-
mente nunca mais se verá, enfim, uma hora propícia para De/mar Barreiros.
alguns que não tendo no cais a Quem dar um aceno, vão cape/do 8radlwdQ ('III wp. -I ... " .
Re ortagem
VIAGEM DE ADAPTAÇAO
DE CADETES
Após cerca de dois mescs de laborioso rinharia, saúde navat c treino de baleei-
processo de selecção. que culminou com ras, os cadetes participaram activamente
seis semanas de Instrução Militar Básica, nos serviços de bordo. nomeadamente
duas das quais na Escola de Fuzileiros, nas fainas de mastros.
dos 375 candidatos à Escola Naval, foram Os novos alunos. tal como já vem
<lpurados 711 cõldctcs pilr.! a dilssc de Mari- acontecendo nos últimos anos, foram
nha. 8 para a de Engenheiros Maquinistas acompanhados. para além dos instrutores
Navais e 6 para a de Administração Na- da Escola Naval. por uma delegação da
val. os quai~ passanml ii constilUir o curso 7.~ Repartição da Direcção do Serviço do
.. CorllJeuc S. Viccnte .. em homcn"gcm ao Pcssu'11. que cm ~ucc,sivas entrevistas de
primciro comandante da Companhia de grupo confirmou a determinação e empe-
Guardas-Marinhas e da Academia Reat nho dos novos marinheiros, para o que
dos Guardas-Marinhas. muito contribuiu, pelas suas característi·
O baptismo de mar dos novos cadetes cas c voc,u,;,io. o n,!Vio·escola "Sagres».
foi fcito a bordo do navio·escola .. Sagres"
no período compreendido entre 18 de
Outubro c 2 de Novembro, tendo o navio
escalado o porto do Funchal. onde per-
maneceu durante quatro dias. e fundeado
ao largo de Lagos e Sesimbra.
Clidf'I(,$ do CurSO "Condt dt S. ViUnlt_ ('m/Iii. Durante a viagem de adaptação, para
na dt maSIrQs. além das instruções de regulamentos, ma· ••••••••••••••••••••
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