Page 365 - Revista da Armada
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& Nota de Abertura
Nunca é demais ...
á coisas sobre as quais nunca é demais fa- constituía a primeira estação de apoio, um dos hi-
lar. Estão neste caso muitos dos feitos pra- dros - NC 1 - desistiu por avaria na amaragem
H ticados pelos portugueses em todos os em mar agitado. Os dois restantes - NC 3 e NC
tempos - no passado, no presente a, assim espe- 4 - reabasteceram e descolaram alcançando a ci-
ramos, no futuro. dade da Horta, ficando o primeiro ali retido para
Abordaremos hoje apenas dois: os Descobri- revisão. Prosseguiu o NC 4, sozinho, até Ponta
mentos, pelo que representaram. para o conheci- Delgada, dali para Lisboa a, finalmente, para Ply-
mento e progresso do Mundo e os voos dos pionei- mouth onde amarou a 30.
ros da aviação. pelo contributo que deram para o O comandante deste avião, primeiro-tenanta
espectacular desenvolvimento deste ramo da ac- Read, e a sua tripulação (dois segundos-tenentes,
tividade que, em pouco mais de meio século. tor- um mecânico e um telegrafista) foram agraciados
nou passivei a exploração do espaço e já levou o pelo nosso Governo com a Ordem Militar da Torre
homem à Lua. e Espada, grau de comendador, e as tripulações
Em ambos os casos ocupamos um lugar de que chegaram aos Açores com o grau de cavaleiro.
honra, entre os melhores. Simbolizamos os Desco· Porque era inédita a concessão desta condeco-
brimentos na épica figura do almirante Vasco da ração a estrangeiros, o nosso Governo quis realçar
Gama e os pioneiros do ar nos heróicos aviadores o seu apreço pelo feito desses herÓicos.aviadores.
da Marinha, comandante SacadurB Cabral e almi-
rante Gago Coutinho, sem esquecer os muitos que -Ir
antecipadamente foram desbravando o caminho
com o sacriflcio muitas vezes da própria vida. Três anos volvidos sobre este acontecimento,
A todos rendemos as nossas homenagens e mais precisamente no dia 30 de Maio de 1922, um
manifestamos o nosso respeito e veneração. hidroavião transatlântico teFaireYlI, com o nome
de ICLusitâniall, descolava do Tejo para tentar a
-Ir primeira travessia aérea do Atlântico Sul, entre
Lisboa e o Rio de Janeiro, com escalas em Las Pal-
Vem isto a propósito de uma efeméride que mas, Cabo Verde, Penedos de S.Pedro e S.Paulo,
este ano foi comemorada, reproduzindo-se, com Fernando Noronha, Recife, Bafa, Porto Santo e
um hidroavião IlCatalinall, a primeira travessia Vitória.
aérea do Atlântico Norte, realizada em 1919 Não tinha aparelho de rádio, não tinha navios
por um hidroavião IlCurtissll da Marinha norte- a apoiá-lO no mar-uma canhoneira em Cabo Ver-
-americana. . ao e o cruzador d{epública» nos Penedos ... Leva-
O caso teve fraca repercussão em Lisboa, onde va apenas, isso sim, um grande piloto e um ex-
apenas a Marinha se m&nÜestou recebendo os tri- traordinário navegador, que iam utilizar métodos
pulantes junto à Torre de Belém, onde amarou o de navegação comprovados em voo anterior entre
hidro, e oferecendo-lhes uma recepção na Messe Lisboa e Funchal. O resto dependia do motor ... e
de Cascais. Explicação? Talvez no que segue. da sorte I
O «Lusitânia II perdeu-se na amaragem em mar
-Ir picado junto aos Penedos, continuando a viagem
noutro hidro, o KPortugab, que também se afun-
Na travessia dos americanos todas as precau- dou, depois de uma amaragem forçada por para-
ções tinham sido tomadas para que nada falhasse. gem do motor. Concluiu-a um te·rceiro, o IlSanta
Os três aparelhos que a iam tentar eram equipa- CruZ)), em apoteose e perante o deUrio das popula-
dos com rádios de longo alcance, havia navios de ções dos dois povos irmãos.
guerra escalonados ao longo do percurso para Com esta magnífica aventura, como a classifi-
prestar assistência e balizar o caminho, e havia cou o jornalista Norberto Lopes, repórter de um
um aparelho de reserva embarcado. Os navios in- jornal a bordo do IlRepUblica», demonstrámos 80
dicavam a sua posição durante a noite acendendo Mundo que se podia navegar pelo ar com a mesma
potentes llrojectores logo que se ouvia o barulho certeza com que se navegava no mar.
dos motores dos aviões .
. A partida fez-se de Rocawey no dia 16 de Maio
de 1919, e o itinerário previsto era: Terra Nova,
Açores, Lisboa e Plymouth.
Logo na amaragem, · junto ao destroyer que
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