Page 269 - Revista da Armada
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milhas e demorou 625 dias ...  Dela,   til e um ou outro incidente localiza·   Algum tempo depois, em 7 de
         volta  ao  Mundo,  demos  notícia  do, criavam um clima de incerteza   Dezembro, o  «João  de Lisboall  foi
         completa no n. o 59 da ccRevista da  quanto ao que, a qualquer momen-  enviado à ilha de Anged.iva, para fa-
         Armada» de Agosto de 1976, pelo    to,  se poderia passar.           zer a rendição do pessoal militar ali
         Que nos dispensamos de a  repetir     Este ambiente manteve·se du-   estacionado.
         aqui.  Aproveitamos,  todavia,  a   rante toda a comissão, e foi o pano   Após  uma trabalhosa faina de
         oportunidade para salientar que ano   de  fundo  em  Que  se  projectaram   desembarque e  embarque do pes-
          tes do C!João de LisboaJ) nenhum ou·  três  episódios  Que  aqui  vou  re-  soal e  da sua volumosa carga,  foi
          tro  navio  de  guerra  português  cordar.                          autorizada a ida para terra, nas uês
          atravessara  o  Canal  de  Panamá    Nenhum deles  teve  importân-  embarcações arriadas, de um gru-
          (11-7-942),  acontecimento que en-  cia, excepto para quem no momen-  po de oficiais, sargentos e  praças.
          tendemos merecedor de registo e   to  os  viveu,  pois  se  sabia  que   O que se passou a sÊiguir é des·
          cujo cinquentenário que se comple-  qualquer  incidente  insignificante  crito, com mais realismo por trans-
          tará no dia 11-7-992 desejamos coo   podia  ser  tomado  como  pretexto  crição do relatório do comandante
          memorar, Para o efeito se convidam   para o  desencadeamento de algo,   Ramos Pereira:
          todos os oficiais. sargentos e praças   mais sério. Aliás, assim veio a acon-  ((Às 1707 foi avistado um navio
          Que restam da guarnição do "João  tecer  sete  anos  mais  tarde:  creio   de  guerra  com  rumo  aproximado
          de Lisboa»,  nessa altura,  para um   que  a  causa  imediata  invocada   NE.  Às 1708 foi,  por ordem do co-
          almoço-convfvio a realizar no Clube   pela  União  Indiana  para  a  inva·   mandante,  içado  o  chamamento
          Militar Naval no dia 12 de Julho de  são de Goa  foi  um incidente com  geral para a parte da guarnição que
          1942. Agradecemos que os interes-  o  navio  I(SabarmatYII,  na  ilha  de  se  encontrava em  terra.  Às  1720
          sados  nos  contactem  através  da  Angediva.                       todo  o  pessoal a  bordo.  Às  1730
          ICRevista da Armada». do Clube Mi-                                  escaleres içados e salva-vidas amar-
          litar Naval ou para a nossa casa -               *                  rado ao pau de surrioIa ·por ordem
          Rua  D.  Francisco de  Sousa Couti-                                 do comandante. As 1738 toldos fer-
          nho  n. o 11  -  1700 Lisboa  -  tel.   Em 12 de Novembro de 1954, o   rados e arriadas as balaustradas de
          8487121.                          ccJoão  de Lisboau  chegou  à  fndia,   proa e popa, bateria desencapada.
                                            fundeando em D. Paula. Sete dias      Tempo gasto, 31  minutos.  Na-
                                            passados, recebeu ordem para ir a   vio reconhecido: pauulha da União
                                            Karachi,  com  escala  por  Damão  Indiana  M·197.  Às  1750  patrulha
                                            e  Diu,  a  fim  de  conduzir  àquela  navegando  muito  próximo,  enco-
                                            cidade  os  deputados  dr.  Sócra-  berto com a  ilha de Angediva, vol-
                                            tes  da  Costa  e  Monsenhor  Casti-  tando a aparecer a cerca de 3/4 de
                                            lho,  que  seguiam  de  avião  para  milha, do lado N,  às 1810. Às 1815
                                            Lisboa.                           fez  o chamamento, com projector,
                                               No  regresso,  a  30 desse  mês,   de  I!estação  desconhecidan.  Às
                                            voltou a fundear em Damão. Perto   1815, dado o sinal de !!entendidoJI,
                                            do  fundeadouro,  estava  uma  pe·   foi recebida a seguinte mensagem:
                                            Quena  embarcação  a  motor,  has-  (!Good  evening  wish  you  merry
             CFR  Guilherme  George  Con-   teando  a  bandeira  da  União    Christmas and a happy new yearn.
          ceição Silva,  na altwa 2TEN:     Indiana, com indivíduos uniformi-  Às 1820, por ordem do comandan-
             Conclu1da a  especialização em  zados a bordo, que aparentava an-  te, foi transmitida a seguinte men-
          artilharia,  embarquei no "João de  dar  patrulhando  as  água  fora  do  sagem: KThank Vou very much and
          Lisboa" em Setembro de 1954.      limite das três milhas defronte do  also best wishs for Christmas and
             O  navio  aprontava  para  uma   nosso território.               the new yearll.
          longa comissão na índia, para on-    O navio suspendeu e  fez rumo      Em seguida o patrulha desapa·
          de  largou  sob  o  comando  do   de  modo  a  aproximar-se  daquela   receu encoberto com a terra, pare-
          capitão-de-fragata Ramos Pereira. É   embarcação, mas esta, mal se aper-  cendo Que, com rumo ao porto de
          desnecessária Qualquer referência   cebeu disso, aproou ao território da  Karwar.
          à personalidade de Ramos Pereira,   União Indiana e  afastou-se a  toda   Este episódio, que nos propor·
          figura  bem conhecida e  lembrada  a velocidade. Apurou-se depois que  cionou, afinal, uma excelente opor-
          com respeito por todos os que tive-  trazia  a  bordo  pessoal  militar  ar-  tunidade  para  a  realização  dum
          ram o privilégio de o conhecer, de-  mado,  e  que  era  uma lancha  dos  exerclcio e nos deu a  satisfação de
          vido aos seus extraordinários dotes   Serviços Aduaneiros Indianos, esta·  ajuizarmos do grau de desembara-
          de carácter, inteireza e  sentido de  cionada em Bulsarhani, que,  tem-  ço da  guarnição do  I!João  de  Lis·
          dever.                            pos  antes,  se  havia  intrometido   boa))  e do espirita que a anima, tal
             Naquela época, as relaçOes en-  com barcos de pesca de Damão. A   a  prontidão com que todas as mi-
          tre Portugal e a União Indiana eram  proximidade da costa e  os fundos   nhas ordens foram cumpridas, veio,
          tensas,  pressagiando os aconteci·  muito baixos impediram Que a per-  até certo ponto, revelar·nos que a
          mentos que viriam a ocorrer alguns  seguição à lancha continuasse, e o   atitude da  Marinha de  Guerra da
          anos mais tarde. O movimento (ISat-  navio regressou a  Goa.        União Indiana para com os nossos
          yaghra»,  frequentes  violações  de                                 navios,  respeita as velhas normas
          fronteira, boatos, propaganda hós-                                  da cortesia ...
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