Page 270 - Revista da Armada
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A minha situação, em Angedi- das 1200 às 1600 de 13-12-55 com
va, prestava-se a conjecturas várias, o navio 4cBombaYII da Marinha da
com a aproximação do p<t.trulha União Indiana:
M-197, dado que o fundeadouro do Às 1340 foi avistado um navio
«João dI:: Lisboa», incontestavel· que se reconheceu ser de guerra e
mente em águas nacionais, se si· se verificou tratar-se dum draga-
tuava a menos de duas milhas da -minas que mais tarde se identifi-
costa daquele País. cou pelo nome de «BombaYII. Foi
Por isso preparei o navio para avistado por cerca de 350 graus. A
qualquer eventualidade, mas sem nossa posiçAo aproximada era en-
mostrar atitude agressiva, ordenan· tão Y -1551 N L-73 28 E. O r.avio
do mesmo que o salva-vidas se con- seguia para o Norte, a distância di- CALM António Rocha Calhor·
servasse amarrado ao pau, e o ritmo minuia ligeiramente e a marcação da. na altura 1 TEN:
da vida a bordo se mantivesse sem também abria lentamente. Em 4 de Outubro de 1954, por
alteração. Às 1504, nossa posição Y _ 16 consideração e amizade pelo co-
Cuando, às 1810, o navio de no- 08 N L - 73 18 E, aquele navio mandante do navio, então CFR Ra-
vo surgiu por detrás da ponta NW estando a cerca de 9' meteu a proa mos PereiIa, e em cumprimento de
da ilha, navegando em postos de para W e às 1518, depois de ter combinação já de alguns anos, pas-
faina , a velocidade reduzida, com começado a chamar por nós, sei da fragata «Nuno TristãO)), de
rumo à costa da União Indiana, che- aproou ao nosso navio, tendo trans- que era imediato, para o aviso
guei a admitir que viesse fundear mitido o primeiro sinal "What shiplI uJoão de Lisboall ondEi iria desem-
não longe do 44João de Lisboa», o às 1515. Às 1520 tendo-se-lhe res- penhar as funções de chefe do
que me obrigari'l., na manhã se- pondido «Please identify yourselfll serviço de comunicações. Em acu-
guinte, a dar cumprimento ao ceri· mudou novamente de rumo, por W, mulação iria também desempenhar
monial marítimo, pois a bandeira metendo a um rumo de cerca de as de «chefe do serviço do cinemall,
acabara de ser arriada. WNW que manteve até ao fim do como lhe chamávamos e que con-
Momentos depois, às 1815. já quarto. sistiam em obter filmes por compra,
com o tempo a escurecer, surgem As 1525 o navio transmitiu: troca ou empréstimo, pronJover a
sobre nós os relâmpagos do seu ccWar ship «BombaYII going sua projecção e publicar os respec-
projector de sinais. Estava sentado BombaYII. tivos programas.
na tolda, conversando com alguns As 1530 fez o seguinte sinal, A comissão na índia foi bastan-
oficiais e, embora, no íntimo, admi- quando nos íamos identificar: te interessante (temos tendência
tisse várias hipóteses, fiz este KAre you coming with us to para esquecer os maus momentos
comentário: vão ver que o coman- Bombayu. Às 1540 transmitiu-se- e só relembrar os bons) mas não se
dante do navio nos vai endereçar as -lhe: prestando a grandes histórias; to-
suas saudações. cIHere Portuguese Warship João davia, recordarei alguns episódios
De facto, felizmente, não me de Lisboa bound to KarachiJI. que me parecem curiosos.
enganeL.II As 1600, o navio transmitiu o si-
* nal: «Intend to carry out some small *
calibre pratice firing to seaward to
Passou um ano. Inúmeros cru- about 1700. My speed eleven knots Logo ao largar da bóia surge a
zeiros a Damão e Diu, com visitas course 34511. primeira peripécia. Ao iniciar-se a
ocasionais a Karachi para abasteci- À& 1605 transmitiu-se-Ihe: operaçêo de meter o virador dentro,
mento, haviam já calejada a guar- CISOrry but do not intend to alter my a respectiva canãozinhaJJ encapelou
nição nas lides daqueles mares. courseJl, As 1 f:07 o navio transmi- no arganéu da bóia e nada a fazia
Transportaram-se centenas de tiu: ccName pIeasen. soltar. O gasolina estava, evidente-
pessoas, toneladas de carga e As 1610 disse-se-lhe: tcl say mente içado e no castelo não havia
conheciam-se já com familiaridade, again name of my ship João de um machado ou facallião a jeito, o
aquelas águas. Lisboall. As 1623 transmitiu: «We comandante dizia da ponta que cor-
Algumas vezes avistavam-se have canceled our firing practicell. tassem o cabo e o Comandante-
navios indianos, que passavam ao Às 1627 foi-lhe transmitido: «Sorry -Geral da Armada, VALM Pereira
largo sem novidade. Nada aconte- for disturbing you». Não houve da Fonseca, que fora a bardo
cia, para além da rotina dos cruzei- mais sinais e o nosso navio pros- despedir-se, aguardava na sua em-
ros e do transporte de pessoal e seguiu no seu rumo, que era 334 barcação que o navio largasse. Le-
material. grausII. vei mais tempo a descrever a
Em Dezembro de 1955, ocorreu Este incidente já não revelava situação que o levado pela praça
outro incidente com um navio de cortesia, mas sim um início da pro- que foi ao paiol bu scar o machado
guerra. vocação, que com o tempo se foi para cortar o virador.
Tonho uma cópia do relato es- acentuando, até culminar, anos
crito pelo oficial de quarto, (que era depOis, com a invasão de Goa. *
o então 1 TEN Rocha Calhorda), a
quem passo a palavra: Os filmes que levámos de Lis-
_Incidente ocorrido no quarto boa eram poucos, creio que vinte e
*
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