Page 156 - Revista da Armada
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EfEMERIDE
o. 25 ••• N.I.A
o N.R.P. "Rovuma" -
celebrou 25 anos e
esse facto serviu de
pretexto para que a
sua primeira guarni-
ção se reencontrasse
e recordasse a comis-
são feita nos mares
de Angola entre
1970 e 1972.
O Eng. João Durão fez
parte dessa guarnição
como oficial da
Reserva Naval e evo-
cou a viagem do navio com largos incómodos que se cava lheiros, tanta era a fome fôlego. Ent retanto o tempo
entre Lisboa e Luanda mantiveram por 3 ou 4 dias, que se passava e as sérias difi- mudou, o vento amainou e foi
no texto que seguida- durante 05 quais se constatou culdades em deglutir fosse o então possível acelerar o anda-
mente publicamos. que, na realidade, o "Rovuma· que fosse. mento, lendo-se chegado a S~o
era in afund ~vel. Melhor que De tal maneira a situação era Vicente de Cabo Verde, dentro
qualquer dieta, aqueles dias difícil que chegou ii aventar-se do prazo previsto.
navio-patrulha ~Ro transformaram três dezenas de a hipótese de arribar às Ilhas Nessa simpática terra de
vuma~ fOI construido marinh eiros em elegantes Canárias, para ganhar algum gente musical e nostálgica, o
H
O no Arsenal do Alfeite e "Rovuma permaneceu cerca
foi a quarta unidade da classe de uma semana, para reabaste-
NCacine~ a ~r incorporada no cimento e reparação de algu-
efectivo dos navios da Armada, mas avarias resultantes do mau
o que sucedeu no dia 14 de tempo sentido durante ii via-
Novembro de 1969, destinan· gem.
do-se ao patrulhamento das lá recompostos, seguiu-se
águas territoriais de Portugal e com rumo à Guiné, com gran-
de Angola. de dificu ldade de navegação,
Constituiram a guarnição do devido ao nevoeiro e ao céu
navio, 3 Oficiais. 6 Sargentos e encoberto. que impossibilita-
24 Praças, que logo nos meses vam a prática da navegação
de Novembro e Dezembro se astronómica e apenas permi-
adaptaram ao desempenho das tiam 'a navegação estimada.
suas funções ii bordo, através Na aterragem à Guiné, feita
de um plano de treino básico na foz do rio Geba, esperava-se
efectuado nas áreas de Sesim- ii presença de uma bóia, que
bra e de Tróia. definia a entrada do canal de
No mês de Janeiro de 1970, acesso ao porto de Bissau, mas
procedeu-se. então, ao apetre- a bóia tinha garrado. Naquelas
chamento da unidade em condições. a identificação da
munições, operação que decor- posição do navio era difícil e
reu num cais da outra banda, não podiam ser corridos quais-
próximo de Porto Brandão. quer riscos, uma vez que os
Estava então tudo preparado , pafses vizinhos da Guiné,
e a viagem com rumo a Angola naquela época, não eram pro·
iniciou-se em 5 de fevereiro de priamente muito amistosos.
1970, um dia largamente recor- Inesperadamente, fomos aju-
dado por todos os elementos da dados por uma pequena trai-
guarnição, por se verificar um neira que, saindo para ii pesca
forte temporal que obrigou ao e com uma enorme bandeira
encerramento comercial da J portuguesa, nos confirmou a
barra de Lisboa. Mesmo assim entrada do canal de acesso ao
o garboso '"Rovuma· lá seguiu -" porto de Bissau, subindo o rio
a sua primeira grande viagem, 1\ ptimeird gwrmç,Jo do N.R.P. ·Rol'llm.1- Geba.
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