Page 156 - Revista da Armada
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EfEMERIDE



             o. 25 ••• N.I.A






         o N.R.P.  "Rovuma"                               -
         celebrou 25 anos e
         esse facto serviu de
         pretexto para que a
         sua primeira guarni-
         ção se reencontrasse
         e recordasse a comis-
         são feita nos mares
         de Angola entre
         1970 e 1972.
         O Eng. João Durão fez
         parte dessa guarnição
         como oficial da
         Reserva  Naval e evo-
         cou a viagem do navio       com  largos  incómodos  que  se   cava lheiros,  tanta  era  a fome   fôlego.  Ent retanto  o  tempo
         entre Lisboa e Luanda       mantiveram  por  3 ou  4 dias,   que se  passava e as sérias difi-  mudou, o vento  amainou  e foi
         no texto que seguida-       durante  05  quais  se  constatou   culdades  em  deglutir  fosse o   então  possível acelerar o anda-
         mente publicamos.           que, na  realidade, o "Rovuma·   que fosse.            mento, lendo-se chegado a S~o
                                     era  in afund ~vel. Melhor que   De tal  maneira a situação era   Vicente de Cabo Verde,  dentro
                                     qualquer  dieta, aqueles dias   difícil  que chegou  ii aventar-se   do prazo previsto.
                navio-patrulha  ~Ro­  transformaram três dezenas de   a hipótese  de  arribar  às  Ilhas   Nessa  simpática  terra  de
                vuma~ fOI  construido   marinh eiros  em  elegantes   Canárias,  para  ganhar  algum   gente  musical  e  nostálgica, o
                                                                                                   H
         O no Arsenal  do Alfeite e                                                         "Rovuma permaneceu  cerca
         foi  a quarta  unidade da  classe                                                  de uma semana,  para reabaste-
         NCacine~ a ~r incorporada  no                                                      cimento e reparação de  algu-
         efectivo dos navios da Armada,                                                     mas avarias  resultantes do mau
         o que  sucedeu no  dia  14  de                                                     tempo  sentido durante  ii via-
         Novembro de  1969,  destinan·                                                      gem.
         do-se ao  patrulhamento das                                                         lá  recompostos,  seguiu-se
         águas  territoriais de  Portugal e                                                 com  rumo  à Guiné,  com  gran-
         de Angola.                                                                         de dificu ldade de  navegação,
           Constituiram a guarnição  do                                                     devido  ao  nevoeiro  e ao  céu
         navio,  3 Oficiais.  6 Sargentos e                                                 encoberto.  que  impossibilita-
         24  Praças, que  logo  nos  meses                                                  vam  a  prática  da  navegação
         de  Novembro e  Dezembro  se                                                       astronómica  e apenas  permi-
         adaptaram  ao  desempenho das                                                      tiam 'a navegação estimada.
         suas  funções  ii  bordo,  através                                                  Na  aterragem à Guiné,  feita
         de  um  plano  de  treino básico                                                   na  foz do rio Geba, esperava-se
         efectuado  nas  áreas  de  Sesim-                                                  ii  presença  de  uma  bóia,  que
         bra e de Tróia.                                                                    definia  a entrada do  canal de
           No  mês  de  Janeiro de  1970,                                                   acesso ao  porto de  Bissau,  mas
         procedeu-se.  então,  ao  apetre-                                                  a bóia  tinha  garrado.  Naquelas
         chamento  da  unidade  em                                                          condições.  a  identificação da
         munições, operação que decor-                                                      posição do  navio  era  difícil  e
         reu  num  cais  da  outra  banda,                                                  não  podiam  ser corridos quais-
         próximo de Porto Brandão.                                                          quer  riscos,  uma  vez  que os
           Estava  então  tudo  preparado            ,                                      pafses  vizinhos  da  Guiné,
         e a viagem com rumo a Angola                                                       naquela  época,  não eram  pro·
         iniciou-se em 5 de fevereiro de                                                    priamente muito amistosos.
          1970, um dia  largamente recor-                                                    Inesperadamente,  fomos  aju-
         dado por todos os elementos da                                                     dados  por  uma  pequena  trai-
         guarnição,  por se  verificar  um                                                  neira  que,  saindo  para  ii  pesca
         forte  temporal  que  obrigou  ao                                                  e  com  uma enorme  bandeira
         encerramento  comercial  da            J                                           portuguesa,  nos  confirmou  a
         barra  de  Lisboa.  Mesmo  assim                                                   entrada  do  canal  de  acesso ao
         o garboso '"Rovuma·  lá seguiu        -"                                           porto  de  Bissau, subindo o rio
         a sua primeira  grande  viagem,   1\ ptimeird gwrmç,Jo do N.R.P. ·Rol'llm.1-       Geba.
         10  MAlO9S .  REVISTAOAAItMAOA
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