Page 124 - Revista da Armada
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         Quando hoje, comodamente instalados
         num Boeing ou num Airbus, voamos para
         o Funchal em apenas 90 minutos
         num dos muitos vôos diários
         que temos disponíveis, raramente
         recordamos que a primeira ligação aérea
         entre Lisboa e a ilha da Madeira
         foi  realizada por marinheiros portugueses.
         Foi no dia 22 de Março de 1921  que um
         hidroavião "Felixtowe F3" da Aviação Naval
         levantou de Lisboa e amarou no Funchal,
         ~epois de ter voado 7 horas e 40 minutos.
         E  essa viagem triunfante e pioneira que,
         75 anos depois, evocamos nas páginas
         da Revista da Armada.                               o iJOffO do Funchal em  191/ fFolo de  M O. Perewello & FiI/JoiJ

             m Março  de  1921  voar  na  Inglaterra  há  menos de  5  apesar  da  grande  agitação   ~George levy Gl. 40~ e quatro
             ainda era  uma  aventura e  anos,  o Serviço e  a  Escola  de  política,  da  instabilidade  pública   ~Curtiss HS·21·, tendo  recebido
          E fazê·lo  sobre o mar em  Aviação da Armada só tinha sido  e da generalizada crise social em  em  Maio  de  1920  dois  hi-
         busca de uma ilha adântica, uma   criado há  pouco mais de 3 anos  que o país vivia, a Aviação Naval  droaviõe5  bimotores  "Felixtowe
         verdadeira temeridade.    e o primeiro Centro de Aviação  afirmava-se.  Já brevetara  15   F3 ~,  equipados com  motores
           Nessa altura, o primeiro grupo  Naval, situado  no  Bom  Sucesso,  pilotos  navais  e já dispusera ou  RolIs Royce "Eagle VIII~ e com as
         de pilOlos  militares  portugueses,  só estava instalado há dois anos.   dispunha  de três  hidroaviões  matriculas  4017  e 4018, que
         que  inclufa  dois  oficiais  da   Estava·se ainda  na  ~infància~   "FBA-Tipo  S", cinco  ~Tellier",  tinham  sido  pilotados desde a
         Armada, só tinha  sido brevetado  da  aviação  em  Portugal  mas,  dezoito "Donnet Denhant",  dois  Inglaterra  pelo CTEN  Sacadura
                                                                                        Cabral  e  pelo  HEN  Pedro
                                                                                        Rosado.
                                                                                         Essa  bem  sucedida  viagem
                                                                                        entre  Calshot  e Lisboa  não  foi
                                                                                        apenas  uma das  mais  im~n·
                                                                                        tes  viagens da  Aviação  Naval
                                                                                        Portuguesa.  mas deu a Sacadura
                                                                                        Cabral a inspiração,  o entusias-
                                                                                        mo e a determinação necessárias
                                                                                        para  preparar  uma  viagem  de
                                                                                        Lisboa  à Madeira.  Nunca  em
                                                                                        Portugal  se  tinha  realizado tão
                                                                                        arriscado vôo.
                                                                                          Porém, também  o capitão
                                                                                        Brito  Pais e o tenente Sarmento
                                                                                        Beires sonharam  realizar essa
                                                                                        viagem e,  no dia  18 de Outubro
                                                                                        de  1920,  saíram  da  Amadora
                                                                                        num  avião  ~ Bréguet XIV·AZ~,
                                                                                        com  rodas.  Infelizmente, a ilha
                                                                                        da  Madeira  estava envolta  por
                                                                                        núvens,  os  aviadores  não  a
                                                                                        encontraram  e ...  aterraram  no
                                                                                        mar ã vista  de um  cargueiro que
                                                                                        os salvou.
                                                                                         O insucesso daquela viagem
         o #FJ" apds a amarolgl'm no porto do FufIC/W {fofo de  M O  Peresuello & Filho5J   mais despertou $acadura Cabral,
          1 4  A8RII. 96 •  REVISTA DA ARMADA
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