Page 124 - Revista da Armada
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Quando hoje, comodamente instalados
num Boeing ou num Airbus, voamos para
o Funchal em apenas 90 minutos
num dos muitos vôos diários
que temos disponíveis, raramente
recordamos que a primeira ligação aérea
entre Lisboa e a ilha da Madeira
foi realizada por marinheiros portugueses.
Foi no dia 22 de Março de 1921 que um
hidroavião "Felixtowe F3" da Aviação Naval
levantou de Lisboa e amarou no Funchal,
~epois de ter voado 7 horas e 40 minutos.
E essa viagem triunfante e pioneira que,
75 anos depois, evocamos nas páginas
da Revista da Armada. o iJOffO do Funchal em 191/ fFolo de M O. Perewello & FiI/JoiJ
m Março de 1921 voar na Inglaterra há menos de 5 apesar da grande agitação ~George levy Gl. 40~ e quatro
ainda era uma aventura e anos, o Serviço e a Escola de política, da instabilidade pública ~Curtiss HS·21·, tendo recebido
E fazê·lo sobre o mar em Aviação da Armada só tinha sido e da generalizada crise social em em Maio de 1920 dois hi-
busca de uma ilha adântica, uma criado há pouco mais de 3 anos que o país vivia, a Aviação Naval droaviõe5 bimotores "Felixtowe
verdadeira temeridade. e o primeiro Centro de Aviação afirmava-se. Já brevetara 15 F3 ~, equipados com motores
Nessa altura, o primeiro grupo Naval, situado no Bom Sucesso, pilotos navais e já dispusera ou RolIs Royce "Eagle VIII~ e com as
de pilOlos militares portugueses, só estava instalado há dois anos. dispunha de três hidroaviões matriculas 4017 e 4018, que
que inclufa dois oficiais da Estava·se ainda na ~infància~ "FBA-Tipo S", cinco ~Tellier", tinham sido pilotados desde a
Armada, só tinha sido brevetado da aviação em Portugal mas, dezoito "Donnet Denhant", dois Inglaterra pelo CTEN Sacadura
Cabral e pelo HEN Pedro
Rosado.
Essa bem sucedida viagem
entre Calshot e Lisboa não foi
apenas uma das mais im~n·
tes viagens da Aviação Naval
Portuguesa. mas deu a Sacadura
Cabral a inspiração, o entusias-
mo e a determinação necessárias
para preparar uma viagem de
Lisboa à Madeira. Nunca em
Portugal se tinha realizado tão
arriscado vôo.
Porém, também o capitão
Brito Pais e o tenente Sarmento
Beires sonharam realizar essa
viagem e, no dia 18 de Outubro
de 1920, saíram da Amadora
num avião ~ Bréguet XIV·AZ~,
com rodas. Infelizmente, a ilha
da Madeira estava envolta por
núvens, os aviadores não a
encontraram e ... aterraram no
mar ã vista de um cargueiro que
os salvou.
O insucesso daquela viagem
o #FJ" apds a amarolgl'm no porto do FufIC/W {fofo de M O Peresuello & Filho5J mais despertou $acadura Cabral,
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