Page 125 - Revista da Armada
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que além de ser o primeiro Era uma situação-limite e de favorável para a partida, isto é, vegação. Pelas 16.55 horas foi
piloto naval português, era alto risco, sem qualquer margem vento dos quadrantes de norte avistada a ilha de Porto Santo e
também a figura tutelar da de segurança para responder a com velocidade não inferior a 18 às 18.04 (hora de Lisboa) o
Aviação Naval e o seu principal imponderáveis. Porém, Sacadura nós. O 1 TEN Ortins de Betten- "4018" amarou suavemente na
entusiasta. Nilo perdeu tempo e Cabral acreditava que os ventos court que revira e afinara a TSF, baía do Funchal. com 7 horas e
congr~'úu os necess.Mios apoios favoráveis o ajudariilm e pros- demonstrou então grande em· 40 minutos de viagem.
ofic~lis. Escreveu ao 1 TEN Pedro seguiu no seu sonho-projecto penha em integrar .1 tripulação. A chegada do hidroavião ao
Rosado, que então oomand.:l\1a o com convicção. Escolheu com- Sacadura Cabral djs~-Ihe que Funchal nesse dia 22 de Março
Centro de Aviação Naval de panheiros. O mecãnico francês "tudo dependeria do vento~, de 1921 foi um acontecimento
Aveiro, expondo-lhe o seu Roger de Soubiran aceitou o pois o seu peso correspondia a relevante para a Aviação Naval e
projecto de voar até à Madeiril e desafio dizendo-lhe que "pelos menos meia hora de voo, em- foi um passo decisivo para o
pedindo-lhe para activar a motores respondo eu, mas bora fosse vantajoso que hou- progr.esso da Madeira e dos
beneficiação de um dos dois quanto à navegação desconfio vesse dois pilotos a bordo em tão Madeirenses.
"F3" que aí se encontravam, muito", enquanto o CMC Gago longa liagem. As imagens então registadas
para que pudesse ser experi- Coutinho, seu velho compa- No dia 21 de ~ de 1921 são documentos que, por si SÓ,
menrado em carga máxima. Só nheiro de África, lhe garantiu todos dormiram no Bom Suce560 justificam a nossa evocação
em Fevereiro de , 921 leve a que "lá pela na""!)1Çáo "'fl'l"do e :as 08.30 hot<IS do dia seguinte quando se perfazem 75 anos
resposta: com tempo calmo e eu, mas quanto ao realejo já não o hidroavião foi rebocado para sobre a data desse pioneiro vôo
após vários ensaios, o "F3" digo o mesmo". fora da doca. Eram 09.45 horas de grande repercusão nacional
conseguira descolar com 3 tri- Estava decidida a viagem. quando Sacadura Cabral. Gago e internacional, que abriu as
pulantes e 325 galões de ga- No dia 14 de Março de 1921, Coutinho, Ortins de Bettencourt portas a um outro que, como
solina, que dariam para 9 horas Saca dura Cabral seguiu para e Roger de Soubiran entraram a nenhum outro acontecimento
de vôo e 500 milhas de raio de Aveiro com Soubiran, a fim de bordo do pequeno aparelho. neste século, foi motivo de
acção. prepararem o aparelho. Depois Pelas 10.00 horas, discreta- orgulho nacional, recolheu
O projecto parecia estar com- juntou-se-lhes Gago Coutinho e, mente, o "Fr posicionou-se em unânime aplauso e levou 05
prometido, porque a dist~ncia juntos, trouxeram o ~4018~ para (rente da Trafaria e pelas 10.35 Portugueses ao delírio: a
lisboa-Funchal era de 530 Lisboa no dia 18 de Março, já voava sobre o Bugio. As primeira travessia aérea do
milhas e il distância lisboa-Porto gastando 1 hora e 44 minutos à condições meteorológic'ls eram Atlântico Sul, que Sacadura
Santo era de 465 milhas. Com média de 81 nós, que passou a óptimas e a viagem decorreu Cabral e Gago Coutinho reali-
boas condições, o "F3" teria um constituir um novo "recOf'd" da sem novid.lde entre os 120 e os zaram no ano .seguinte. H
raio de acção de 480 milhas com Aviação Naval. Com o "n" 60 metros de altura, tendo sido
4 tripulantes e de 510 milhas recolhido na Doca do Bom calculadas 15 rectas de altura R. CosIa
com 3 tripulantes. Sucesso esl>eraram o momento para garantir o rigor da na· OENREF
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