Page 154 - Revista da Armada
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·                                        MIM  RIAS


                               A ,., ... oe".lca

                        • ...,. U .... '1'5"





                                                        9
                                                      3 Parte



          Com o presente artigo se completa
          a descrição da regata Torbay-Lisboa,
          acentuando os aspectos técnicos
          da navegação durante o percurso
          e apresentando em complemento o quadro
          das classificações finais obtidas.


          1. A NAVEGAÇÃO DURANTE A REGATA

                ãO deixará  também de ser curioso  referir os aspectos
                técnicos  da  navegação desta  viagem  pela  boca do
          Nentão encarregado de navegação lTEN Victor Manuel
         da Conceição Vitorino.
           Oficial  velejador e  na\'cgador por excelência, marinheiro
          habituado às rudes lides do mar, ele não podia ocultar o seu
         desgosto e a sombra de amargura quando recordara o desejo
         de vitória ...  não alcançada.
           Transcrevemos aqui  algumas  das suas impressões ao
          repórter do "Mundo Desportivo", de então.
           "Houve uma altura da regata, antes do Cabo Finisterra, em
         que sinceramente acreditámos  numa  vitória  cm  tempo cor-
         rigido.  Foi  o que depreendemos da  nossa  posição e do que
         conheciamos das posições dos demais concorrentes".
           (Na  realidade quando  no Golfo da  Biscaia, o vento soprou
         forte e de rumo propício, a "5.1gres"  de velas cheias, deslizou
         linda e velozmente, chegando a atingir a velocidade de 13 nós).   Torbay~Lisboa, em três tiradas distintas, a saber: a primeira
           "Mas voltemos ao princípio.  Em  condições  meteorológicas  - de Torbay  até  à  ilha  de Ouessant,  no extremo NW  da
         normais,  no mês de Julho,  poderiamos dividir a  regata   França; a segunda  - a  travessia do Golfo  da  Biscaia;  a  ter-
                                                                                 ceira  - desde o  cabo  Finisterra  até
                                                                                 Cascais.
            EAUTY  OH  A  SUHLlT                                                   Para  um  navio de armação redon-
                                                                                        da, como é o caso da Sagres,
                                                                                        tudo  nos  levara a crer que a
                                                                                        ]1  parte seria  algo  difícil;  a
                                                                                        2'  parte colocaria  todos  os
                                                                                        navios  em  pê  de  relativa
                                                                                        igualdade; a 3 parte seria a
                                                                                                    1
                                                                                        oportunidade de " révan-
                                                                                        che"  para  os  navios redon-
                                                                                        dos.
                                                                                          Com  efeito,  no  canal  da
                                                                                        Mancha  prevalecem  ventos
                                                                               "" ..... dos quadrantes W, os quais
                                                                                        se  transformam  em  ventos
                                                                                 dos quadrantes  N  à  medida  que se
                                                                                 aproxima  o  Cabo  Finisterra  e  a
                                                                                 costa  ocidental  portuguesa.  Mas,
                                                                                 estas  previsões  nào se  verificaram
                                                                                 inteiramente,  como  pode  depreen-
                                                                                 der-se  do  relato sumário que  vou
                                                                                 fazer.
         8  MJ,X)97 ·  REVISTA DA ARMADA
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