Page 156 - Revista da Armada
P. 156

REGATA  TORSAr • LlSSOA
                                       ClASSIFICAÇÕES OFlOAlS
                                     JtW'O GASTO NO PERCURSO       TlMPO CORRIGIDO
                                                                     H
           CLASSE SUPERIOR A IOOT.   Dias   H.   M    S.     ,  ,          M      S.
                                                             Di.>,
           l~~Moyanaff.ingJés ...................... 6   •   3   •  ,      21     37
           ?' MChristian lQdich- norueguês  li   13   57   25   ,   7      24      15
                                ,
           J9 -Ruyam*, turco ~"."'M'._._._  5   2Jl   '1     ,      7
           4~ HFalken~, sueco .....................   •   " l'   2B   ,   14   "  "
                                                                                  53
           ~ HMayby" holandês .............. _ ...  7   •   45   O   ,   14   "   25
                                                                           54
           6" "'Cladan suero _  ....... _. __ ..  6   ,  .,  ,  ,   17     43     38
                  H
                                        11
                                               l'
                                                      13
           ']'I HAymg Olpper". sueco ..... _ ...  6          ,      22     21     O
           8" ·Cfl.'Ole ingli':5 ..... H  ..................  5   23   3Il   2Jl   ,  ,   3Il   2Jl
                 H
                                                                    23
           'I' "Sorlandet" noroeguês ......... _ .. 7   11   41   32   ,   3Il    52
           10" "'Crorge StageH. dinamarqut>:s 8   7   40   ,.  ,    13     O      27
                                                      12
                               ••  7
           Ile "Sagres". português ... M  ••••• _   l'   3   ,      13     14     O
           12" "Mercalor", belg.l   7   l'    45      42            23     I'     47
           CLASSE IXFERlOR A 100 T.   ,       .,             ,
           I- HArtica 11". italiano ...•.•.... _.   ,   la   la   ,   la   23     35
           2" -Juana-, atntino ................   l'   28   11   ,   l'    2B     11
                                7
           Y"Sert!ine",   ncês .............. _   ,   la   57   55   ,   2   4    30
                  H
                                              54
                   ,
           4~ HMarabu inglês '_"'0"'_"   l'   ,       l'            12     53
                                                                                  I'
           59 "BelJatnx-, português .•.. _ ..  7   l'   55   7      4             "
                                              "
                   H
           6"1'ht'Odora inglés .................  7   24   27   7   la     "       12
                                                                           21
                    ,
                                                              largo, o que lhes rendeu dividendos, que não se verificariam se
                                                              as condições habituais de Julho na  nossa costa  se tivessem
                                                              manifestado" .
                                                              2. A REGATA BREST •
                                                                                         bcdeaux
                                                              . LAS PALMAS (19581
                                                              Será  interessante referir que,
                                                              dado o grande sucesso da
                                                              regala Torba y - Lisboa, a
                                                              "Sail  Training  Association"
                                                              decidiu  realizar  em  1958
                                                              outra grande regata  oceanica
                                                              entre Brest  (França ) e  Las
                                                              Palmas (Ilhas Canárias). com
                                                              o alto patrocínio do Minis-
                                                              tério dos  Negócios  Estran-
         A gunruição da "Sagres- /'III  OISG1is ~ll'I!dtll  1145  t'tl'g~5 em IIO!1rt15/11i1itartS ao   gei ros  e  de  Educação  de
         Prr.sidr,drda RLpuNial
                                                              França  e do Secretariado de
         travessias  oceânicas  em zonas  de ventos favoráveis,  e  não   Estado da Marinha  Nacional
         para a navegação de bolina que teve de fazer, anormalmente   e  da  Marinha  Mercante
         neste mês, desde o Finisterra até Cascais.           Francesa.  Nela  tomaram   A -SIIgre;- mmm, /xIimlJ di",,, U/I
           Foi  este O momento  mais amargo  para  todos  n6s. As   parte  7  gra ndes  veleiros   rt'l'islll MSoIrIIllX••
         esperanças numa boa classificação tendiam a desaparecer. A   escolas,  entre  os  quais  a
         única esperança  que  nos  fazia  ainda acreditar  numa  boa   "Sagres" e 13 veleiros de tonelagem inferior a 100 ton ..
         classificação,  consistia  em  se  verificar a  veracidade dos   A regata  decorreu  de  27  de Julho a  2 de Agosto de 1958,
         boletins meteorológicos da pesca e cabotagem, que nos dias   tendo o  navio-escola  "Sagres"  obtido a  vitória  na  classe dos
         13 e 14 davam  ventos frescos de Oeste e Nordeste.  Mas, até  grandes veleiros, com a particularidade dos antigos cadetes do
         essa derradeira esperança se esfumou, pois a realidade apre-  curso "o. Duarte de Almeida", a  realizar a sua  viagem de
         sentar-se-ia bem diferente.                          instrução de guardas-marinhas a bordo das  fragatas  "Nuno
           Foi  do  paralelo  d o  Cabo  Finisterra  a té  ao  Ca bo   Tristão"  e "Diogo Gomes",  terem  sido  transferidos em Brest
         Mondego  e  à  Nazaré,  a  lutar contra aragens de  WSW,  p.lra a "Sagres", num caso inédito na  nossa  marinha de guer-
         lutando  até  pela  própria  segurança  do  navio, que  a  ser  ra, com certeza devido ao grande êxito desportivo obtido nas
         atirado  para  a  costa,  teria  de fund ear, ou  até  mesmo de  provas que antecederam a regata Torbay - Lisboa.
         usar motores - e assim ser obrigado a desistir da prova.   Mas guardamos para outra oportunidade a descrição do que
           Por alturas de S.  Pedro de  Muel, apareceu  finalmente o  foi a Semana Internacional de Vela e a regala oceanica  Brest -
                                                                                                            Q
         NW  bonançoso a fraco,  que nos permitiu  passar o canal  da  -Las  Palmas.  No  artigo  publicado  na  nossa  edição n 291
         Berlenga  e cortar a mela na  madrugada de domingo, dia  14,  (Setembro/ Outubro 96), dedicado ao ex-navio  "Sagres  I",
         com a consolação do  dever por todos cumprido,  com  igual  actualmente  transformado em  mu seu  (navio  "Rickmer
         entusiasmo, e de descobrirmos, aos primeiros alvores, que o  Rickmers") em Hamburgo, se mostra a foto com o troféu vito-
         "Mercator"  vinha  também  para  a  meta, a cerca  de seis mi-  rioso obtido pelo navio nessa regata.   II
         lhas à noSSe'  popa  (a  "Sagres" seria a penúltima classificada
         em tempo corrigido).                                                                        p{I/rreio Gorjão
           Não quero deixar de expressar as nossas  felicitações aos                                      CFR REi
         navios que, muito prudentemente, se mantiveram a navegar ao                 (CoIIIbom(Ilo do ru~ 8D. DUllrtf dt IJllltidlJ
         10 MAIO '17  •  REVISTA OA ARMADA
   151   152   153   154   155   156   157   158   159   160   161