Page 155 - Revista da Armada
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CADfTfS DO (URSO D. DUARrf Df AlJllflDA
(por sequência alfabéhca)
Azevedo PascmL ....... M.lrinh.l Matos Rodrigues ......... Adm. Na\'a!
Brito e AbK'U ............... Marinha Meloe Cunha .............. M~rinha
Conde M~ rl in.s ............ Marinha Oliveira I' Carmo ........ MJrinha
Oi.ls Costa __ .•. _ ........ Molrinh.l P.JSq>;ll Rodrigues ... _Mannha
Duarte Ramos .. _ ..... _Marinh..l Patririo Gorj.\o _._Marinha
Emygdio N.l\'arro ....... EnS.~i.lq.N.l\". Pereira de Lima_ ... _.Eng.Maq.Nav
Espadinha Galo_ .. _J.iarinh.l Pereira GermaIlO __ •• Mllnnha
~i ra Pinto ............... Marinha Pires Cankho .............. Adm. N.wal
Ferrcira da Sil\·a .......... Marinh.l PitJ Tr,lbucho .............. Marinha
Gama Higgs ... _ ........ _.E ng.MóKI.l'~a\ .. $(>txas s-.'1TiI ...... _ ........ Marinh.l
h-ens BrandJo __ ._.Eng.Mol<I.l"~a \'. Sil\-eira cCunlu. ... _~ larinlu.
Jesus dos Reis _ .. _ ....... Eng.t.b.:j.Nn. Vasconcelos úeiro._ .. ~iari nlu.
Marques Henriques .... Adm.Na\·al Vitor Hugo Ferr.md~ns. Maq.N;l\'.
Marques Pmto ............. Marinha Vitoriano Cabrita ........ EngJ ... laq.N.l\'.
Marques da Sllva ....... .Mannha Viveiros R~ ....... _ ..... MOlrinha
04 tsqUcrdll p#rrl 4 dirtitlln4 I' fi/Il: V. Oleiro; O. Coo/II; 8. Abrru; I. P_I;
D. Rumos; V. OIbrJtn; P. Gmj6o; M. Hrnriljul'$; F. Silt\1; J.~; J. 8nmdJ/J
011 tsqun"ll pllrl/II tfireita"" pi: P. UTIIIl; P. OIf<icho; E. NIlUlJJTO; M . Rodrigul'!l;
E. Galo: M. CUJIM; M. Pinto; S. 5tml; V. Rigo; MlrqUlSda SílTII;~itlti711 t Qlrll/O;
Silf'!'i7lltümM; P. RodriglltS: V. Hugo: P. GmnutICP; GmIiI Higgs; p, Tmbudt;l
, CDnk Murtln$IFI/Jtll o aWdt Frrr6m Pinto 'lU' tmJr$iIOll do oaro animar)
No dia 7 de Julho, cerca 14 horas, começou a sair a frota e acidentalmente soubemos que o "Creole" tinha apenas um
de Torbay, com vento sudoeste moderado a bonançoso, avanço da ordem das 30 milhas.
embrenhando-se imediatamente num denso nevoeiro que se A travessia da Biscaia foi um misto de aragens favoráveis,
manteve até Ouessant. Foram dois dias de cuidados perma- em que viamos os mais leves, como o "Mercalor" e o
nentes, e só por uma "unha negra" o cargueiro "Dinarah" "Sorlandet", desaparecerem-nos pela proa, travessia esta
não abalroou a "Sagres", cuja proa cortou a grande veloci- que teve um fina l apoteótico, com a "Sagres" a navegar a
dade, a escassos melros de distância. todo O pano, com vento fresco de leste, chegando a exceder
O vento SW que soprava levava-nos a crer que sair do Canal 13,5 nós, e em que se perrorreram as lll timas90 milhas desta
da Mancha seria uma tarefa pellosa e demoríld" para os nílvios travessia em oito horas.
redondos. Afiml, perlo da ilha de Guernesey sopraram ara- Foi nesta nltura que a excitação da velocidade, o sibilar de
gens de SE, que permitiram progredir para Oeste, a despeito vento nas enxarceas e o rebentar das cristas das ondas, nos
das fortes correntes de marés vivas que se faziam sentir. E foi fizeram acreditar que, a manter-se venlo favorável , a
com grande regozijo que, quando o nevoeiro se dissipou, nas "Sagres" ganharia em tempo correcto.
vizinhanças de Ouessant, vimos que não estávamos sós, pois Mas, foi no paralelo do Cabo Finisterra que começaram as
avistaram-se vários concorrentes, tanto redondos, como latinos amarguras para a "Sagres", navio concebido para as largas
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