Page 160 - Revista da Armada
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Na opinião do Chefe do Departamento de Formação de Sargentos,
CTEN Neves Agostinho, “Existe uma tendência para um decréscimo
da idade relativamente à frequência do CFS e um aumento das habi-
litações literárias”.
Ao abrigo do protocolo de cooperação entre as Forças Armadas
Portuguesas e a dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa
(PALOP), foram integrados neste curso 10 militares provenientes de
Angola e Moçambique (7 praças de Angola e 3 sargentos de
Moçambique).
À sua chegada foi-lhes ministrado um teste diagnóstico de
Português e Matemática, a nível do 9º ano de escolaridade, cujos
resultados permitiram concluir que os conhecimentos destes forman-
dos nestas áreas eram insuficientes para a aprendizagem, quer dos
conteúdos da 1ª Fase, quer dos da 2ª Fase. Assim, de acordo com a
proposta nº 03/98 do G2EA, de 01OUT98, as disciplinas de A 2º FASE DO CFS
Elementos de Comunicação e Estatística foram substituídas pelas de
Português e Matemática. Nestas, os formandos constituíram uma tur- Depois de feita a 1ª fase do CFS, os formandos são distribuídos pelas
ma à parte. diversas Escolas Técnicas existentes no G2EA. Assim sendo, temos:
Para além das aulas de Português e Matemática, estes 10 forman-
dos frequentaram as aulas de Marinharia, Infantaria e Educação DURA. DA 2ª FASE
Física, nas mesmas circunstâncias que os demais formandos, integra- ESCOLAS CLASSES DO CURSO
dos em duas das turmas. Esc. de Comunicações (ECO) Comunicações (C) 138 Dias úteis
Esc. de Artilharia Naval (EAN) Artilheiros (A) 152 Dias úteis
AVALIAÇÃO Esc. de Marinharia (EMR) Manobra (M) 124 Dias úteis
Esc. de Armas Submarinas (EAS) Torpedeiros (T) 180 Dias úteis
No decorrer do CFS – 1ª Fase a avaliação é feita através de testes Esc. de Informações e Combate (EIC) Radaristas (R) 160 Dias úteis
formativos e testes sumativos, para os quais foi utilizado o banco de Esc. de Mergulhadores (EMERG) Mergulhadores (U) 80 Dias úteis
perguntas existente e um teste de razão de ganho, cujos resultados Esc. de Fuzileiros (EF) Fuzileiros (FZ) 130 Dias úteis
evidenciam que 38 formandos, cerca de 50%, obtiveram um ganho Esc. de Máquinas (EMAQ) Condutores de Máquinas (CM) 204 Dias úteis
entre 30 e 45%; 22 formandos progrediram entre 15 a 30% e 17 for- Condutores de automóveis (V) 137 Dias úteis
mandos tiveram um ganho entre 45 e 60%. Esc. de Electrotécnia (ET) Electrecistas (E) 161 Dias úteis
Perguntámos ao Comandante Neves Agostinho, qual a sua Esc. de Abastecimento (AB) Taifas (TF) 100 Dias úteis
opinião relativamente ao aproveitamento dos formandos e a resposta Abastecimento (L) 140 Dias úteis
foi “É excepcional. Os formandos vêm muito bem preparados para
este curso. A prova técnico-naval tem desenvolvido nos militares No que diz respeito às classes de Enfermeiros, Paramédicos, Elec-
hábitos de estudo, o que faz com que quando são admitidos ao curso já trotécnicos, Maquinistas Navais e Programadores de Informática, o
vêm com um ritmo de estudo bastante grande, não sentindo assim acesso ao CFS é feito por concurso (militares e civis), sendo o curso
muitas dificuldades”. ministrado à parte.
Na sua opinião “lidar com pessoas que vêm ao DSF frequentar um Os cursos têm uma duração de 3 anos lectivos excepto o de Pro-
curso, quer o CFS-1ª Fase, quer o curso de Promoção a Sargento- gramadores de Informática (130 dias úteis). As habilitações literárias
-Chefe, é sempre enriquecedor (para a equipa de Formadores e necessárias são o 12º Ano na área de Biologia para os Enfermeiros
Formandos) pela troca de experiências que se faz. Tentamos de algu- (HF), 12º Ano área de Biologia e Química para os Para-médicos (HP).
ma forma contribuir para que essas pessoas adquiram conhecimentos Para os restantes cursos é necessário o 11º Ano.
e sistematizem os conhecimentos já adquiridos e por outro lado que Quanto às escolas onde são ministrados estes cursos temos: Escola de
sintam que a Formação é um assunto que deve ser considerado com Sáude Militar, Escola de Electrotécnia, Escola de Máquinas e DAMAG.
seriedade e que deve fazer parte do ser profissional, quer na Marinha, Alexandra Brito
quer noutro sítio qualquer”. 2TEN TSN
ENTREVISTA
Para sabermos como tem corrido o CFS 98/99, a assim ser distribuído por outras disciplinas mais úteis,
R.A. entrevistou 5 formandos – o Cabo T Lopes (37 por exemplo Marinharia.
anos), o Cabo T Valente (32 anos), o Cabo T Guerreiro R.A. Como está a correr a 2ª Fase do CFS?
(40 anos), o Cabo T Sequeira (40 anos) e o Cabo R
Duarte (32 anos), que nos deram a sua opinião relativa- CABO Sequeira: Bem. A Fase de especialização do CFS
mente ao curso que estão a frequentar. está muito bem estruturada .
R.A. Quais foram os aspectos mais interessantes do CABO Duarte: Muito bem. A matéria é dada seguindo-
CFS – 1ª Fase? -se logo os exames. Contrariamente à 1ª Fase do CFS,
em que a matéria é dada e só ao fim de algum tempo é
CABO Sequeira: De uma maneira geral, gostei de tudo, que se faz o teste, e entretanto já se deu outras matérias
especialmente História Naval e Estatística e para aquilo que pouco ou nada têm a ver com a matéria anterior.
que se pretende as disciplinas leccionadas são o sufi-
ciente. R.A. Quais são as vossas perspectivas de carreira?
CABO Duarte: Há disciplinas que são essenciais, que é Resposta unânime: Nós vamos até onde nos deixarem ir...
o caso da Organização Militar, embora a matéria não se- diz respeito à disciplina de Marinharia penso que lhe CABO Duarte: Em termos de idade andamos quase
ja muito motivante, é uma disciplina importante e se fôr deveria ser dada mais tempo, ou seja, pelas matérias todos perto da casa dos 40 e poucos perto dos 30, na
dada por um bom formador, que foi o caso, faz-se bem. que a disciplina aborda, é-lhe dedicado muito pouco minha opinião é uma idade muito avançada para o
CABO Guerreiro: Em relação à Organização Militar, tempo, comparado com outras. Em termos de vida no CFS. A idade ideal para frequentar um curso deste
penso que não seja muito útil aquilo que apren- mar, a Marinharia é fundamental. género seria os 30 anos, sensivelmente. Com essa
demos. Na minha opinião, o que nos interessa é sa- CABO Lopes: Na minha opinião o tempo dedicado à idade poderíamos pensar ainda em boas perspectivas
bermos quais os nossos deveres específicos. No que disciplina de História, poderia ser reduzido, podendo de carreira.
REVISTA DA ARMADA • MAIO 99 13