Page 160 - Revista da Armada
P. 160

Na opinião do Chefe do Departamento de Formação de Sargentos,
         CTEN Neves Agostinho, “Existe uma tendência para um decréscimo
         da idade relativamente à frequência do CFS e um aumento das habi-
         litações literárias”.
           Ao abrigo do protocolo de cooperação entre as Forças Armadas
         Portuguesas e a dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa
         (PALOP), foram integrados neste curso 10 militares provenientes de
         Angola e Moçambique (7 praças de Angola e 3 sargentos de
         Moçambique).
           À sua chegada foi-lhes ministrado um teste diagnóstico de
         Português e Matemática, a nível do 9º ano de escolaridade, cujos
         resultados permitiram concluir que os conhecimentos destes forman-
         dos nestas áreas eram insuficientes para a aprendizagem, quer dos
         conteúdos da 1ª Fase, quer dos da 2ª Fase. Assim, de acordo com a
         proposta nº 03/98 do G2EA, de 01OUT98, as disciplinas de  A 2º FASE DO CFS
         Elementos de Comunicação e Estatística foram substituídas pelas de
         Português e Matemática. Nestas, os formandos constituíram uma tur-  Depois de feita a 1ª fase do CFS, os formandos são distribuídos pelas
         ma à parte.                                          diversas Escolas Técnicas existentes no G2EA. Assim sendo, temos:
           Para além das aulas de Português e Matemática, estes 10 forman-
         dos frequentaram as aulas de Marinharia, Infantaria e Educação                                DURA. DA 2ª FASE
         Física, nas mesmas circunstâncias que os demais formandos, integra-  ESCOLAS      CLASSES       DO CURSO
         dos em duas das turmas.                               Esc. de Comunicações (ECO)  Comunicações (C)  138 Dias úteis
                                                               Esc. de Artilharia Naval (EAN)  Artilheiros (A)  152 Dias úteis
         AVALIAÇÃO                                             Esc. de Marinharia (EMR)  Manobra (M)    124 Dias úteis
                                                               Esc. de Armas Submarinas (EAS)  Torpedeiros (T)  180 Dias úteis
           No decorrer do CFS – 1ª Fase a avaliação é feita através de testes  Esc. de Informações e Combate (EIC)  Radaristas (R)  160 Dias úteis
         formativos e testes sumativos, para os quais foi utilizado o banco de  Esc. de Mergulhadores (EMERG)  Mergulhadores (U)  80 Dias úteis
         perguntas existente e um teste de razão de ganho, cujos resultados  Esc. de Fuzileiros (EF)  Fuzileiros (FZ)  130 Dias úteis
         evidenciam que 38 formandos, cerca de 50%, obtiveram um ganho  Esc. de Máquinas (EMAQ)  Condutores de Máquinas (CM)  204 Dias úteis
         entre 30 e 45%; 22 formandos progrediram entre 15 a 30% e 17 for-           Condutores de automóveis (V)  137 Dias úteis
         mandos tiveram um ganho entre 45 e 60%.               Esc. de Electrotécnia (ET)  Electrecistas (E)  161 Dias úteis
           Perguntámos ao Comandante Neves Agostinho, qual a sua  Esc. de Abastecimento (AB)  Taifas (TF)  100 Dias úteis
         opinião relativamente ao aproveitamento dos formandos e a resposta          Abastecimento (L)  140 Dias úteis
         foi “É excepcional. Os formandos vêm muito bem preparados para
         este curso. A prova técnico-naval tem desenvolvido nos militares  No que diz respeito às classes de Enfermeiros, Paramédicos, Elec-
         hábitos de estudo, o que faz com que quando são admitidos ao curso já  trotécnicos, Maquinistas Navais e Programadores de Informática, o
         vêm com um ritmo de estudo bastante grande, não sentindo assim  acesso ao CFS é feito por concurso (militares e civis), sendo o curso
         muitas dificuldades”.                                ministrado à parte.
           Na sua opinião “lidar com pessoas que vêm ao DSF frequentar um  Os cursos têm uma duração de 3 anos lectivos excepto o de Pro-
         curso, quer o CFS-1ª Fase, quer o curso de Promoção a Sargento-  gramadores de Informática (130 dias úteis). As habilitações literárias
         -Chefe, é sempre enriquecedor (para a equipa de Formadores e  necessárias são o 12º Ano na área de Biologia para os Enfermeiros
         Formandos) pela troca de experiências que se faz. Tentamos de algu-  (HF), 12º Ano área de Biologia e Química para os Para-médicos (HP).
         ma forma contribuir para que essas pessoas adquiram conhecimentos  Para os restantes cursos é necessário o 11º Ano.
         e sistematizem os conhecimentos já adquiridos e por outro lado que  Quanto às escolas onde são ministrados estes cursos temos: Escola de
         sintam que a Formação é um assunto que deve ser considerado com  Sáude Militar, Escola de Electrotécnia, Escola de Máquinas e DAMAG.
         seriedade e que deve fazer parte do ser profissional, quer na Marinha,                     Alexandra Brito
         quer noutro sítio qualquer”.                                                                     2TEN TSN


                                                     ENTREVISTA

            Para sabermos como tem corrido o CFS 98/99, a                      assim ser distribuído por outras disciplinas mais úteis,
          R.A. entrevistou 5 formandos – o Cabo T Lopes (37                    por exemplo Marinharia.
          anos), o Cabo T Valente (32 anos), o Cabo T Guerreiro                R.A. Como está a correr a 2ª Fase do CFS?
          (40 anos), o Cabo T Sequeira (40 anos) e o Cabo R
          Duarte (32 anos), que nos deram a sua opinião relativa-              CABO Sequeira: Bem. A Fase de especialização do CFS
          mente ao curso que estão a frequentar.                               está muito bem estruturada .
          R.A. Quais foram os aspectos mais interessantes do                   CABO Duarte: Muito bem. A matéria é dada seguindo-
          CFS – 1ª Fase?                                                       -se logo os exames. Contrariamente à 1ª Fase do CFS,
                                                                               em que a matéria é dada e só ao fim de algum tempo é
          CABO Sequeira: De uma maneira geral, gostei de tudo,                 que se faz o teste, e entretanto já se deu outras matérias
          especialmente História Naval e Estatística e para aquilo             que pouco ou nada têm a ver com a matéria anterior.
          que se pretende as disciplinas leccionadas são o sufi-
          ciente.                                                              R.A. Quais são as vossas perspectivas de carreira?
          CABO Duarte: Há disciplinas que são essenciais, que é                Resposta unânime: Nós vamos até onde nos deixarem ir...
          o caso da Organização Militar, embora a matéria não se-  diz respeito à disciplina de Marinharia penso que  lhe  CABO Duarte: Em termos de idade andamos quase
          ja muito motivante, é uma disciplina importante e se fôr  deveria ser dada mais tempo, ou seja, pelas matérias  todos perto da casa dos 40 e poucos perto dos 30, na
          dada por um bom formador, que foi o caso, faz-se bem.  que a disciplina aborda, é-lhe dedicado muito pouco  minha opinião é uma idade muito avançada para o
          CABO Guerreiro: Em relação à Organização Militar,  tempo, comparado com outras. Em termos de vida no  CFS. A idade ideal para frequentar um curso deste
          penso que não seja muito útil aquilo que apren-  mar, a Marinharia é fundamental.  género seria os 30 anos, sensivelmente. Com essa
          demos. Na minha opinião, o que nos interessa é sa-  CABO Lopes: Na minha opinião o tempo dedicado à  idade poderíamos pensar ainda em  boas perspectivas
          bermos quais os nossos deveres específicos. No que  disciplina de História, poderia ser reduzido, podendo  de carreira.
                                                                                         REVISTA DA ARMADA • MAIO 99  13
   155   156   157   158   159   160   161   162   163   164   165