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Sacadura Cabral
                          Sacadura Cabral



                                 O homem que deu asas à Marinha

                                                      Conclusão





         O PROJECTO DO “RAID”               da Marinha à proposta de Sacadura Cabral  Sacadura deve ter preferido recorrer ao
         LISBOA – RIO DE JANEIRO            foi a mais entusiasta e  eficaz. A partir dessa  seu antigo chefe e amigo, Gago Coutinho
                                            altura a Marinha vai estar envolvida no  que de longa data se interessava por proble-
                                            projecto, disponibilizando verbas, dando  mas de navegação, nomeadamente com a
              m 26-05-1919, portanto dois dias
              antes da chegada do Tenente Read a  facilidades ao autor do projecto e mais  aplicação de um horizonte artificial ao sex-
         ELisboa, Sacadura Cabral entrega ao  tarde apoiando as suas viagens com impor-  tante usado nos navios. Deduz-se isso do
         Ministro da Marinha um requerimento  tantes meios navais.             artigo publicado no número de Agosto de
         célebre, em que se propõe realizar a traves-  Assim, Sacadura Cabral, homem de  1919 do Anais do Club Militar Naval, em
         sia aérea Lisboa – Rio de Janeiro, tendo  génio, vai desenvolver o seu audacioso pro-  que aquele célebre geógrafo afirma:
         como propósito o progresso da aviação e  o  jecto, como oficial da Marinha, sabendo que  “Convidado – a propósito do raid aéreo Lisboa
         estreitamento dos laços entre Portugal e o  conta com o apoio da sua corporação e  – Rio de Janeiro – a ocupar-me deste assunto,
         Brasil.                            através da Marinha e do Governo o proje-  pelo meu camarada e antigo companheiro de
           O Ministro da Marinha  submeteu este  cto adquire uma projecção nacional.   serviços geodésicos em África, Artur de
         requerimento à apreci-                                                                Sacadura,...”
         ação do Conselho de                                                                     Ora consta que
         Ministros, que lhe deu                                                                Gago Coutinho, a par-
         imediato andamento                                                                    tir de 14-07-1919, já
         através do Decreto de                                                                 vinha efectuando me-
         03-06-1919, em que é                                                                  dições de alturas dos
         estabelecido um pré-                                                                  sol e de outros astros,
         mio para o primeiro                                                                   com um sextante equi-
         aviador português ou                                                                  pado com um nível de
         brasileiro, que efectuas-                                                             bolha de ar, equipa-
         se a travessia aérea                                                                  mento que será aper-
         Lisboa – Rio de Ja-                                                                   feiçoado nos dois anos
         neiro, em 168 horas, e                                                                seguintes, sabendo-se
         em que autoriza o                                                                     que antes do final de
         Ministério da Marinha                                                                 1920 já tinha efectuado
         a dispender a verba de                                                                diversos voos e feito
         200 contos para auxi-                                                                 inúmeros leituras com
         liar essa tentativa e a                                                               aquele instrumento.
         nomear um oficial avia-                                                               No entanto Gago Cou-
         dor encarregado de  Após a chegada ao Funchal, em 22 de Março de 1921, os Comandantes Gago Coutinho e Sacadura  tinho pôde verificar
                             Cabral e o 1º Tenente Ortins de Bettencourt a bordo do hidroavião.
         organizar essa traves-                                                                que o sistema de cál-
         sia aérea.                                                                            culo, utilizado a bordo
           O Ministério da Marinha, em conformi- O PROBLEMA DA NAVEGAÇÃO AÉREA  dos navios não se adaptava aos aviões, on-
         dade com o mandato recebido do Governo,                               de era necessário trabalhar “sobre o joelho”
         por portaria de 06-06-1919, encarregou  Actuando com enorme rapidez Sacadura  e depressa. Criou por isso um método
         Sacadura Cabral de organizar a tentativa de  apresenta ao Ministro da Marinha um  muito simplificado de cálculo, o que lhe
         travessia aérea entre Lisboa e Rio de Janeiro.  relatório em que estabelece o plano prévio  permitia atingir a rapidez desejada com su-
         O mesmo ministério conseguiu ainda que  para a execução da viagem e em que levan-  ficiente rigor.
         Sacadura Cabral fosse nomeado pelos  ta algumas dúvidas quanto ao rigor da  Gago Coutinho e Sacadura desenvol-
         Negócios Estrangeiros adido aeronáutico  navegação possível de realizar nessa época,  veram em conjunto um equipamento, a que
         junto das Legações de Portugal em Paris,  em especial para encontrar pequenas ilhas  chamaram corrector de rumos, que permitia
         Londres e Washington, enquanto durar a  ao fim de um longo percurso sobre o mar e  entrar com o abatimento ou deriva do avião
         comissão de serviço de que está encarregado de  ainda sobre o tipo de avião a utilizar. São os  e calcular o rumo verdadeiro.
         organizar a tentativa de travessia aérea Lisboa –  dois problemas chave duma travessia
         Rio de Janeiro.                    transatlântica.                    VIAGEM AÉREA LISBOA – FUNCHAL
           Esta nomeação abria-lhe as portas de  Consciente do problema da navegação o
         acesso às entidades oficiais e aos fabricantes  Ministro nomeia, em 15-06-1919, uma  Em 1920, Sacadura Cabral encontrava-se
         desses países. Realmente Sacadura não  comissão composta por Afonso  Cerqueira,  em Inglaterra, adquirindo material para a
         perdeu tempo e com data de 15-06-1919 já  Sacadura Cabral e Santos Moreira para  Aviação Naval. Propôs a aquisição de dois
         tinha dirigido circulares às casas constru-  estudar com urgência o plano de navegação  hidroaviões F3 (Felixtowe) com os números
         toras, dando conta da intenção portuguesa  aérea que tinha sido apresentado à  4017 e 4018. Após a sua recepção e apronta-
         e solicitando informações sobre os modelos  Repartição do Gabinete. Não se conhece o  mento em Calshot, sob o comando, respec-
         de aviões mais apropriados.        resultado dos seus trabalhos, pois essa  tivamente, de Sacadura Cabral e de Pedro
           Como se verifica, a reacção do Ministério  comissão foi extinta uma semana depois.   Rosado, escalaram Brest e Ferrol ( o 4018

         6 MAIO 2000 • REVISTA DA ARMADA
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