Page 152 - Revista da Armada
P. 152
Sacadura Cabral
Sacadura Cabral
O homem que deu asas à Marinha
Conclusão
O PROJECTO DO “RAID” da Marinha à proposta de Sacadura Cabral Sacadura deve ter preferido recorrer ao
LISBOA – RIO DE JANEIRO foi a mais entusiasta e eficaz. A partir dessa seu antigo chefe e amigo, Gago Coutinho
altura a Marinha vai estar envolvida no que de longa data se interessava por proble-
projecto, disponibilizando verbas, dando mas de navegação, nomeadamente com a
m 26-05-1919, portanto dois dias
antes da chegada do Tenente Read a facilidades ao autor do projecto e mais aplicação de um horizonte artificial ao sex-
ELisboa, Sacadura Cabral entrega ao tarde apoiando as suas viagens com impor- tante usado nos navios. Deduz-se isso do
Ministro da Marinha um requerimento tantes meios navais. artigo publicado no número de Agosto de
célebre, em que se propõe realizar a traves- Assim, Sacadura Cabral, homem de 1919 do Anais do Club Militar Naval, em
sia aérea Lisboa – Rio de Janeiro, tendo génio, vai desenvolver o seu audacioso pro- que aquele célebre geógrafo afirma:
como propósito o progresso da aviação e o jecto, como oficial da Marinha, sabendo que “Convidado – a propósito do raid aéreo Lisboa
estreitamento dos laços entre Portugal e o conta com o apoio da sua corporação e – Rio de Janeiro – a ocupar-me deste assunto,
Brasil. através da Marinha e do Governo o proje- pelo meu camarada e antigo companheiro de
O Ministro da Marinha submeteu este cto adquire uma projecção nacional. serviços geodésicos em África, Artur de
requerimento à apreci- Sacadura,...”
ação do Conselho de Ora consta que
Ministros, que lhe deu Gago Coutinho, a par-
imediato andamento tir de 14-07-1919, já
através do Decreto de vinha efectuando me-
03-06-1919, em que é dições de alturas dos
estabelecido um pré- sol e de outros astros,
mio para o primeiro com um sextante equi-
aviador português ou pado com um nível de
brasileiro, que efectuas- bolha de ar, equipa-
se a travessia aérea mento que será aper-
Lisboa – Rio de Ja- feiçoado nos dois anos
neiro, em 168 horas, e seguintes, sabendo-se
em que autoriza o que antes do final de
Ministério da Marinha 1920 já tinha efectuado
a dispender a verba de diversos voos e feito
200 contos para auxi- inúmeros leituras com
liar essa tentativa e a aquele instrumento.
nomear um oficial avia- No entanto Gago Cou-
dor encarregado de Após a chegada ao Funchal, em 22 de Março de 1921, os Comandantes Gago Coutinho e Sacadura tinho pôde verificar
Cabral e o 1º Tenente Ortins de Bettencourt a bordo do hidroavião.
organizar essa traves- que o sistema de cál-
sia aérea. culo, utilizado a bordo
O Ministério da Marinha, em conformi- O PROBLEMA DA NAVEGAÇÃO AÉREA dos navios não se adaptava aos aviões, on-
dade com o mandato recebido do Governo, de era necessário trabalhar “sobre o joelho”
por portaria de 06-06-1919, encarregou Actuando com enorme rapidez Sacadura e depressa. Criou por isso um método
Sacadura Cabral de organizar a tentativa de apresenta ao Ministro da Marinha um muito simplificado de cálculo, o que lhe
travessia aérea entre Lisboa e Rio de Janeiro. relatório em que estabelece o plano prévio permitia atingir a rapidez desejada com su-
O mesmo ministério conseguiu ainda que para a execução da viagem e em que levan- ficiente rigor.
Sacadura Cabral fosse nomeado pelos ta algumas dúvidas quanto ao rigor da Gago Coutinho e Sacadura desenvol-
Negócios Estrangeiros adido aeronáutico navegação possível de realizar nessa época, veram em conjunto um equipamento, a que
junto das Legações de Portugal em Paris, em especial para encontrar pequenas ilhas chamaram corrector de rumos, que permitia
Londres e Washington, enquanto durar a ao fim de um longo percurso sobre o mar e entrar com o abatimento ou deriva do avião
comissão de serviço de que está encarregado de ainda sobre o tipo de avião a utilizar. São os e calcular o rumo verdadeiro.
organizar a tentativa de travessia aérea Lisboa – dois problemas chave duma travessia
Rio de Janeiro. transatlântica. VIAGEM AÉREA LISBOA – FUNCHAL
Esta nomeação abria-lhe as portas de Consciente do problema da navegação o
acesso às entidades oficiais e aos fabricantes Ministro nomeia, em 15-06-1919, uma Em 1920, Sacadura Cabral encontrava-se
desses países. Realmente Sacadura não comissão composta por Afonso Cerqueira, em Inglaterra, adquirindo material para a
perdeu tempo e com data de 15-06-1919 já Sacadura Cabral e Santos Moreira para Aviação Naval. Propôs a aquisição de dois
tinha dirigido circulares às casas constru- estudar com urgência o plano de navegação hidroaviões F3 (Felixtowe) com os números
toras, dando conta da intenção portuguesa aérea que tinha sido apresentado à 4017 e 4018. Após a sua recepção e apronta-
e solicitando informações sobre os modelos Repartição do Gabinete. Não se conhece o mento em Calshot, sob o comando, respec-
de aviões mais apropriados. resultado dos seus trabalhos, pois essa tivamente, de Sacadura Cabral e de Pedro
Como se verifica, a reacção do Ministério comissão foi extinta uma semana depois. Rosado, escalaram Brest e Ferrol ( o 4018
6 MAIO 2000 • REVISTA DA ARMADA