Page 154 - Revista da Armada
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acho vantajoso referir de forma emocionada,
os grandes marcos onde vibra a sua alma
desta viagem. de marinheiro: “Momen-
A primeira etapa to solene e comovedor es-
Lisboa – Las Palmas se!! Sentia-se bem que a
(Canárias) realiza-se marujada nos acompa-
sem problemas de nhava de alma e coração ,
maior. Depois Sacadura que em nós depositava a es-
optou por descolar para perança de que dessemos
a etapa seguinte a partir maior brilho a essa Mari-
de Gando, no sul da nha a que todos nós perten-
mesma ilha. Realiza, cíamos!!!”.
então a etapa Gando – Do Recife em diante é
S. Vicente (Cabo Ver- a apoteose, portugueses
de). De S. Vicente trans- O cruzador “República” a pairar junto dos penedos de S. Pedro. Compare-se o comprimento dos do Brasil e brasileiros ir-
fere-se para a Praia, na penedos e o navio (100 m). manados no mesmo es-
ilha de S. Tiago, mais ao pírito, saúdam os novos
sul. Aí as condições de mar não lhe per- Cabral. Os visados enviam um telegrama Gamas e Cabrais. Segue-se a Baía, Porto
mitem descolar com o máximo de com- ao Ministro afirmando tratar-se de uma Seguro, Victória e finalmente o Rio de Ja-
bustível, pelo que opta por pedir a ida do honra imerecida. neiro, aonde chegam a 17 de Junho de
“República” para junto do Penedos de S. De imediato Sacadura pede ao Ministro 1922. Tinham sido percorridas 4367 mi-
Pedro, onde pensa amarar e ser reabasteci- da Marinha que lhe envie um segundo lhas, num tempo de voo de cerca de 60 ho-
do, em vez de tentar o percurso Praia – avião, que segue a bordo do navio ras. No Rio o F 17 é baptizado com o nome
Fernando Noronha, para o qual já sabe que brasileiro “Bagé” para Fernando Noro- de “Santa Cruz” pela esposa do Presidente
não dispõe de combustível suficiente. nha. Depois de uma rápida experiência, do Brasil, Dr. Epitácio Pessoa e o avião fica
Entretanto, o Governo resolve baptizar o Sacadura descola no F 16, a 11 de Maio de exposto durante quase um ano na Ex-
avião de F 400, de “Lusitânia”. 1922, para ir sobrevoar os Penedos e posição Internacional do Rio de Janeiro.
O troço da viagem Praia – Penedos é regressar a Fernando Noronha. Já no Durante os restantes meses de 1922,
aquele em que o sistema de navegação tem regresso a esta ilha o avião entra em percorrem o Brasil e depois Portugal.
de ser o mais rigoroso, porque os penedos “panne” e têm de amarar, fora de qual- Fazem conferências e são aclamados como
tem uma pequena superfície e pequena quer rota de navegação. Ao fim de algu- heróis em todos os locais. Particularmente
altitude e o avião irá chegar no limite do mas horas e já em plena noite, são salvos importante e entusiasta a recepção que a
seu combustível. É a etapa mais longa da por um navio inglês o “Paris Star”, que população de Lisboa lhes dedica a 27 de
viagem, 908 milhas, que levam 11 horas e por felicidade dos aviadores, navegava, Outubro de 1922.
21 minutos de voo a percorrer. Mas graças desviado algumas milhas da rota que jul- Interessante no meio de tantos louvores
à maravilhosa navegação, efectuada por gava seguir. e aclamações o telegrama que o Secretário
Gago Coutinho, os Penedos são encontra- Volta Sacadura a informar o Ministro da US Navy envia, a 22-06-1922, ao Mi-
dos. Sacadura tenta a amaragem e um dos da Marinha que deseja continuar a viagem nistro da Marinha de Portugal em que o
flutuadores parte-se, afocinhando o avião e que o F 17 serve para tal efeito (era o últi- felicita pelo sucesso da viagem dos avia-
no mar. O seus tripulantes são rapida- mo dos aviões recentemente adquiridos, dores Sacadura e Coutinho e acentua “...of
mente salvos pelo pessoal do “República”. disponível na Aviação Naval). Este avião é the first transatlantic flight to be made to South
Estes acontecimentos são amplamente montado e segue a bordo do cruzador America”.
difundidos pela imprensa portuguesa e a “Carvalho Araújo”. Quando chega a O feito de Sacadura e de Gago Coutinho
opinião pública pressiona o Governo, Fernando Noronha o avião é logo posto na veio provar ao Mundo que era possível
para que se apoie a continuação da água e experimentado. Sacadura decide efectuar longas viagens aéreas oceânicas,
viagem. Reflexo da projecção que a completar a viagem, efectuando de ime- utilizando uma navegação tão rigorosa,
viagem estava a ter em Portugal é a lei n.º diato a etapa Fernando Noronha – Recife quanto a dos navios, a qual iria perdurar
1257, de 27-04-1922, aprovada pelo (300 milhas e 4 horas e meio de voo) no dia várias décadas, para somente ser ultrapas-
Parlamento em que são promovidos por 5 de Junho de 1922. sada pelos meios electrónicos, pela nave-
distinção ao posto seguinte o CMG Gago Sacadura descreve no seu relatório o gação por inércia e muito recentemente
Coutinho e o Capitão-Tenente Sacadura momento da descolagem para esta etapa pela navegação por satélite.
O salvamento de Gago Coutinho e Sacadura Cabral pelo pessoal do “República”. Sacadura Cabral e Gago Coutinho a bordo do “Lusitânia” e respectivas assinaturas.
8 MAIO 2000 • REVISTA DA ARMADA