Page 154 - Revista da Armada
P. 154

acho vantajoso referir                                                              de forma emocionada,
         os grandes marcos                                                                   onde vibra a sua alma
         desta viagem.                                                                       de marinheiro: “Momen-
           A primeira etapa                                                                  to solene e comovedor es-
         Lisboa – Las Palmas                                                                 se!! Sentia-se bem que a
         (Canárias) realiza-se                                                               marujada nos acompa-
         sem problemas de                                                                    nhava de alma e coração ,
         maior. Depois Sacadura                                                              que em nós depositava a es-
         optou por descolar para                                                             perança de que dessemos
         a etapa seguinte a partir                                                           maior brilho a essa Mari-
         de Gando, no sul da                                                                 nha a que todos nós perten-
         mesma ilha. Realiza,                                                                cíamos!!!”.
         então a etapa Gando –                                                                 Do Recife em diante é
         S. Vicente (Cabo Ver-                                                               a apoteose, portugueses
         de). De S. Vicente trans-  O cruzador “República” a pairar junto dos penedos de S. Pedro. Compare-se o comprimento dos  do Brasil e brasileiros ir-
         fere-se para a Praia, na  penedos e o navio (100 m).                                manados no mesmo es-
         ilha de S. Tiago, mais ao                                                           pírito, saúdam os novos
         sul. Aí as condições de mar não lhe per-  Cabral.  Os visados enviam um telegrama  Gamas e Cabrais.  Segue-se a Baía, Porto
         mitem descolar com o máximo de com-  ao Ministro afirmando tratar-se de uma  Seguro, Victória e finalmente o Rio de Ja-
         bustível, pelo que opta por pedir a ida do  honra imerecida.          neiro, aonde chegam a 17 de Junho de
         “República” para junto do Penedos de S.  De imediato Sacadura pede ao Ministro  1922. Tinham sido percorridas 4367 mi-
         Pedro, onde pensa amarar e ser reabasteci-  da Marinha que lhe envie um segundo  lhas, num tempo de voo de cerca de 60 ho-
         do, em vez de tentar o percurso  Praia –  avião, que segue a bordo do navio  ras. No Rio o F 17 é baptizado com o nome
         Fernando Noronha, para o qual já sabe que  brasileiro “Bagé” para Fernando  Noro-  de “Santa Cruz” pela esposa do Presidente
         não dispõe de combustível suficiente.  nha. Depois de uma rápida experiência,  do Brasil, Dr. Epitácio Pessoa e o avião fica
         Entretanto, o Governo resolve baptizar o  Sacadura descola no F 16, a 11 de Maio de  exposto durante quase um ano na Ex-
         avião de F 400, de “Lusitânia”.    1922, para ir sobrevoar os Penedos e  posição Internacional do Rio de Janeiro.
           O troço da viagem Praia – Penedos é  regressar a Fernando Noronha. Já no  Durante os restantes meses de 1922,
         aquele em que o sistema de navegação tem  regresso a esta ilha o avião entra em  percorrem o Brasil e depois Portugal.
         de ser o mais rigoroso, porque os penedos  “panne” e têm de amarar, fora de qual-  Fazem conferências e são aclamados como
         tem uma pequena superfície e pequena  quer rota de navegação. Ao fim de algu-  heróis em todos os locais. Particularmente
         altitude e o avião irá chegar no limite do  mas horas e já em plena noite, são salvos  importante e entusiasta a recepção que a
         seu combustível. É a etapa mais longa da  por um navio inglês o “Paris Star”, que  população de Lisboa lhes dedica a 27 de
         viagem, 908 milhas, que levam 11 horas e  por felicidade dos aviadores, navegava,  Outubro de 1922.
         21 minutos de voo a percorrer. Mas graças  desviado algumas milhas da rota que jul-  Interessante no meio de tantos louvores
         à maravilhosa navegação, efectuada por  gava seguir.                  e aclamações o telegrama que o Secretário
         Gago Coutinho, os Penedos são encontra-  Volta Sacadura a informar  o Ministro  da US Navy envia, a 22-06-1922, ao Mi-
         dos. Sacadura tenta a amaragem e um dos  da Marinha que deseja continuar a viagem  nistro da Marinha de Portugal em que o
         flutuadores parte-se, afocinhando o avião  e que o F 17 serve para tal efeito (era o últi-  felicita pelo sucesso da viagem  dos avia-
         no mar. O seus tripulantes são rapida-  mo dos aviões recentemente adquiridos,  dores Sacadura e Coutinho e acentua “...of
         mente salvos pelo pessoal do “República”.  disponível na Aviação Naval). Este avião é  the first transatlantic flight to be made to South
           Estes acontecimentos são amplamente  montado e segue a bordo do cruzador  America”.
         difundidos pela imprensa portuguesa e a  “Carvalho Araújo”. Quando chega a  O feito de Sacadura e de Gago Coutinho
         opinião pública pressiona o Governo,  Fernando Noronha o avião é logo posto na  veio provar ao Mundo que era possível
         para que se apoie a continuação da  água e experimentado. Sacadura decide  efectuar longas viagens aéreas oceânicas,
         viagem. Reflexo da projecção que a  completar a viagem, efectuando de ime-  utilizando uma navegação tão rigorosa,
         viagem estava a ter em Portugal é a lei n.º  diato a etapa Fernando Noronha – Recife  quanto a dos navios, a qual iria perdurar
         1257, de 27-04-1922, aprovada pelo  (300 milhas e 4 horas e meio de voo) no dia  várias décadas, para somente ser ultrapas-
         Parlamento em que são promovidos por  5 de Junho de 1922.             sada pelos meios electrónicos, pela nave-
         distinção ao posto seguinte o CMG Gago  Sacadura descreve no seu relatório o  gação por inércia e muito recentemente
         Coutinho e o Capitão-Tenente Sacadura  momento da descolagem para esta etapa  pela navegação por satélite.























         O salvamento de Gago Coutinho e Sacadura Cabral pelo pessoal do “República”.  Sacadura Cabral e Gago Coutinho a bordo do “Lusitânia” e respectivas assinaturas.
         8 MAIO 2000 • REVISTA DA ARMADA
   149   150   151   152   153   154   155   156   157   158   159