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No mercado da informática a) Área da guerra anti-submarina
em 2ª mão, uma máquina • Sonares: os sonares de pesquisa (SQS-17A) e de ataque (DUBA-
que há dez anos era o topo 3A) foram substituídos pelo sistema sonar AN/SQS-510, um dos
de gama tem hoje um valor mais recentes e eficientes em operação;
comercial praticamente • Tubos lança-torpedos: os tubos KT-50 foram substituídos pelos
nulo. Não é, pois, de estra- modernos tubos lança-torpedos MK 32 Mod 5;
nhar que um navio, tal • Morteiro anti-submarino: o sistema ASM 305mm foi desmontado
como qualquer outro sis- por se ter tornado obsoleto;
tema complexo de engenha- • Contra-medidas anti-torpédicas: foi instalado um sistema "Nixie
ria, necessite de actualização AN/SQL-25", do tipo roncador, destinando-se assim a atrair even-
ao fim do decurso de uma tuais torpedos atacantes para longe do navio;
ou duas décadas, quando • Batitermógrafo: foi substituído por um sistema "XBT/XSV
normalmente o casco, os es- Sippican Mk8";
paços habitacionais e parte • Telefone submarino: foi reposicionado;
dos sistemas de apoio ainda • Diversos: foram montados diversos sistemas de apoio e interfaces
se encontram em bom esta- para os novos equipamentos.
do mas muitos equipamen-
tos já são meios ultrapassa- b) Área da guerra de superfície
dos, sem capacidades reais • Artilharia: foi removida uma das três peças de 100mm do navio,
quando comparados com a com a finalidade de reduzir pessoal na guarnição do navio;
tecnologia recente. E, não • Guerra electrónica: os sistemas antiquados foram substituídos
Consola do sonar AN/SQS-510. nos esqueçamos, para além por um sistema ESM APECS II AR 700/DF;
do custo de aquisição um • Engodos: foi montado um sistema de contra-medidas de mísseis
navio de guerra é um meio de manutenção dispendiosa, em com- do tipo "chaff" SRBOC Mk 36, com dois lançadores sextuplos.
bustível e consumíveis, pessoal, acções de manutenção, organismos
de apoio em terra, custos portuários, e inúmeras outras despesas c) Área de navegação
que levam a um somatório inevitavelmente elevado. • Substituições: o radar de navegação, o odómetro, a girobússola e
A rentabilização deste investimento passa por garantir que, ao a mesa de registo foram substituídos por equipamentos modernos.
longo de toda a sua vida operacional, o navio disponha de capaci- • Novos equipamentos: foram instalados um equipamento de
dades adequadas ao cumprimento eficaz das missões que lhe são determinação da posição do navio por satélite (GPS) e um equipa-
atribuídas. Isso não implica que seja feito um esforço de moderniza- mento de comunicações VHF de apoio à navegação.
ção contínuo, substituindo um equipamento ou sistema sempre
que surja um seu equivalente mais evoluído. Também não é indis-
pensável manter a importância do navio como unidade comba-
tente, pois tem-se verificado na prática que os navios projectados de
raiz para a utilização de tecnologias recentes tendem a ser supe-
riores nessa área específica a navios mais antigos, por mais mo-
dernizações que estes façam. Por exemplo, a redução das assina-
turas próprias do navio (radar, térmica, magnética e acústica) dá
sempre melhores resultados quando as técnicas e os sistemas são
incorporados na fase de construção.
No caso específico das fragatas da classe “Comandante João
Belo” que, como já vimos, foram concebidas para serem distribuí-
das pelo Ultramar, e logo para operar quase sempre isoladas,
cumprindo missões muito diversificadas, foi decidido ao mais alto
nível politico-militar que a vertente a modernizar seria a da guerra
anti-submarina. Esta decisão não é, naturalmente, estranha à
evolução da situação geo-estratégica mundial, que caminha numa
direcção em que as grandes batalhas navais de superfície se tornam Mesa das cartas na ponte (MESACART).
cada vez mais improváveis, em favor do recurso a meios mais dis-
cretos como a arma submarina, o terrorismo e a contra-informação. d) Área da electromecânica
Quanto ao horizonte • Substituições: compressores de ar de arranque, compressor de ar
temporal do projecto, de alta pressão para os sistemas de armas, geradores de água doce,
não se pode esquecer sistema hidráulico dos turcos das embarcações, bombas de trasfega
que os três navios so- de combustível, bombas submersíveis, pirómetros dos motores
breviventes dos quatro principais, tele-termómetros dos paióis de munições, bombas de
originais contam ac- incêndios, compressores das câmaras frigoríficas de géneros, bom-
tualmente cerca de bas de combustível acopladas dos motores principais, centrifu-
trinta anos de serviço gadores de óleo lubrificante e de combustível, motores de arranque
activo, pelo que não dos geradores, limpa-vidros das janelas da ponte, sistemas propul-
seria razoável procu- sores das embarcações, grandes extensões de cablagem eléctrica e
rar estender a sua vida grande parte da aparelhagem de comando, controlo e medida dos
útil por muito mais quadros eléctricos.
que dez anos, para • Novos equipamentos: sistema de detecção e alarme de alaga-
uma extensão total de mentos, separadores de águas oleosas, sistema de detecção e con-
40 anos de serviço. trolo radiológico, equipamento de ar condicionado autónomo para
A modernização o centro de operações, e um compactador de lixo para o armazena-
Consola do radar Kelvin – Hughes 1007 no Centro abrangeu as seguintes mento a bordo dos detritos não bio-degradáveis, que são depois
de Operações (CO). áreas e equipamentos: processados em terra.
18 FEVEREIRO 2000 • REVISTA DA ARMADA