Page 57 - Revista da Armada
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e) Área das comunicações expectativas de uma forma serena, tendo os inúmeros problemas
• Substituições: central telefónica. surgidos sido resolvidos junto com a direcção técnica, a Direcção de
• Novos equipamentos: sistema integrado de comunicações, sis- Navios, de forma a tornar possível a integração de um projecto com
temas de informação táctica LINK 11 e de comunicações por tantas vertentes.
satélite "SATURN B, e equipamento de criptofonia. O leitor terá ficado alertado para a complexidade de um proces-
so desta natureza, que nem sequer é isento de polémica; até que
ponto é vantajoso modernizar navios, em oposição a começar a
investir já na substituição por navios novos, rentabilizando os exis-
tentes ao máximo até que os substitutos estejam prontos para
entrar ao serviço? E quais as prioridades a atribuir numa moder-
nização, entre as numerosas áreas passíveis de ser afectadas, dado
que os recursos humanos e financeiros e a plataforma nunca
chegam para tudo? Só a título de exemplo, vejamos outras áreas
Consolas do Sistema Integrado de Comunicações (SICC) no centro de mensagens do navio.
f) Área das estruturas
• Foram executadas alterações associadas às desmontagens e mon- A fragata "Comandante Hermenegildo Capelo" após a modernização.
tagens dos sistemas de maiores dimensões e peso.
• Foi aproveitada a disponibilização do espaço dos paióis de que poderiam ter sido alvo de modernização no caso das fragatas
munições do morteiro para instalar tanques de água doce, col- da classe "Comandante João Belo": (a) modernização das peças de
matando uma das maiores limitações do navio. 100mm e do seu sistema de direcção de tiro; (b) substituição do
• Alojamentos: uma das cobertas do navio foi modificada e dotada morteiro ASW e, eventualmente, da peça de 100mm nº 2 por
de instalações sanitárias próprias para receber quinze praças femi- armas de superfície, anti-submarinas, anti-aéreas ou de defesa
ninas; as instalações sanitárias de sargentos foram subdivididas de próxima; (c) modernização das peças de 40mm, e eventual insta-
forma a permitir o embarque de dois sargentos femininos (encon- lação de um sistema de direcção de tiro; (d) adaptação da zona de
tra-se também previsto o embarque de um ou dois oficiais femini- ré para receber um helicóptero "Lynx", orgânico (com hangar e os
nos, mas a existência de camarotes e de instalações sanitárias in- meios de apoio associados) ou não orgânico; (e) automação dos
dividuais dispensa a execução de alterações).
sistemas de controlo da plataforma; (f) instalação de um sistema
de comando e controlo de armas e sensores; (g) substituição do
g) Área do aprestamento radar de aviso aéreo e do radar de busca de superfície; (h) remode-
• Os tanques de vinho foram desmontados e substituídos por
prateleiras para embalagens do tipo "tetra-pak"; foram substituídas lação do sistema de ventilação e ar condicionado, da cidadela e das
as máquinas da lavandaria e diverso equipamento de hotelaria; e estações de descontaminação; (i) remodelação do navio a nível de
foram efectuados diversos trabalhos menores a nível de armários e habitabilidade, rentabilizando os espaços tornados vagos pela re-
prateleiras, material de limitação de avarias, armeiros, aparelhos de dução de pessoal; e (j) redução de assinaturas.
convés e outros. Apesar deste aparte, com a modernização parcial das fragatas
da classe "Comandante João Belo" foi dado um salto enorme na
aproximação destes navios à outra classe de fragatas em serviço na
CONSIDERAÇÕES Marinha, as modernas fragatas da classe "Vasco da Gama", com
FINAIS vantagens imensas na uniformização de procedimentos, práticas, e
treino; a alternativa seria a existência, na prática, de duas Marinhas
Na sequência dos fa- no seio da Armada - uma Marinha moderna, feita de exercícios in-
bricos a que foram sub- ternacionais, treinos com a Marinha Britânica, procedimentos e
metidas, as fragatas da equipamentos modernos, e outra Marinha antiquada, envergonha-
classe "Comandante da, manuseando material obsoleto e padecendo de avarias fre-
João Belo", classificados quentes e de falta de sobressalentes, com "performances" miserá-
na Marinha como uma veis para os padrões actuais. Por outro lado, foi recuperada grande
modernização parcial, parte do valor militar original destes navios; deverá ser excluída a
foi afectada uma enor- condução de operações em ambiente fortemente hostil dado que o
me quantidade de sis- investimento na defesa anti-míssil se limitou à instalação de
temas. Apesar de, no lançadores de engodos tipo "chaff", mas o emprego destes navios
essencial, os navios con- em ambientes de ameaça reduzida, como são quase todas as ope-
tinuarem a ser os mes- rações de manutenção de paz actuais, tornou-se perfeitamente
mos, foram agora dota- aceitável. É ainda de assinalar que o primeiro navio modernizado,
dos de capacidades que o NRP "Comandante Hermenegildo Capelo", constituiu o pri-
já tinham perdido pelo meiro navio combatente da Marinha a incorporar militares femini-
atraso tecnológico dos nos (15 praças), demonstrando de forma convincente a todos os
seus equipamentos rela- cépticos, dentro e fora da organização, que um navio de guarnição
tivamente à tecnologia mista opera tão bem quanto os demais.
de ponta, ou que nunca
tinham tido antes. O es-
Fase de manufactura da nova estrutura do domo taleiro, o Arsenal do Al- Moreira Guerreiro
do sonar nas oficinas do Arsenal do Alfeite. feite, correspondeu às 1TEN ECN
REVISTA DA ARMADA • FEVEREIRO 2000 19