Page 127 - Revista da Armada
P. 127
Pavimentos superiores.
das no sentido de conferir aos navios um bom e os tornarão mais independentes da ajuda 3. PROPULSÃO E AUXILIARES
comportamento no mar e satisfazer os requi- exter na de rebocadores.
sitos estabelecidos. O casco e as superestruturas foram construí- A propulsão do navio é efectuada por duas
Ainda em complemento às opções referidas, dos em 30 blocos, em aço de grau A, de acor- linhas de veios, cada uma constituída por um
também a localização dos espaços e sistemas do com as regras da Sociedade Classificadora motor Diesel Wärtsilä W26A 12V, com 3.900
7
a bordo foi criteriosamente ponderada, dentro DNV ; pontualmente, recorreu-se a normas da kW às 1.000 RPM – ou um motor eléctrico
das limitações impostas pelo incontável núme- Marinha dos Estados Unidos, ou do Reino Uni- Magnetti Marelli, com 300 kW, utilizado para
ro de variáveis que influenciaram o projecto do do, para colmatar alguns pontos omissos nas baixas velocidades –, uma caixa redutora e
navio; a orientação seguida foi a localização referidas regras. A construção decorreu entre um hélice de passo variável; as linhas de veios
dos espaços operacionais, habitacionais e de 20SET04 e 01OUT05, data em que foi efectua- foram projectadas e construídas pela Wärtsilä-
lazer o mais próximo possível de meio navio, da a flutuação dos dois navios. -Lips Defense.
onde as acelerações são menores e os movi- Os NPO irão introduzir novos padrões de Os auxiliares do navio compreendem os
mentos longitudinais mais suaves. habitabilidade, marcados por áreas mais ge- sistemas de ventilação e ar condicionado,
Apesar deste esforço, o comportamento no nerosas, níveis de ruído inferiores, grande fle- produção de água doce, frigoríficas e demais
mar destes navios não deverá superar o das xibilidade para alojar militares de ambos os sistemas usualmente existentes. O comando
corvetas, com o mar nos sectores de proa e de sexos, independentemente das proporções destes sistemas é efectuado através do sistema
popa, devido ao seu menor comprimento, mas relativas, e maior privacidade nos alojamentos de automação indicado em 5.1.
deverá ser mais favorável nos restantes rumos. e casas de banho. Os alojamentos estão segre- O ar condicionado foi projectado para ali-
O casco e as superestruturas estão subdi- gados, estando os oficiais alojados no PAV 01, mentar quatro zonas estanques L.A., através de
vididos por cinco pavimentos, dez anteparas os sargentos no PAV 1 e as praças no PAV 2. equipamentos independentes. Os espaços de
5
estanques e quatro zonas L.A. , com o pro- As cobertas das praças, na generalidade, têm máquinas têm ventilação dedicada e os troncos
pósito de aumentar a capacidade de sobrevi- capacidade para quatro praças e são servidas de escadas têm ventilação própria, de forma a
vência do navio e confinar as avarias quando por uma casa de banho dedicada. tornarem-se zonas limpas de fumos.
e se estas ocorrerem, em complemento à se- Também os acessos foram estudados no senti- Em matéria ambiental e de poluição mari-
gregação e redundância dos sistemas discu- do de os tornar mais fáceis. O acesso entre pavi- nha, o navio cumpre a convenção MARPOL
tida mais adiante. mentos efectua-se através de troncos de escadas, (Anexos I, IV e V), existindo para o efeito vários
Em termos de manobrabilidade, os navios os corredores são amplos – normalmente com sistemas de tratamento de resíduos, um sistema
6
deverão cumprir o critério da IMO e terão 1500 mm de largura – e as fugas de emergência separação dos lixos, com possibilidade de ar-
capacidade de efectuar a paragem de emer- são efectuadas através de troncos. O embarque mazenamento em paiol refrigerado, e a sepa-
gência em quatro comprimentos, à velocida- de carga, tanto para os géneros e como para as ração das águas oleosas. Desta forma, o navio
de de 20 nós. Como não existem requisitos munições, efectua -se para o Porão de Carga, apenas lança para o mar água limpa e detritos
especiais nesta matéria, optou-se por reduzir Paiol de Géneros e Paiol de Munições, respecti- orgânicos triturados, podendo ser considerado
o balanço transversal, a baixa velocidade, vamente, através de meios de elevação ou eleva- um navio “verde”.
beneficiando a manobra das embarcações dores dedicados. O embarque e desembarque A limitação de avarias compreende os sis-
em detrimento de uma melhor capacidade de equipamentos, como os GE´s, garrafas de ar temas de detecção de incêndio e de alaga-
de manobra. O navios têm ainda instalado de arranque e os acessórios dos motores princi- mento. O navio dispõe ainda de sistemas fi-
à proa um impulsor transversal Jastram, com pais, é efectuado através de acessos préviamente xos de combate a incêndio, água nebulizada
250 kW, que lhe proporcionarão uma maior definidos, evitando efectuar cortes na estrutura para compartimentos habitacionais, motores
capacidade de manobra em águas restritas e desmontagem de encanamentos. propulsores e geradores, e Dióxido de Car-
REVISTA DA ARMADA U ABRIL 2006 17