Page 127 - Revista da Armada
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Pavimentos superiores.
         das no sentido de conferir aos navios um bom  e os tornarão mais independentes da ajuda   3. PROPULSÃO E AUXILIARES
         comportamento no mar e satisfazer os requi-  exter na de rebocadores.
         sitos estabelecidos.                 O casco e as superestruturas foram construí-  A propulsão do navio é efectuada por duas
           Ainda em complemento às opções referidas,  dos em 30 blocos, em aço de grau A, de acor-  linhas de veios, cada uma constituída por um
         também a localização dos espaços e sistemas  do com as regras da Sociedade Classificadora  motor Diesel Wärtsilä W26A 12V, com 3.900
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         a bordo foi criteriosamente ponderada, dentro  DNV ; pontualmente, recorreu-se a normas da  kW às 1.000 RPM – ou um motor eléctrico
         das limitações impostas pelo incontável núme-  Marinha dos Estados Unidos, ou do Reino Uni-  Magnetti Marelli, com 300 kW, utilizado para
         ro de variáveis que influenciaram o projecto do  do, para colmatar alguns pontos omissos nas  baixas velocidades –, uma caixa redutora e
         navio; a orientação seguida foi a localização  referidas regras. A construção decorreu entre  um hélice de passo variável; as linhas de veios
         dos espaços operacionais, habitacionais e de  20SET04 e 01OUT05, data em que foi efectua-  foram projectadas e construídas pela Wärtsilä-
         lazer o mais próximo possível de meio navio,  da a flutuação dos dois navios.  -Lips Defense.
         onde as acelerações são menores e os movi-  Os NPO irão introduzir novos padrões de   Os auxiliares do navio compreendem os
         mentos longitudinais mais suaves.   habitabilidade, marcados por áreas mais ge-  sistemas de ventilação e ar condicionado,
           Apesar deste esforço, o comportamento no  nerosas, níveis de ruído inferiores, grande fle-  produção de água doce, frigoríficas e demais
         mar destes navios não deverá superar o das  xibilidade para alojar militares de ambos os  sistemas usualmente existentes. O comando
         corvetas, com o mar nos sectores de proa e de  sexos, independentemente das proporções  destes sistemas é efectuado através do sistema
         popa, devido ao seu menor comprimento, mas  relativas, e maior privacidade nos alojamentos  de automação indicado em 5.1.
         deverá ser mais favorável nos restantes rumos.  e casas de banho. Os alojamentos estão segre-  O ar condicionado foi projectado para ali-
           O casco e as superestruturas estão subdi-  gados, estando os oficiais alojados no PAV 01,  mentar quatro zonas estanques L.A., através de
         vididos por cinco pavimentos, dez anteparas  os sargentos no PAV 1 e as praças no PAV 2.  equipamentos independentes. Os espaços de
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         estanques e quatro zonas L.A. , com o pro-  As cobertas das praças, na generalidade, têm  máquinas têm ventilação dedicada e os troncos
         pósito de aumentar a capacidade de sobrevi-  capacidade para quatro praças e são servidas  de escadas têm ventilação própria, de forma a
         vência do navio e confinar as avarias quando  por uma casa de banho dedicada.  tornarem-se zonas limpas de fumos.
         e se estas ocorrerem, em complemento à se-  Também os acessos foram estudados no senti-  Em matéria ambiental e de poluição mari-
         gregação e redundância dos sistemas discu-  do de os tornar mais fáceis. O acesso entre pavi-  nha, o navio cumpre a convenção MARPOL
         tida mais adiante.                 mentos efectua-se através de troncos de escadas,  (Anexos I, IV e V), existindo para o efeito vários
           Em termos de manobrabilidade, os navios  os corredores são amplos – normalmente com  sistemas de tratamento de resíduos, um sistema
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         deverão cumprir o critério da IMO  e terão  1500 mm de largura – e as fugas de emergência  separação dos lixos, com possibilidade de ar-
         capacidade de efectuar a paragem de emer-  são efectuadas através de troncos. O embarque  mazenamento em paiol refrigerado, e a sepa-
         gência em quatro comprimentos, à velocida-  de carga, tanto para os géneros e como para as  ração das águas oleosas. Desta forma, o navio
         de de 20 nós. Como não existem requisitos  munições, efectua -se para o Porão de Carga,  apenas lança para o mar água limpa e detritos
         especiais nesta matéria, optou-se por reduzir  Paiol de Géneros e Paiol de Munições, respecti-  orgânicos triturados, podendo ser considerado
         o balanço transversal, a baixa velocidade,  vamente, através de meios de elevação ou eleva-  um navio “verde”.
         beneficiando a manobra das embarcações  dores dedicados. O embarque e desembarque   A limitação de avarias compreende os sis-
         em detrimento de uma melhor capacidade  de equipamentos, como os GE´s, garrafas de ar  temas de detecção de incêndio e de alaga-
         de manobra. O navios têm ainda instalado  de arranque e os acessórios dos motores princi-  mento. O navio dispõe ainda de sistemas fi-
         à proa um impulsor transversal Jastram, com  pais, é efectuado através de acessos préviamente  xos de combate a incêndio, água nebulizada
         250 kW, que lhe proporcionarão uma maior  definidos, evitando efectuar cortes na estrutura  para compartimentos habitacionais, motores
         capacidade de manobra em águas restritas  e desmontagem de encanamentos.  propulsores e geradores, e Dióxido de Car-
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