Page 128 - Revista da Armada
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bono para os espaços de máquinas, quadros pulsão, produção e distribuição de energia, bilidade de configuração, podendo cobrir
eléctricos e paiol das tintas. Além destes sis- limitação de avarias e sistemas auxiliares. todos os requisitos de comunicações de
temas fixos, dispõe dos sistemas portáteis ha- A maior novidade deste sistema reside na qualquer tipo de navio, desde Patrulhas e
bitualmente instalados neste tipo de navios. localização das consolas principais, que ao Fragatas até Submarinos. Tendo como refe-
Para combater incêndios numa embarcação estarem instaladas na Ponte - na Consola rência o SICC instalado nas FFGH’s Classe
próxima existem instalados nas superestrutu- de BB - tornam aquele local no verdadeiro “Vasco da Gama” destacam-se as seguin-
ras três canhões de água e espuma. Adicio- centro nevrálgico onde se concentra toda a tes inovações:
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nalmente, o revestimento dos pavimentos e informação proveniente do interior e do ex- s 4ERMINAIS DE 6OZ 64 - permitem o
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os isolamentos dos compartimentos cumprem terior do navio. Existem mais duas consolas acesso ao ETO e o acesso, nos dois senti-
os requisitos da convenção SOLAS, em ma- para operação do SGP em emergência: uma dos, à Central Telefónica;
téria de isolamento contra a propagação de no destacamento LA AV e outra no destaca- s 4ECNOLOGIA ESTADO DA ARTE
incêndios. mento LA AR. s $IAFONIA MÓNIMA GRA AS ÌS TÏCNICAS DE
A automação é utilizada de forma ex- comutação digital utilizadas;
4. PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE tensiva no sentido de reduzir o número de s 3IMPLICIDADE DE OPERA ÎO INCLUINDO
ENERGIA elementos da guarnição. Relativamente ao ajudas sensíveis ao contexto, o que conduz a
sistema NAUTOS, instalado nas fragatas uma redução dos ciclos de aprendizagem;
A produção de energia eléctrica é efectua- classe “Vasco da Gama”, o SGP excede s 3IMPLICIDADE DE CABLAGEM
da através de quatro grupos electrogéneos largamente a sua capacidade na área dos O SIC é fornecido pela EID que surge
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Volvo Penta / Stamdford, de 362 kW cada, sistemas auxiliares e apresenta ainda as se- pela primeira vez, na Marinha Portuguesa,
instalados em duas casas distintas, e dois guintes novidades: como fornecedor e integrador da totalidade
quadros eléctricos principais, ligados entre s -ONITORIZA ÎO REMOTA DE ATÏ NAVIOS das comunicações externas e internas.
si, instalados em casas, bordos e pavimentos quando atracado de braço-dado;.
diferentes; a segregação física destes compo- s #OMUNICA ÜES ,! SEM VOZ 5.4 SISTEMA INTEGRADOR DE
nentes foi deliberada, no sentido de aumen- s #IRCUITO DE ##46 INFORMAÇÃO
tar a redundância e a capacidade de sobre- s 4REINO A BORDO O SII , fornecido pela Edisoft, é constituí-
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vivência do navio. do por uma rede informática que permitirá a
A produção e distribuição de energia é efec- 5.2 SISTEMA INTEGRADO DE NAVEGAÇÃO troca de informação entre os diversos siste-
tuada a três fases, três fios, isolada da massa. O navio tem instalada uma ponte integra- mas existentes a bordo (SGP, SIC, SIN, Sifi-
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A distribuição primária de energia é da (SIN ) com dois radares de navegação cap, e outras aplicações que eventualmente
efectua da a partir dos quadros eléctricos intermutáveis, com capacidades ARPA, nas venham a ser instaladas) e ainda a partilha
principais para cinco quadros secundá- bandas I e F, piloto automático, Conning de recursos comuns, num ambiente norma-
rios, em três fases, a 400V / 50Hz. Existe Display e ECDIS. O Conning display integra lizado, tolerante à falha, escalável, de fácil
pelo menos um quadro secundário em cada toda a informação proveniente dos sensores manutenção e tecnologicamente actualiza-
zona L.A., alimentando, cada um, uma sub- da navegação numa mesma estação e é in- do. Permitirá ainda um acesso aos serviços
rede de 230V / 50 Hz destinada aos peque- termutável com o ECDIS. da rede de vários pontos para além dos de-
nos consumidores. O navio tem ainda instalado um sistema dicados, ligações ao exterior do navio - IN-
A alimentação do sistema de automação, electro-óptico e um “Voyage Data Recorder” TRANET e INTERNET - podendo esta última
do equipamento de comando e controlo e da (VDR), que se espera virem a ser duas mais- ser acedida por cabo, quando atracado, ou
iluminação de emergência é assegurada por -valias nas acções SAR e de fiscalização em por satélite a navegar, via INMARSAT.
cinco unidades de alimentação ininterrupta, que o navio irá estar envolvido. A rede em fibra óptica é constituída por
UPS, com saída a 230 V / 50Hz. dois servidores para serviços de bases de
5.3 SISTEMA INTEGRADO DE dados (email, aplicações, impressão, etc.),
5. COMANDO E CONTROLO COMUNICAÇÕES cinco estações de trabalho fixas e dezoito
O SIC , de última geração, permite a portáteis. A topologia da rede é híbrida, ten-
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5.1 SISTEMA DE GESTÃO DA PLATAFORMA gestão da totalidade das comunicações do um barramento em fibra óptica que atra-
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O SGP efectua a monitorização, coman- existentes num navio de guerra moderno. vessa o navio longitudinalmente; nas suas
do e controlo dos sistemas da plataforma do Tendo por base uma arquitectura aberta extremidades tem uma distribuição em es-
navio, nomeadamente dos sistemas de pro- e distribuída, apresenta uma grande flexi- trela, a partir dos switch Gigabit.
Pavimentos inferiores.
18 ABRIL 2006 U REVISTA DA ARMADA