Page 128 - Revista da Armada
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bono para os espaços de máquinas, quadros  pulsão, produção e distribuição de energia,  bilidade de configuração, podendo cobrir
         eléctricos e paiol das tintas. Além destes sis-  limitação de avarias e sistemas auxiliares.   todos os requisitos de comunicações de
         temas fixos, dispõe dos sistemas portáteis ha-  A maior novidade deste sistema reside na  qualquer tipo de navio, desde Patrulhas e
         bitualmente instalados neste tipo de navios.  localização das consolas principais, que ao  Fragatas até Submarinos. Tendo como refe-
         Para combater incêndios numa embarcação  estarem instaladas na Ponte - na Consola  rência o SICC instalado nas FFGH’s Classe
         próxima existem instalados nas superestrutu-  de BB - tornam aquele local no verdadeiro  “Vasco da Gama” destacam-se as seguin-
         ras três canhões de água e espuma. Adicio-  centro nevrálgico onde se concentra toda a  tes inovações:
                                                                                                    11
         nalmente, o revestimento dos pavimentos e  informação proveniente do interior e do ex-  s 4ERMINAIS DE 6OZ   64   - permitem o
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         os isolamentos dos compartimentos cumprem  terior do navio. Existem mais duas consolas  acesso ao ETO  e o acesso, nos dois senti-
         os requisitos da convenção SOLAS, em ma-  para operação do SGP em emergência: uma  dos, à Central Telefónica;
         téria de isolamento contra a propagação de  no destacamento LA AV e outra no destaca-  s 4ECNOLOGIA ESTADO DA ARTE
         incêndios.                         mento LA AR.                         s $IAFONIA MÓNIMA  GRA AS ÌS TÏCNICAS DE
                                              A automação é utilizada de forma ex-  comutação digital utilizadas;
         4. PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE      tensiva no sentido de reduzir o número de   s 3IMPLICIDADE DE OPERA ÎO  INCLUINDO
         ENERGIA                            elementos da guarnição. Relativamente ao  ajudas sensíveis ao contexto, o que conduz a
                                            sistema NAUTOS, instalado nas fragatas  uma redução dos ciclos de aprendizagem;
           A produção de energia eléctrica é efectua-  classe “Vasco da Gama”, o SGP excede   s 3IMPLICIDADE DE CABLAGEM
         da através de quatro grupos electrogéneos  largamente a sua capacidade na área dos   O SIC é fornecido pela EID  que surge
                                                                                                       13
         Volvo Penta / Stamdford, de 362 kW cada,  sistemas auxiliares e apresenta ainda as se-  pela primeira vez, na Marinha Portuguesa,
         instalados em duas casas distintas, e dois  guintes novidades:        como fornecedor e integrador da totalidade
         quadros eléctricos principais, ligados entre   s -ONITORIZA ÎO REMOTA DE ATÏ   NAVIOS   das comunicações externas e internas.
         si, instalados em casas, bordos e pavimentos  quando atracado de braço-dado;.
         diferentes; a segregação física destes compo-  s #OMUNICA ÜES ,! SEM VOZ   5.4 SISTEMA INTEGRADOR DE
         nentes foi deliberada, no sentido de aumen-  s #IRCUITO DE ##46       INFORMAÇÃO
         tar a redundância e a capacidade de sobre-  s 4REINO A BORDO            O SII , fornecido pela Edisoft, é constituí-
                                                                                     14
         vivência do navio.                                                    do por uma rede informática que permitirá a
           A produção e distribuição de energia é efec-  5.2 SISTEMA INTEGRADO DE NAVEGAÇÃO  troca de informação entre os diversos siste-
         tuada a três fases, três fios, isolada da massa.   O navio tem instalada uma ponte integra-  mas existentes a bordo (SGP, SIC, SIN, Sifi-
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           A distribuição primária de energia é  da (SIN ) com dois radares de navegação  cap, e outras aplicações que eventualmente
         efectua da a partir dos quadros eléctricos  intermutáveis, com capacidades ARPA, nas  venham a ser instaladas) e ainda a partilha
         principais para cinco quadros secundá-  bandas I e F, piloto automático, Conning  de recursos comuns, num ambiente norma-
         rios, em três fases, a 400V / 50Hz. Existe  Display e ECDIS. O Conning display integra  lizado, tolerante à falha, escalável, de fácil
         pelo menos um quadro secundário em cada  toda a informação proveniente dos sensores  manutenção e tecnologicamente actualiza-
         zona L.A., alimentando, cada um, uma sub-  da navegação numa mesma estação e é in-  do. Permitirá ainda um acesso aos serviços
         rede de 230V / 50 Hz destinada aos peque-  termutável com o ECDIS.    da rede de vários pontos para além dos de-
         nos consumidores.                    O navio tem ainda instalado um sistema  dicados, ligações ao exterior do navio - IN-
           A alimentação do sistema de automação,  electro-óptico e um “Voyage Data Recorder”  TRANET e INTERNET - podendo esta última
         do equipamento de comando e controlo e da  (VDR), que se espera virem a ser duas mais-  ser acedida por cabo, quando atracado, ou
         iluminação de emergência é assegurada por  -valias nas acções SAR e de fiscalização em  por satélite a navegar, via INMARSAT.
         cinco unidades de alimentação ininterrupta,  que o navio irá estar envolvido.  A rede em fibra óptica é constituída por
         UPS, com saída a 230 V / 50Hz.                                        dois servidores para serviços de bases de
                                            5.3 SISTEMA INTEGRADO DE           dados (email, aplicações, impressão, etc.),
         5. COMANDO E CONTROLO              COMUNICAÇÕES                       cinco estações de trabalho fixas e dezoito
                                              O SIC , de última geração, permite a  portáteis. A topologia da rede é híbrida, ten-
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         5.1 SISTEMA DE GESTÃO DA PLATAFORMA  gestão da totalidade das comunicações  do um barramento em fibra óptica que atra-
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           O SGP  efectua a monitorização, coman-  existentes num navio de guerra moderno.  vessa o navio longitudinalmente; nas suas
         do e controlo dos sistemas da plataforma do  Tendo por base uma arquitectura aberta  extremidades tem uma distribuição em es-
         navio, nomeadamente dos sistemas de pro-  e distribuída, apresenta uma grande flexi-  trela, a partir dos switch Gigabit.


























         Pavimentos inferiores.

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