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PONTO AO MEIO DIA





                                  Directiva de


                               Política Naval





                Directiva N.º 3/05, de 20 de  sas áreas funcionais, fixando, para   Os segundos marcam a evolução da
                Maio, do ALM CEMA, definiu  esse efeito, os respectivos objectivos,  organização militar que actualmente
          A  a documentação estruturante  linhas de acção e actividades a desen-  se verifica, nomeadamente quanto
          da estratégia naval e reformulou o  volver, em consonância com o planea- aos reflexos da Marinha, bem como
          processo de planeamento estratégico  mento do escalão superior. Na Direc- as adaptações que se revelem neces-
          da Marinha. É o corolário de um per- tiva de Política Naval, recentemente  sárias para integrar harmoniosamente
          sistente esforço dos últimos quinze  promulgada, são abordados os temas  os novos meios navais.
          anos, durante as quais se concebeu e  a seguir indicados.             O terceiro grupo de objectivos, de
          aperfeiçoou continuamente o esque-  A visão estratégica do CEMA para  cariz operacional, pretende dar res-
          ma em apreço, de forma a satisfazer  a Marinha, que deve ser tomada por  postas ao aperfeiçoamento do chama-
          os requisitos de utilidade, simplicida-  todos os escalões hierárquicos como  do duplo emprego operacional, bem
          de, rigor, clareza e estabilidade, essen- a referência fundamental para o pro- como a todas as vertentes clássicas de
          ciais para a sua afirmação consensual  cesso da tomada de decisão. Assen- actuação concreta. O “duplo empre-
          numa organização tão multifacetada  ta em cinco factores fundamentais,  go” refere-se especialmente à comple-
          como é a Marinha.                 segundo os quais a Marinha se deve  mentaridade de meios e estruturas em
            A nova documentação estruturan- afirmar: relevância, pela competência;  favor da segurança e do exercício da
          te da estratégia naval foi integrada  prontidão para o emprego atempado;  autoridade do Estado e, simultanea-
          numa publicação designada PAA 32 e  flexibilidade para enfrentar a mudan- mente, no âmbito das operações na-
          engloba: a Directiva de Política Naval  ça; coesão em torno dos propósitos e  vais militares.
          (15FEV2006); as Directivas Sectoriais  da acção de comando; prestígio, pela   A materialização destes objectivos
          (em execução); o Conceito Estratégi- utilidade e eficácia no cumprimento  requer orientações que confiram sen-
          co Naval (20MAI2005); a Directiva de  da missão.                     tido à actividade dos diferentes es-
          Planeamento Genético (20MAI2005),   As implicações deduzíveis desta vi-  calões do comando, direcção e che-
          a Directiva de Planeamento Estru- são exigem a definição de objectivos  fia da Marinha, visando a clareza no
          tural (em fase de elaboração) e a Di- tangíveis, que marcam o caminho a  propósito e a unidade da acção. Para
          rectiva de Planeamento Operacional  seguir pela Marinha em direcção ao  esse efeito, a Directiva de Política Na-
          (08MAR2006).                      futuro. Neste contexto, foi estipulado  val define um conjunto de Linhas de
            Nesta colectânea, assume papel de  que os esforços individuais e colecti- Acção de Comando e Administração
          relevo a Directiva de Política Naval,  vos devem convergir para edificar e  Superior, nos campos da doutrina, da
          que traduz o que a Marinha deverá  sustentar as capacidades da compo- organização, do pessoal, do material,
          fazer para cumprir a sua missão, ten- nente naval do sistema de forças, de  do treino e da sustentação. Sendo to-
          do presente as circunstâncias do am- forma a construir, em conformidade  das muito importantes, realçam-se,
          biente estratégico e a influência resul- com os recursos disponíveis, uma  pelo seu carácter determinante na
          tante das políticas públicas de escalão  Marinha equilibrada no conjunto das  construção do futuro, as linhas de ac-
          superior. Decorre da análise da mis- suas capacidades, capaz de cumprir,  ção relativas à doutrina, ao pessoal e
          são da Marinha e reflecte o entendi- com motivação e eficácia, as missões  ao material.
          mento do ALM CEMA sobre o que,  atribuídas. Tal noção corresponde à   Quanto à doutrina é prioritário
          prioritariamente e no seu mandato, é  identificação do objectivo essencial a  manter o foco no produto operacio-
          necessário e possível realizar nos di- prosseguir pela Marinha.      nal da Marinha, incidindo o esforço
          ferentes sectores (órgãos centrais de   Deste objectivo, considerado estra- e os recursos nos meios que servem
          Administração e Direcção e equiva- tégico, face à sua importância e abran- na primeira linha operacional, através
          lentes), com os recursos disponíveis  gência, derivam objectivos de primei- da interiorização, cada vez mais pro-
          ou previsíveis.                   ro nível, agrupados de acordo com a  funda, de uma cultura de permanente
            A política naval é enunciada a dois  sua natureza genética, estrutural ou  apoio à missão. Reconhece-se, igual-
          níveis diferentes: no escalão superior  operacional.                 mente, a necessidade de aprofundar o
          versa o planeamento geral das acti-  Os primeiros dizem respeito à con- modelo de desconcentração de pode-
          vidades da Marinha, decorrente das  cepção e aquisição de meios materiais  res, privilegiando a centralização da
          orientações  explicitadas na Directi-  e humanos, colocando a tónica no le- direcção e do controlo e a execução
          va de Política Naval; no escalão dos  vantamento programado das capaci- descentralizada.
          titulares dos OCAD e equivalentes,  dades navais incluídas no Sistema de   No âmbito do pessoal considera-se
          determina o planeamento das diver- Forças Nacional.                  indispensável, entre outros aspectos,


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