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O NRP “Vasco da Gama”
                              O NRP “Vasco da Gama”

           na “Força de Reacção Rápida” da NATO
           na “Força de Reacção Rápida” da NATO

               epois de cumpridas as formalidades  do programa seriado, obrigando ao resguardo  Unidos da América invocaram pela primeira vez
               de integração do navio na Standing  no interior dos fiordes noruegueses onde se  o artigo 5º do Tratado da Aliança Atlântica. Da
         DNato Maritime Group One (SNMG1),  desenrolaram a maioria das acções de treino.  aplicação do artigo 5º do referido tratado resul-
         conforme descrito na edição de Março 2006  Com o agravamento das condições atmosféri-  tou a implementação de algumas medidas que
         da Revista da Armada e uma vez concretiza-  cas e do estado do mar, os dois últimos dias  incluem o empenhamento de unidades navais
         da a transferência de comando desta força  do exercício vieram mesmo a ser cancelados  NATO de forma a demonstrar a sua presença na
         Nato para um oficial canadiano, a força lar-  e a força entrou no porto de Bergen para re-  região e a sua determinação no cumprimento
         gou do porto alemão de Kiel para o exercício  abastecimento. Considerando a necessidade  destas medidas.
         SQUADEX 06.                        urgente de embarcar dois mísseis telemétricos   A operação “ACTIVE ENDEAVOUR” teve
           Este exercício, integrado no programa de  “NATO SEASPARROW”, a “Vasco da Gama”,  início formal em 26 de Outubro de 2001,
         treino das Forças Armadas Dina-                                                 contudo o início das patrulhas
         marquesas, teve como cenário o                                                  no Mediterrâneo Oriental co-
         Mar Báltico e desenvolveu-se ao                                                 meçaram 20 dias antes, quando
         longo de uma semana durante a                                                   a “Standing Naval Force Mediter-
         qual foram treinadas todas as dis-                                              ranean” foi destacada em apoio à
         ciplinas da guerra no mar.                                                      campanha internacional contra o
           Constituindo a primeira opor-                                                 terrorismo internacional.
         tunidade de treino integrado das                                                 Presentemente a missão da
         unidades que actualmente for-                                                   “ACTIVE ENDEAVOUR” inclui
         mam a SNMG1, o exercício fi-                                                     acções com o objectivo de preve-
         cou marcado pela perda de um                                                    nir e combater o terrorismo pra-
         helicóptero CH 124A Sea King                                                    ticado e/ou relacionado com o
         canadiano, ocorrida no dia 02                                                   mar, nomeadamente o tráfico de
         de Fevereiro a cerca de 50 milhas                                               pessoas, armas, matérias e subs-
         a NE do porto de Aarhus, quan-                                                  tâncias radioactivas.
         do a aeronave efectuava uma                                                      Para efeito de permanência no
         aproximação final ao navio mãe                                                   Mediterrâneo seria necessário
         (HMCS Athabaskan). A rapidez                                                    assegurar o reabastecimento da
         com que os cinco elementos da                                                   força, para o que estava planea-
         tripulação foram salvos, contrariou dois facto-  ainda com combustível suficiente para efec-  da uma visita ao porto de La Valleta em Mal-
         res desfavoráveis, designadamente o facto de  tuar o trânsito até Lisboa, destacou tempora-  ta. Foi assim com este objectivo que a SNMG1
         ser de noite e a água do mar se encontrar a  riamente da força, muito embora debaixo de  entrou naquele porto em 19 de Fevereiro, de-
         uma temperatura de 2º C, aspecto este muito  condições particularmente adversas de estado  parando-se com um cenário cultural muito
         limitativo em termos de tempo de sobrevivên-  do mar. Contudo e porque o mar se apresen-  diversificado, como resultado das influências
         cia. A aeronave viria a perder flutuabilidade  tava dos sectores de alheta, o trânsito foi pos-  geográficas e históricas que caracterizam aque-
         cerca de uma hora após o acidente, tendo-se  sível em condições de segurança. Assim, no  le pequeno país mediterrânico, sendo visíveis
         afundado num local onde a profundidade era  dia 12 de Fevereiro o navio atracou na Base  os traços ingleses, devidos a mais recente das
         de 16 metros, aspecto este determinante em  Naval de Lisboa tendo como objectivo o em-  ex-colónias britânicas e árabes e italianos por
         termos de facilidade futura no respectivo pro-  barque dos mísseis telemétricos, execução de  razões de proximidade geográfica.
         cesso de recuperação.              pequenas reparações e reabastecimento de   À visita do porto de La Valleta seguia-se a
           Após a operação de salvamento, a força  combustível, e tendo-se aproveitado para re-  participação da Força na operação “ACTIVE
         prosseguiu com a execução do programa seria-  ver as nossas famílias.  ENDEAVOUR” tendo os navios transitado
         do, tendo o navio canadiano permanecido no   Enquanto a “Vasco da Gama” efectuava as  para o Mediterrâneo Oriental, onde permane-
         local do acidente para recolha de provas e su-  suas manutenções, já os navios da SNMG1  ceram mais de uma semana exercendo o con-
         porte às operações de recuperação da aerona-  passavam ao largo da costa portuguesa em  trolo da navegação no âmbito dos obje ctivos
         ve, que decorreram nos dias seguintes, com o  direcção ao Mediterrâneo. Assim, imediata-  determinados.
         apoio de um navio grua dinamarquês especial-  mente após o embarque dos mísseis, o navio   Com uma duração de aproximadamente
         mente preparado para este tipo de resgate.  largou para se juntar de novo à SNMG1 o que  quinze dias, a participação da SNMG1 nesta
           No dia seguinte a força iniciou uma visita ao  aconteceu perto da passagem da Força pelo  vertente do combate ao terrorismo terminou
         porto dinamarquês de Aarhus. A visita a este  estreito de Gibraltar.  com a visita ao porto de Málaga onde a força
         porto, decorreu com normalidade continuan-  A entrada no Mediterrâneo da SNMG1 in-  viria a atracar no dia 8 de Março. Contudo, e
         do-se contudo a registar temperaturas negati-  sere-se no contributo desta força NATO para a  para chegar àquele destino, os navios tiveram
         vas até aos -10º C, proporcionando imagens  execução da operação “ACTIVE ENDEAVOUR”  necessidade de reabastecer no mar, após o
         da cidade para nós invulgares.     cuja finalidade consiste no combate ao terroris-  que cruzaram o estreito de Messina (estreito
           Após uma estadia de 4 dias, a força largou  mo internacional para o que se torna necessário  entre a ilha da Sicília e Regio Calabria) para
         em direcção a águas norueguesas para a par-  controlar e deter o tráfico de armas, droga, subs-  depois serem fustigados por um temporal de
         ticipação no exercício “NOTG WEEK 06-07”,  tâncias  e/ou componentes de armas de destrui-  dimensões muito incaracterísticas para o Mar
         planeado pela Marinha daquele país, e que en-  ção maciça e indivíduos referenciados a orga-  Mediterrâneo, conforme fotografia inserida
         volveu um elevado número de meios aéreos e  nizações terroristas. Esta operação, de carácter  nesta edição da Revista da Armada, e do qual
         navais. As condições atmosféricas, determina-  estritamente militar, decorre de um conjunto de  resultaram danos materiais em alguns navios
         das por uma depressão cavada a norte, impe-  medidas adoptadas na sequência dos aconteci-  da Força, designadamente no navio chefe o
         diram a realização de uma significativa parte  mentos de 11 de Setembro em que os Estados  HMCS Athabaskan.
                                                                                         REVISTA DA ARMADA U MAIO 2006  7
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